Atividade

125395 - Curso: Criando visualizações de dados com programação em blocos

Período da turma: 15/07/2024 a 19/07/2024

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Descrição: Sinopse: Neste curso, vamos explorar novas possibilidades para analisar e visualizar dados utilizando uma ferramenta de programação em blocos (PlayData). Ao longo do curso, vamos analisar diferentes tipos de visualizações de dados para discutir o que torna uma visualização efetiva, e usar os aprendizados para criar representações de dados dinâmicas e interativas.
Além disso, os participantes terão a oportunidade de estruturar planos de aula para a integração de visualizações de dados em suas salas de aula.

Programa: Conteúdos: Ideias centrais
- Visualizações podem ser criadas com diferentes objetivos, incluindo explorar relações nos dados e transmitir uma mensagem.
- As características da visualização influenciam a sua capacidade de transmitir a mensagem.
- Visualizações destacam e obscurecem aspectos específicos de fenômenos ou processos.
- Dados podem fundamentar a tomada de decisões e a participação cívica.
- Ferramentas computacionais podem ampliar as possibilidades de criação visualização de dados.
- Programas de computadores são construídos com base em instruções que devem ser específicas e não-ambíguas.
Conteúdos: Práticas epistêmicas relacionadas a dados:
1. Identificar as principais características dos dados, informações e/ou observações, combinando a análise de diferentes variáveis ou aspectos para organizá-los e classificá-los.
2. Comparar diferentes conjuntos e representações de dados gerados para um mesmo propósito, a fim de identificar semelhanças, diferenças e padrões comuns entre eles.
3. Elaborar e interpretar representações gráficas para identificar padrões, estabelecer relações entre diferentes variáveis, descrever mecanismos e/ou fazer previsões, identificando a maneira mais apropriada para representar um conjunto de dados ou informações de acordo com o propósito desejado.
Conteúdos: Conhecimentos procedimentais
1. Explorar conjuntos de dados para elaborar perguntas e selecionar quais variáveis poderiam ser relevantes para a sua análise.
2. Elaborar e comparar diferentes formas de visualização para um mesmo conjunto de dados para determinar qual comunica melhor uma ideia.
3. Elaborar visualizações de dados para comunicar uma ideia ou informação complexa.
4. Identificar a maneira mais apropriada para representar graficamente um conjunto de dados ou informações de acordo com o propósito desejado, a partir da comparação de diferentes formas de representação.
Dia 1. Introdução à visualização de dados
Analisar diferentes visualizações para identificar as diferentes possibilidades para visualizações de dados, e as potencialidades e limitações de cada uma.
Refletir sobre o que torna uma visualização “boa” ou “ruim” e aspectos importantes para uma boa visualização.
Criar visualizações de dados simples para responder a uma pergunta.
Dia 2. Introdução à ferramenta
Fundamentos do Scratch para visualização de dados
Explorando visualizações com o PlayData: Explorar e modificar exemplos de visualizações criadas com o PlayData que combinam alguns dos elementos básicos.
Criar protótipos de visualizações para responder a uma pergunta.
Selecionar aspectos relevantes para visualizações para dados.
Analisar bases de dados e selecionar perguntas relevantes para serem respondidas a partir dos dados.
Criar visualizações de dados para responder a uma pergunta: A partir da base de dados selecionada, criar visualizações para responder a uma pergunta, usando a ferramenta PlayData. Refinar a visualização a partir de feedback dos colegas e professores. Preparar uma visualização final que responda à pergunta selecionada.
Dia 3. Expandindo o olhar
Explorar exemplos diversos de visualizações para vislumbrar novas possibilidades para representação de dados.
Criar visualizações de dados utilizando a ferramenta PlayData a partir de bases alinhadas a tópicos curriculares previstos na BNCC e no Currículo Paulista, que poderão ser selecionados pelos participantes.
Refletir sobre o potencial da construção de visualizações de dados em sala de aula.
Dia 4. Conexões com a sala de aula: início do planejamento e aprofundamento na ferramenta
Selecionar habilidades e tópicos relacionados à representação de dados em sua disciplina/componente curricular.
Elaborar objetivos de aprendizagem relacionados às habilidades/tópicos.
Explorar perguntas que poderiam ser feitas a partir dos tópicos selecionados, e que poderia ser exploradas por meio da análise e visualizações de dados.
Selecionar bases de dados que poderiam ser utilizadas pelos alunos em sala de aula.
Explorar diferentes representações de dados para responder à pergunta selecionada e discutir suas potencialidades e limitações.
Dia 5. Conexões com a sala de aula: planejamento de atividades
Refinar o planjemento da unidade.
Preparar a base de dados para uso dos estudantes.
Finalizar, refinar e compartilhar visualizações de dados relacionadas ao tópico selecionado utilizando a ferramenta PlayData.
Refletir coletivamente sobre os aprendizados do curso e sugestões de melhoria.
Avaliação final

Referências: BRASIL (PAÍS). Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
SÃO PAULO (ESTADO). Secretaria da educação. Currículo Paulista: Educação Infantil e Ensino Fundamental. 2019, 526p.
SÃO PAULO (ESTADO). Secretaria da educação. Currículo Paulista: Ensino Médio. 2020. 301p.
LEE, Victor. R.; WILKERSON, Michelle. H.; LANOUETTE, Kathryn. A Call for a Humanistic Stance Toward K–12 Data Science Education. Educational Researcher, 50(9), 664–672, 2021.
LUPI, Giorgia; POSAVEC, Stefanie. Dear data. Chronicle books, 2016.
CAIRO, Alberto. How Charts Lie: Getting Smarter about Visual Information. 2020, 256P.
CAIRO, Alberto. The Functional Art: An introduction to information graphics and visualization. New Riders, 2012.
BERINATO, Scott. Good charts: The HBR guide to making smarter, more persuasive data visualizations. Harvard Business Review Press, 2016.
(os trechos de bibliografia em inglês utilizados pelos participantes serão traduzidos para o português).

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 40
 
Ministrantes: Cassia de Oliveira Fernandez


 
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