125336 - Curso: Saberes e afetos: por uma pedagogia antirracista |
Período da turma: | 15/07/2024 a 19/07/2024
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Descrição: | Sinopse: O objetivo é promover o conhecimento da história e cultura africana e afrobrasileira e o reconhecimento da diversidade, para tanto, buscamos um grupo de formadores com graduação e atuação em diferentes áreas do conhecimento e de atuação em diferentes níveis de ensino. Cada um/uma dos/as ministrantes contribuirá com suas especificidades, pesquisas, expertise, utilizando diferentes possibilidades metodológicas para o ensino de África e da história e cultura afro-brasileira (no espírito da Lei 10.639/03) para que possam facilitar a implementação desse conteúdo nos diferentes níveis de ensino.
O curso contará com uma divisão em duas etapas, uma práxis educativa envolvendo teoria e prática sem dualidades e dicotomias 1. discussão teórica/conceitual - onde serão tratados conceitos como educação, pluralidade, ensino; será abordada textos de especialistas, além dos documentos legais que possam dar legitimidade a abordagem desses conteúdos em sala de aula (LDB; BNCC; Currículo Paulista...) 2. Etapa de apresentação de metodologias que sejam eficazes na efetivação da aprendizagem dos conteúdos supracitados Programa: Conteúdo Programático: Apresentação de uma metodologia de trabalho que utiliza pesquisa, experimentação e brincadeira para compreender a história e cultura africana e a sua relação com Brasil, bem como, questões relacionadas a identidade, ao conhecimento de identidades, o processo de abordagem se mostra de caráter interdisciplinar e pluriversal. Segunda-feira – 15 de julho 1. Sensibilização 2. Breve apresentação dos participantes (cursistas e ministrantes) 3. Apresentação do curso 4. Noções iniciais das categorias de análise: Jogos tradicionais; Corporeidade; Música; Educação; Escola Plural; Pluriculturalismo Terça-feira – 16 de julho 1. Explanação da importância do ócio criativo e do riso como elemento indissociável do conhecimento. 2. Relações entre as metodologias (Jogos, músicas, contação de histórias...) e as normativas/documentos oficiais (LDB, BNCC, Currículo Paulista, Diretrizes e pareceres da Lei 10.639/03 e 11.645/08) 3. Metodologia antirracista para Creche e Educação Infantil Quarta-feira – 17 de julho 1. Apresentação dos jogos mancala, yoté, shisima e fanorona 2. Pequena exposição da sua história, lendas e curiosidades 3. Possibilidades de uma práxis educativa com os Jogos Tradicionais Africanos (contextualização histórica, social, cultural) Quinta-feira – 18 de julho 1. Corpo e Educação 2. Relação do corpo, da meditação e educação – Princípios de fortalecimento corporal e da consciência identitária e cultural para construção da escola plural Sexta-feira – 19 de julho 1. Os enredos das escolas de samba e as músicas dos blocos afros – o que podemos aprender? 2. Planejamento pedagógico do uso das metodologias apresentadas na perspectiva pluricultural 3. Avaliação do curso 10 horas online - estudos (textos de referências) e questionários online de sondagens (antes e depois do curso) e de avaliação final Referências: BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Seção 1, p. 27833. BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED). União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME). Base Nacional Comum Curricular (BNCC): educação é a base. Brasília: MEC/CONSED/UNDIME, 2018. São Paulo (Estado) Secretaria da Educação. Coordenadoria Pedagógica Currículo Paulista / organização, Secretaria da Educação, Coordenadoria Pedagógica; União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo - UNDIME. São Paulo: SEDUC, 2019. São Paulo (Estado) Secretaria da Educação. Coordenadoria Pedagógica Currículo Paulista: etapa ensino médio / organização, Secretaria da Educação, Coordenadoria Pedagógica; União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo - UNDIME. São Paulo: SEDUC, 2020. |
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Carga Horária: |
30 horas |
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Tipo: | Optativa | ||||
Vagas oferecidas: | 60 | ||||
Ministrantes: |
Ananda da Silva Borges Elizabeth de Jesus da Silva Jessica Rodrigues Garcia Mayckonn Rodrigo Coutinho Rosa Simone Barbosa da Silva Tiago Novais Rodrigues Vanessa Moraes Santos |
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