Atividade

125273 - Roda-de-Conversa: Migrações Contemporâneas e os desafios na escola.

Data da turma: 18/07/2024

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Descrição: Sinopse: A roda de conversa “Migrações Contemporâneas e os desafios na escola” propõe um espaço de formação e reflexão sobre o importante papel social da escola e de educadores na acolhida e garantia de direitos de estudantes em condição imigrante ou de refúgio a partir da perspectiva dos direitos humanos e da pluralidade cultural.

Migrações contemporâneas e os desafios na escola
Introdução
Acolhida e apresentação da proposta da roda de conversa e das pessoas participantes.
1º Momento:
- Conversa e partilha a partir de relatos de educadores que têm, ou tiveram, em suas turmas, estudantes imigrantes.
2º Momento:
Dos direitos que são assegurados a imigrantes no Brasil.
- Apresentação das leis e das instituições que garantem e promovem os direitos das pessoas imigrantes ou em situação de refúgio.
3º Momento:
Direitos humanos e pluralidade cultural- PCNP´s.
- Abordagens metodológicas e didáticas para a acolhida e participação de estudantes imigrantes;
- Levantamento de estratégias possíveis para o quotidiano escolar.
Encerramento:
- Fechamento dos principais pontos da conversa e dos aprendizados.
Referências Bibliográficas
ACNUR (1984). Declaração de Cartagena. Disponível em: https://www.acnur.org/fileadmin/Documentos/portugues/BD_Legal/Instrumentos_Internacionais/Declaracao_de_Cartagena.pdf. Acesso em: 28/02/2024.
Benevides, M. V. Educação em direitos humanos: de que se trata? Convenit Selecta, 6 ene./ju 2001, 43-50.
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BRASIL. Lei 13.445, de 24 de maio de 2017. Institui a Lei de Imigração. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13445.htm. Acesso em: 28/02/2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. 436 p.
JOIA, Julia Hatakeyama. Infâncias imigrantes, silêncios e fronteiras do cuidado em um CAPS infantojuvenil. Estilos clin., São Paulo, v. 26, n. 1, p. 145-159, abr. 2021. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-71282021000100012&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 28 fev. 2024. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v26i1p145-159.
ONU - Organização das Nações Unidas. Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/declaracao-universal-dos-direitos-humanos. Acesso em 28/02/2024.
RUSSO, K.; MENDES, L.; BORRI-ANADON, C. Crianças em situação de imigração na escola pública. Cadernos de Pesquisa, v. 50, n. 175, p. 256–272, jan. 2020.
SOUZA, Ana B. B. Cartilha: Alunos imigrantes nas escolas. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1PgBORo0fY1i3RdBnpWvC4Dq7TiQPvs65/view. Acesso em 28/02/2024.

Carga Horária:

2 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 40
 
Ministrantes: Flavia Odenheimer Trevisan
Gabrielle da Cunha
Guilherme Manoel de Lima Viana
Maria Vitória Custódio da Silva


 
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