125184 - Curso: Possibilidades educativas no Museu de Zoologia da USP |
Período da turma: | 15/07/2024 a 19/07/2024
|
||||
|
|||||
Descrição: | Sinopse: Possibilidades Educativas no Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (MZUSP) é um curso promovido pela Divisão de Difusão Cultural do museu. Busca oferecer uma contextualização acerca do histórico e da importância dos museus de história natural como instituições vinculadas ao ensino e à difusão cultural, com foco na biodiversidade. O curso é destinado a professores de todos os níveis da educação básica, assim como a gestores e supervisores de ensino, apresentando os recursos de apoio ao ensino que o MZUSP oferece para a comunidade escolar.
Abordamos temas de ciências, relacionados à biodiversidade, com foco em zoologia, promovendo discussões sobre sustentabilidade e impactos das ações humanas na biodiversidade do planeta, sempre relacionados ao papel dos museus de história natural nas sociedades contemporâneas. As aulas teóricas e práticas possibilitam ao participante desenvolver atividades que promovam, em sala de aula e/ou em visita a museus, a educação científica, abordando temas transversais pensando nos diferentes estágios de formação. Programa: Possibilidades Educativa no Museu de Zoologia da USP - 14:00 às 18:00 Dia 15 14:00h - Apresentação do curso 15:00h – Aula teórica - Museus de História Natural. Profa Maria Isabel Landim 16:30h - Intervalo 16:45h - Visita técnica à exposição "Biodiversidade, conhecer para preservar" - Ms. Felipe Alves Elias 17:45h – Apresentação da proposta de avaliação. Preparação de uma sequência didática a partir das exposições do MZUSP – “Biodiversidade, conhecer para preservar” ou “A vida secreta dos peixes elétricos”. Dia 16 14:00h – Aula teórica – Patrimônio, Educação e Museus - Dra. Márcia Fernandes Lourenço 15:30h – Exercício de Educação Patrimonial e apresentação dos recurso educativos do MZUSP 16:00h – Intervalo 16:30h - Construção de Diorama - Dra. Márcia Fernandes Lourenço 17:30h – Preparação da atividade de avaliação Dia 17 14:00h – Aula teórica – A importância das coleções biológicas para o ensino. - Profa. Talita Roell 15:30h – Intervalo 15:45h – Visita às coleções de pesquisa do MZUSP - Profa. Talita Roell e Dra. Márcia Fernandes Lourenço 17:30h – Preparação da atividade de avaliação Dia 18 14:00h – Aula teórica - A Vida e a Obra de Charles Darwin - Profa Maria Isabel Landim 15:30h – Intervalo 15:45h – Jogo do tempo Geológico - Ms. Felipe Alves Elias. 17:00h - Preparação da atividade de avaliação Dia 19 14:00h – Aula teórica – Biodiversidade e Classificação Zoológica - Profa. Talita Roell 15:30 – Visita técnica à exposição “A vida secreta dos peixes elétricos” – Ms. Felipe Alves Elias 16:15h – Intervalo 16:30h – Apresentação das propostas de sequência didáticas e avaliação do curso. Referências: BRANDÃO, C. R.; LANDIM, M. I. Museus: o que são e para que servem? Em: SISEM-SP. (ed.). Museus: o que são, para que servem? São Paulo: ACAM-Portinari (2): p.93-103, 2011. BRASIL (PAÍS). Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. CAZELLI, S.; MARANDINO, M.; STUDART, D. Educação e Comunicação em Museus de Ciências: aspectos históricos, pesquisa e prática. In: Gouvea, G.; Leal, M.C.; Marandino, M. (eds.) Educação e Museu: a construção social do caráter educativo dos museus de ciências. Rio de Janeiro: FAPERJ, Editora Access, 2003. GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO NÃO FORMAL E DIVULGAÇÃO EM CIÊNCIA – GEENF. Faculdade de Educação da USP. 2002. http://www.geenf.fe.usp.br/v2/ LANDIM, M.I. Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo: adaptação aos novos tempos. Estudos Avançados (25): p. 205-216, 2011 LANDIM, M. I.; ELIAS, F.A. Biodiversidade: fique de olho! Em: Encontro de Divulgação de Ciência e Cultura, Campinas: Anais. Campinas: Universidade de Campinas, p. 336-345, 2012. LANDIM, M. I., & RUIZ, J. G. A Nova Ideia de Museu (Flower, 1893): reflexões sobre a forma e a função dos museus de história natural. Anais Do Museu Paulista: História E Cultura Material, 31, 1-35, 2023. https://doi.org/10.1590/1982-02672023v31e12 MARANDINO, M.; CONTIER, D.; NAVAS, A. M.; BIZERRA, A.; NEVES, A. L. C. Controvérsias em Museus de Ciências: Reflexões e Propostas para Educadores. Faculdade de Educação da USP. São Paulo. 2016. 52p. MARANDINO, M.; SCALFI, G.; MILAN, B. Janelas para a natureza”: explorando o potencial educativo dos dioramas. Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação, 2020. MARANDINO, M.; PUGLIESE, A.; MONACO, L. M.; MILAN, B.; SCALFI, G. Práticas educativas e formação de públicos de museus: relação entre ciência, sociedade e temas controversos. Faculdade de Educação da USP. São Paulo. 2020. 150p. MCGREGOR, A. The Ashmolean Museum: a brief history of the Museum and its collections. Oxford: Jonathan Horne Publications, 2001. 80p. NASCIMENTO, B. V. S. L. As coleções biológicas da UFPB e sua contribuição para o ensino: um estudo de caso. João Pessoa, 2021. 43 p. OLIVEIRA JÚNIOR, L. P. A Importância das Coleções biológicas como Estratégia Didática Auxiliar em Escolas Públicas da Educação Básica no Plano Piloto DF, Sob a Ótica de Professores. Trabalho de Conclusão de Curso. Brasilia, DF. 2018. 20p. SÃO PAULO (ESTADO). Secretaria da educação. Currículo Paulista: Educação Infantil e Ensino Fundamental. 2019, 526p. SÃO PAULO (ESTADO). Secretaria da educação. Currículo Paulista: Ensino Médio. 2020. 301p. SILVA, M.C. Christiano Stockler das Neves e o Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo. Dissertação de Mestrado em Arquitetura. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2006. 274p. WOMMER, F. G. B. Coleções Biológicas como estratégia para a educação ambiental. Monografia de Especialização. Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, RS. 2013. 45p. |
||||
Carga Horária: |
30 horas |
||||
Tipo: | Optativa | ||||
Vagas oferecidas: | 40 | ||||
Ministrantes: |
Felipe Alves Elias Marcia Fernandes Lourenço Maria Isabel Pinto Ferreira Landim Talita Roell |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |