125177 - Curso: Interfaces da Cor - Fenômenos cromáticos na Natureza e na Arte |
Período da turma: | 15/07/2024 a 19/07/2024
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Descrição: | Sinopse: Como ensinar a partir de um tema do cotidiano? Como ensinar integrando diferentes áreas do conhecimento dentro da própria Física e/ou das Ciências da Natureza? Como ensinar fugindo dos limites do currículo tradicional de Física? Como entreter os/as estudantes?
Como docentes da educação básica, estas são algumas questões que surgem no momento de decisão de nossas escolhas e impactam nosso dia a dia escolar. As flores coloridas, a visão de um passarinho colorido, o arco-íris no céu, as cores da bolha de sabão, as pinturas de Monet, por exemplo, proporcionam um encantamento que pode ser motivador para desencadear o processo de ensino-aprendizagem integrado. Neste curso, desenvolveremos uma proposta de ensino-aprendizagem centrada em fenômenos cromáticos integrados a diferentes áreas do conhecimento voltado para o ensino médio. Abordaremos prioritariamente conhecimentos de Óptica na interface com Biologia, Química e Arte. A abordagem será através de um ensino contextualizado no cotidiano, na história da Ciência; de atividades práticas com material de fácil acesso e simuladores on-line. É intenção que possamos subsidiar a/o docente de Ciências da Natureza na produção de uma disciplina eletiva, num projeto de mostra cultural ou nas aulas regulares de Física, Química ou Biologia. Enfim, desejamos que o conhecimento científico e pedagógico do curso seja implementado na sala de aula. Programa: Conteúdo programático Os tópicos listados abaixo são possibilidades de estudo ao longo do curso. Pensamos em um curso dinâmico, dialogado com os participantes. Conhecimentos integrados: - Interface cor e biologia: visão de cores; cor estrutural; fenômenos cromáticos nas penas de aves; na asa da borboleta; nos besouros e outros; mimetismo. - Interface cor e química: cor pigmentar; cromatografia; diamantes coloridos; chamas coloridas. - Interface cor e história da ciência: aspectos históricos dos fenômenos cromáticos: Aristóteles, Newton, Young, Huygens, Goethe, Maxwell; modelos de luz. - Interface cor e arte: fenômenos ópticos em obras de artes visuais e na música popular brasileira. Conhecimentos específicos: - Modelos de luz - Características de uma onda: amplitude; comprimento de onda; frequência; velocidade. - Espectro eletromagnético - Visão de cores - visão humana; resolução visual; visão de alguns animais - Interação luz-matéria: reflexão; absorção; transmissão; refração; difração; interferência e polarização - Processo aditivo de formação de cores - Processo subtrativo de formação de cores - Fenômenos ópticos atmosféricos: arco-íris; halo lunar; halo solar; cor do céu e cor do sol poente ou nascente; raio verde do sol; nuvem iridescente; aurora polar. Cronograma previsto: Dia 1 – 2ªf - Apresentações; expectativas em relação ao curso. - O que sabemos sobre cor? - Atividade prática: Doces coloridos - Como vemos as cores? - Visão humana de cores - Resolução visual: impressionismo e pontilhismo - Aplicativos: PHET; Cores no PPT. - Atividades práticas: visão de cores; resolução visual. - Atividades assíncronas: - Interação de cores – jogo Colours para smartphone. - Projeto – Livro do Artista – portfólio criativo com trabalhos que reflitam o conteúdo desenvolvido no curso. Dia 2 – 3ªf - Interação luz-matéria: reflexão, transmissão e absorção - Opacidade e transparência. Filtros de luz. - Arte com transmissão da luz. - Processo aditivo de formação de cores. As cores primárias e complementares da luz. - Processo subtrativo de formação de cores. Cores primárias da impressora jato de tinta e das pinturas. - O preto na Arte. - Atividades práticas: - Disco rotativo – mistura aditiva; experimentos de Maxwell. - Cromatografia. Quais as cores primárias das canetas hidrográficas? - Mistura subtrativa. Círculo cromático – construir a partir do CYM – cor primária, secundária e terciária. - Cores no PPT/Windows - demonstração da formação de cores pelo computador. Dia 3 – 4ªf - Laboratório de demonstrações: processo aditivo e subtrativo de formação de cores; sombras coloridas; interferência e difração da luz. - Modelos de luz - Luz como onda/energia – frequência, comprimento de onda, amplitude, intensidade. - Interação luz-matéria: reflexão; refração; difração. - Espectro eletromagnético. - Atividades práticas: Observação do espectro de diferentes fontes de luz. - Decomposição da luz – por refração (prisma; imagens de Goethe; aberração cromática); por difração (espectroscópio de caixinha). Dia 4 – 5ª f - Interação luz-matéria: espalhamento da luz; interferência da luz; polarização da luz - Qual a cor do céu? - Quais as cores da bolha de sabão? - Atividades práticas: céu azul e por do sol avermelhado; bolha de sabão; anéis de Newton; polarização da luz do dia a dia. - Fenômenos ópticos atmosféricos 1: arco-íris; halo solar; halo lunar. Dia 5 – 6ª f - Fenômenos ópticos atmosféricos 2: nuvem iridescente; raio verde do sol; aurora polar. - Cor estrutural – casos no mundo animal; no dia a dia e na moda. - Diamante colorido - Conclusão – roda de conversa: o que é possível implementar na sala de aula? Referências: ARNHEIM, R. Arte e Percepção Visual: uma Psicologia da Visão Criadora. 1ª edição; edição revista. São Paulo: Editora Cengage, 2016. BRASIL. Decreto Nº 8.752, de 9 de Maio de 2016. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/decreto/d8752.htm. Acesso em: 2024-02-28. BRASIL. Plano Nacional de Educação PNE 2014-2024. Linha de Base. https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/plano_nacional_de_educacao/plano_nacional_de_educacao_pne_2014_2024_linha_de_base.pdf. Acesso em: 2024-02-28. BRASIL (PAÍS). Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 2024-02-28. CALDAS, I.; CHOW, C.; OKUNO, E. Física para Ciências Biológicas e Biomédicas. São Paulo: Harbra, 1986. FEYNMAN, R. P.; LEIGHTON, R. B.; SANDS, M. Lições de Física - Volume 1, 2ª edição. Porto Alegre: Editora Bookman, 2019. GAGE, J. Colour and Meaning - Art, Science and Symbolism, 1ª edição. London: Thames & Hudson Ltd, 2000. HEWITT, P. G. Física Conceitual. 13ª edição, Porto Alegre: Editora Bookman, 2023. KOHATSU, D. A interação luz-matéria integrando Física na Arte: uma proposta de ensino-aprendizagem para a Educação Básica. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia), Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019. doi:10.11606/D.81.2019.tde-10122019-184454. Acesso em: 2024-02-28. MARTINS, R. de A.; SILVA, C. C. As pesquisas de Newton sobre a luz: Uma visão histórica. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 37, n. 4, p. 4202-1-4202-32, out. 2015. https://doi.org/10.1590/S1806-11173731817. Acesso em: 2024-02-28. NASSAU, K. The Physics and Chemistry of Color: The Fifteen Causes of Color, 2nd edition. New Jersey: Wiley-Interscience, 2001. NEWTON, I. Óptica, 1ª edição. São Paulo: EDUSP, 2002. SACKS, O. Um antropólogo em Marte: sete histórias paradoxais. Edição de Bolso. São Paulo: Companhia das Letras, 2006. SÃO PAULO (ESTADO). Secretaria da educação. Currículo Paulista: Educação Infantil e Ensino Fundamental. 2019, 526p. SÃO PAULO (ESTADO). Secretaria da educação. Currículo Paulista: Ensino Médio. 2020. 301p. |
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Carga Horária: |
30 horas |
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Tipo: | Optativa | ||||
Vagas oferecidas: | 40 | ||||
Ministrantes: |
Doris Kohatsu Flavio Krzyzanowski Junior Luís Augusto Alves |
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