Atividade

125342 - Curso: Vamos falar de gênero na escola? A importância de formar multiplicadores para a garantia dos direitos humanos.

Período da turma: 15/07/2024 a 19/07/2024

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Descrição: Sinopse: Este curso é um programa de formação multidisciplinar em letramento de gênero e Direitos Humanos. Ele pretende proporcionar aos participantes uma compreensão aprofundada sobre a importância da formação de multiplicadores para abordar questões de gênero (e suas interseccionalidades) na escola, dentro do contexto mais amplo dos direitos humanos.
Na jornada de aprendizado, serão explorados desde dados analíticos, conceitos-chave de gênero e diversidade, e como estas questões se conectam com os ambientes digitais. Também serão analisadas as interseccionalidades entre gênero, raça, classe, sexualidade e outras dimensões da identidade, visando uma compreensão mais ampla das desigualdades e injustiças presentes na sociedade. Além disso, o curso também abordará estratégias pedagógicas para a promoção da igualdade de gênero e o combate a discriminações e violências de gênero no ambiente escolar.
Ao final do curso, os participantes estarão aptos a reconhecer e enfrentar desafios relacionados à promoção e defesa da igualdade de gênero, articulando ações que contribuam para a construção de um ambiente escolar mais seguro e acolhedor, independentemente das diversidades de cada pessoa.

Programa: 15/07 - Mod. 1: Gênero e Educação - noções básicas
Competência: avaliação crítica das informações e suas fontes.
Objetivos: (1) demonstrar habilidades de examinar e comparar informações de diversas fontes, a fim de avaliar sua confiabilidade, validade, precisão, autoridade, duração e tendência; (2) questionar as fontes dos dados, as limitações da informação, as ferramentas e as estratégias de coleta de dados, além da plausibilidade das conclusões; (3) reconhecer os contextos socioculturais e de outras naturezas nos quais a informação foi criada e entender o impacto do contexto na interpretação da informação e na construção do conhecimento.
Ministrante colaborador: Paulo Augusto Alves Pereira
Conteúdos: (1) oficina “figura de gênero”; (2) leitura da DUDH e dos ODS; (3) apresentação do Relatório do Desenvolvimento Humano 2021-2022; (4) breve leitura da CF, cap. III, que trata da Educação; (5) apresentação do Dossiê Assassinatos e Violências contra Travestis e Transexuais Brasileiras em 2023, da Antra; (6) discussão e interação com a turma.
Estudo complementar: (1) aula gravada sobre os livros “Tentativas de Aniquilamento de Subjetividades LGBTIs (2019)”, e “Entre curas e terapias”; (2) diário de bordo.
Abordagem: dinâmica da figura de gênero e leitura e discussão entre os pares.
Metodologia: aprendizagem por problemas, discussões, aprendizagem entre pares.
16/07 - Mod. 2: Linguagem inclusiva
Competência: compreensão do papel da linguagem como fenômeno cultural, histórico e social, reconhecendo-a como meio de construção de identidades e da comunidade a que pertence, compreendendo sua variação linguística, a fim de combater preconceitos e discriminações, incluindo ambientes virtuais.
Objetivos: (1) provocar uma reflexão acerca da linguagem inclusiva e não-binária; (2) conhecer a nossa Língua Portuguesa para combater a discriminação e preconceitos linguísticos; (3) desconstruir a ideia de masculino como universal e desconstruir o uso sexista da língua, na comunicação oral e escrita, para promover discursos e diálogos inclusivos.
Ministrante colaborador: Rômulo Bolivar
Conteúdos: (1) palestra do Rômulo Bolivar; (2) a mídia e a propagação de estereótipos e estereótipos binários; (3) leitura do artigo “A produção do sexismo na linguagem em dicionários da LP”; (4) leitura (recorte) e discussão do livro “Racismo algoritmo” de Tarcizio Silva.
Estudo complementar: (1) leitura do artigo "As expressões nervosas da presidente”: estereótipos de gênero na Revista Istoé e a repercussão com a hashtag #IstoÉMachismo; (2) aula gravada sobre linguagem inclusiva (Gisele); (3) atividade de produção de escrita sobre linguagem inclusiva.
Abordagem: roda de conversa e discussão entre os pares.
Metodologia: aprendizagem por problemas, discussões e produção de escrita.
17/07 - Mod. 3: Direitos Humanos e liberdade de expressão
Competências: (1) ter compreensão crítica e capacidade de analisar e interpretar os princípios dos Direitos Humanos relacionados à liberdade de expressão; (2) habilidade de reconhecer e respeitar as diversas experiências, identidades e contextos sociais que influenciam a liberdade de expressão, demonstrando empatia e sensibilidade para com as diferentes realidades enfrentadas por grupos marginalizados ou oprimidos.
Objetivos: (1) compreender os princípios fundamentais dos direitos humanos e seu papel na garantia da liberdade de expressão, incluindo as bases legais e os documentos internacionais que os regem, como a Declaração Universal dos Direitos Humanos e tratados específicos sobre a liberdade de expressão; (2) analisar criticamente os desafios contemporâneos, inclusive em mídias digitais, relacionados à proteção dos direitos humanos e à liberdade de expressão em diferentes contextos sociais, políticos e culturais; (3) desenvolver habilidades práticas para promover e defender os direitos humanos e a liberdade de expressão em diversos contextos, incluindo o uso responsável das mídias sociais e engajamento cívico em prol da justiça e da igualdade.
Ministrante colaborador: Glauco
Conteúdos: (1) palestra Glauco sobre DH; (2) conceito de alfabetização informacional e alfabetização midiática; (3) conceito de liberdade de expressão; (4) interatividade com mídias digitais e discussão sobre liberdade de expressão e direitos humanos em ambiente virtual.
Estudo complementar: (1) Leitura (recorte) do livro “Liberdade de Expressão e seus Limites (ECA-USP)”; (2) atividade de produção de escrita.
Abordagem: roda de conversa, interatividade com a internet e discussão entre os pares.
Metodologia: aprendizagem por problemas, discussões e produção de escrita.
18/07 - Mod. 4: Pessoas LGBTQIA+ na escola
Competências: (1) desenvolver a capacidade de reconhecer e respeitar a diversidade de identidades de gênero e orientações sexuais, compreendendo a importância de criar um ambiente seguro e acolhedor para estudantes LGBQIA+ na escola; (2) compreender questões de saúde mental, bem como adquirir conhecimentos sobre os desafios enfrentados por jovens LGBTQIA+, como o estigma, a discriminação e o bullying, e desenvolver habilidades para apoiar o bem-estar emocional e psicológico desses alunos; (3) aprender estratégias para promover a igualdade de oportunidades e combater o preconceito e a exclusão, tanto em sala de aula quanto em atividades extracurriculares, garantindo que estudantes, independentemente da sua diversidade, tenham acesso a uma educação de qualidade e inclusiva.
Objetivos: (1) promover o conhecimento sobre o Sistema de Garantias e Direitos de crianças e adolescentes; (2) educar para a diversidade, visando aumentar a conscientização, a empatia e o entendimento sobre as experiências e desafios enfrentados por estudantes LGBTs, contribuindo para a construção de relações mais saudáveis e respeitosas.
Ministrantes colaboradores: Cristiane Birukoff, Rafael Batista e Ítalo Gustavo
*fazer uma live ao vivo com o Conselho Tutelar
Conteúdos: (1) Palestra “A Importância da Assistência Social na Educação” da Cris; (2) gênero e saúde mental, com Rafael; (3) a importância do Terceiro Setor na educação sob perspectiva de violências.
Estudo complementar: diário de bordo
Abordagem: roda de conversa, interatividade com a internet e discussão entre os pares.
Metodologia: aprendizagem por projetos.
19/07 - Mod. 5: Do direito à educação
Competências: (re)conhecimento e defesa dos direitos e garantias do acesso e permanência à educação das populações LGBTQIA+.
Objetivos: (1) afirmar a laicidade da escola pública, bem como o pluralismo e a democracia; (2) conhecer os direitos a fim de combater o racismo, a lgbtfobia e a desigualdade de gênero; (3) reconhecer a escola como um espaço de direito, democrático e plural de acesso à educação à todas as pessoas.
Ministrante colaboradora: Gelza Paula, advogada
Conteúdos: (1) Leitura comentada do livro “Manual de Defesa contra a Censura nas Escolas”; (2) Vídeo “O silêncio dos homens” (1:00:12), disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=NRom49UVXCE
Estudo complementar: atividade e pesquisa de satisfação do curso.
Abordagem: roda de conversa, interatividade e discussão entre os pares.
Metodologia: estudos de caso.


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Carga Horária:

30 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 60
 
Ministrantes: Gisele Gaigher Ferreira


 
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