Cursos e Atividades de Extensão

10300015 - 24° Encontro USP Escola

Unidade:
Reitoria da Universidade de São Paulo
Modalidade:
Atualização
Tipo:
Presencial
Público Alvo:
Trabalhadores da Educação Básica
Objetivo:
Curso de atualização para profissionais da educação básica em todas as áreas do conhecimento.
Pré-requisito Graduação:
Sim
   
Área de Conhecimento:
Educação
   

Edição 24001
Número do Oferecimento 1
Período de Realização: de 15/07/2024 até 19/07/2024
Local do curso: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (FFLCH)
Vagas: 5000
 
Inscrição
On-line: de 15/04/2024 00:00 até 11/05/2024 23:59    (inscrever)
Presencial: de 16/07/2024 até 19/07/2024
Procedimento de inscrição: Atenção: serão considerados inscritos APENAS os cursistas que CONFIRMAREM a inscrição no curso durante o período de 12/05/2024 a 12/06/2024, via Apolo. Acompanhe as notícias do Encontro no site: https://uspescolaencontro.wixsite.com/encontrouspescola Em caso de dúvidas entrar em contato através do e-mail: encontro.usp.escola@usp.br
 
Conteúdos/Disciplinas Curso: A africanidade: empoderando jovens e adultos negros através de canções e da Lei 10.639
Curso: Interfaces da Cor - Fenômenos cromáticos na Natureza e na Arte
Curso: Letramento racial: o que é e como se faz
Curso: Mindfulness Meditação na Renovação de Ciclos: Como estamos, como nos manifestamos e como nos posicionamos frente aos desafios?
Curso: Neurociência e xadrez: uma possibilidade para o desenvolvimento cognitivo infantil
Curso: Novas Abordagens em História Moderna 1 (XV-XVI)
Curso: O folclore e as leis n. 10.639/03 e n. 11.645/08
Curso: Paulo Freire: Cidadão Nordestino, Cidadão no Mundo e Cidadão Brasileiro
Curso: Possibilidades educativas no Museu de Zoologia da USP
Oficina: A construção de entornos a partir da concepção de território usado com a ferramenta Open Route Service Maps
Oficina: Astronomia e cosmologia: saberes científicos e abordagens antirracistas através de jogos
Oficina: Confecção de um modelo de célula vegetal
Oficina: Construindo Identidades
Oficina: Dançando e Cantando Cirandas como recurso didático-pedagógico para implementação da Lei 10.639/03.
Oficina: ENEM e a Prova Paulista: trabalhando conceitos e raciocínios nas questões de química
Oficina: Ensino de ciências nos anos iniciais através de experimentações artísticas.
Palestra: Astronomia e cosmologia: saberes científicos e abordagens antirracistas
Palestra: Direitos humanos: suas faces e o enfrentamento à discriminação religiosa
Palestra: Ensino de História das Periferias da Cidade de São Paulo
Palestra: Entendendo o Fenômeno da Violência: Uma Jornada por Meio de Dados, Mapas, Contextos Históricos e Dinâmicas Sociais
Palestra: Esgotamento profissional entre professores
Palestra: Os caminhos para a inclusão racial dentro da sala de aula: a força das palavras.
Roda-de-Conversa: Livros didáticos impressos do PNLD X livros e slides digitais - Qual o lugar da experimentação no ensino das ciências nas novas propostas de materiais digitais da SEDUC-SP?
Roda-de-Conversa: Migrações Contemporâneas e os desafios na escola.
Roda-de-Conversa: Mulheres pretas em espaços de decisão (Gestão, Coordenação e influência em espaços escolares)
Roda-de-Conversa: O ensino de Ciências da Natureza na perspectiva da Educação das Relações Étnico-Raciais: fui formado/a para isso?
Curso: Produção de texto argumentativo na sala de aula
Curso: Processos criativos e experiências perceptivas em Ciências
Curso: Professsores no MAC USP: artes visuais no centro da roda.
Curso: Saberes e afetos: por uma pedagogia antirracista
Curso: Sustentabilidade e equidade nas práticas de educação ambiental
Curso: Tópicos em Geociências
Curso: Uma Linguagem Matemática Através do Lúdico para os anos iniciais
Curso: Vamos falar de gênero na escola? A importância de formar multiplicadores para a garantia dos direitos humanos.
Oficina: O tangram com recurso pedagógico em aulas de Matemática.
Oficina: O uso de jogos analógicos como metodologia de ensino para Fundamental II e Médio.
Oficina: Oficina de atualização para professores sobre as tecnologias de acessibilidade para o estudante com deficiência auditiva
Oficina: Oficina de diálogo inter-religioso na escola
Oficina: Processos de eletrização
Palestra: Professores de bebês: A presença do Professor Homem nas creches
Palestra: Raça e formação da sociedade brasileira nos textos de Paulo Prado e Manuel Querino
Palestra: Rede escola pública e universidade: construindo pesquisa e ação no campo educacional
Palestra: Relato de experiência de uma educação antirracista na infância
Palestra: Sistema de Referência Espaço Temporal
Palestra: Trabalho e Saúde dos Professores no Brasil
Roda-de-Conversa: O Protagonismo Estudantil: desafios e potencialidades.
Roda-de-Conversa: Programa de Educação Alimentar - Integrando Ciência, Escola e Saúde (PEDUCA)
Roda-de-Conversa: Proposta Pedagógica e suas Nuances Não Registradas - Onde são registradas os diálogos, reflexões para uma cultura de troca de percepções da comunidade escolar?
Roda-de-Conversa: Trabalhando a Palestina em sala de aula.
Curso: Ateliê Educação em Direitos Humanos vivências e propostas metodológicas
Curso: Ciências Físicas no Ensino Fundamental Anos Iniciais
Roda-de-Conversa: Combatendo o Racismo Institucional por meio de protocolo de ações dentro do espaço escolar.
Roda-de-conversa: Corpos negros e indígenas nos livros didáticos de História: um relato de prática
Roda-de-Conversa: Educação do Negro no Brasil ao Longo do Tempo.
Palestra: A educação inclusiva e os Direitos Humanos como prática educacional.
Palestra: A Influência do sono na aprendizagem: abordagem socioemocional, cognitiva e neuroendócrina.
Palestra: A Proteção Radiológica no contexto multidisciplinar da Física Moderna
Palestra: Acúmulo de cargos docentes: Identidade profissional e qualidade do ensino
Palestra: As estações do ano e a Astronomia
Oficina: Inglês e Matemática: Possibilidades pedagógicas a partir da Lei 10.639/03
Oficina: Integrando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS/ONU) à prática escolar
Oficina: Isicholo Coroa Reis e Rainhas Afrodescendentes em Diáspora
Oficina: Mapeando o alcance geográfico de uma turma: o uso do QGIS como ferramenta para conhecer o território da escola
Oficina: MAPi: Ciência de Dados Espaciais para explorar a cidade na sala de aula
Oficina: Novo Ensino Médio: Currículo, juventudes e práticas de ensino de geografia
Curso: Criando visualizações de dados com programação em blocos
Curso: Curso de microscopia
Curso: Educação Midiática para docentes e gestores escolares
Curso: Imunologia no Cotidiano
Curso: Entre a observação e a explicação: como elaborar questões para exploração conceitual de experimentos investigativos no ensino de química
Curso: Educomunicação na Educação Básica: Educação Midiática e cidadania participativa
Abertura: Os caminhos da Escola Pública – o papel da Universidade
Mesa Redonda: Os caminhos da Escola Pública - Assédio na Escola
Mesa Redonda: Os caminhos da Escola Pública - Educação e direitos humanos: sonhando a educação do tempo presente
Mesa Redonda: Os caminhos da Escola Pública – O papel da empresa
Assembléia de Encerramento do 24º Encontro USP-Escola
Roda-de-Conversa: Liberdade Religiosa e Estado Laico no Ambiente Escolar
 
Responsáveis
Coordenador: Eduardo Donizeti Girotto
 
Critérios de seleção: Serão considerados inscritos APENAS os cursistas que CONFIRMAREM a inscrição no curso durante o período de 12/05/2024 a 12/06/2024, via Apolo.

Caso a quantidade de inscritos seja maior que o número de vagas será realizado um sorteio.
Os professores do ensino público terão prioridade no sorteio.
Critérios de aprovação: 75% de Presença e Participação nas atividades
   
Curso Gratuito
Isenções:
   
Vagas gratuitas
 
Local de inscrição Equipe EUE.
Telefone: (11)3091-3829
Ramal:
Fax:
Contato: encontro.usp.escola@usp.br
Site: https://uspescolaencontro.wixsite.com/encontrouspescola
E-mail: encontro.usp.escola@usp.br



 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP