Atividade

125184 - Curso: Possibilidades educativas no Museu de Zoologia da USP

Período da turma: 15/07/2024 a 19/07/2024

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Sinopse: Possibilidades Educativas no Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (MZUSP) é um curso promovido pela Divisão de Difusão Cultural do museu. Busca oferecer uma contextualização acerca do histórico e da importância dos museus de história natural como instituições vinculadas ao ensino e à difusão cultural, com foco na biodiversidade. O curso é destinado a professores de todos os níveis da educação básica, assim como a gestores e supervisores de ensino, apresentando os recursos de apoio ao ensino que o MZUSP oferece para a comunidade escolar.
Abordamos temas de ciências, relacionados à biodiversidade, com foco em zoologia, promovendo discussões sobre sustentabilidade e impactos das ações humanas na biodiversidade do planeta, sempre relacionados ao papel dos museus de história natural nas sociedades contemporâneas.
As aulas teóricas e práticas possibilitam ao participante desenvolver atividades que promovam, em sala de aula e/ou em visita a museus, a educação científica, abordando temas transversais pensando nos diferentes estágios de formação.

Programa: Possibilidades Educativa no Museu de Zoologia da USP - 14:00 às 18:00
Dia 15
14:00h - Apresentação do curso
15:00h – Aula teórica - Museus de História Natural. Profa Maria Isabel Landim
16:30h - Intervalo
16:45h - Visita técnica à exposição "Biodiversidade, conhecer para preservar" - Ms. Felipe Alves Elias
17:45h – Apresentação da proposta de avaliação. Preparação de uma sequência didática a partir das exposições do MZUSP – “Biodiversidade, conhecer para preservar” ou “A vida secreta dos peixes elétricos”.
Dia 16
14:00h – Aula teórica – Patrimônio, Educação e Museus - Dra. Márcia Fernandes Lourenço
15:30h – Exercício de Educação Patrimonial e apresentação dos recurso educativos do MZUSP
16:00h – Intervalo
16:30h - Construção de Diorama - Dra. Márcia Fernandes Lourenço
17:30h – Preparação da atividade de avaliação
Dia 17
14:00h – Aula teórica – A importância das coleções biológicas para o ensino. - Profa. Talita Roell
15:30h – Intervalo
15:45h – Visita às coleções de pesquisa do MZUSP - Profa. Talita Roell e Dra. Márcia Fernandes Lourenço
17:30h – Preparação da atividade de avaliação
Dia 18
14:00h – Aula teórica - A Vida e a Obra de Charles Darwin - Profa Maria Isabel Landim
15:30h – Intervalo
15:45h – Jogo do tempo Geológico - Ms. Felipe Alves Elias.
17:00h - Preparação da atividade de avaliação
Dia 19
14:00h – Aula teórica – Biodiversidade e Classificação Zoológica - Profa. Talita Roell
15:30 – Visita técnica à exposição “A vida secreta dos peixes elétricos” – Ms. Felipe Alves Elias
16:15h – Intervalo
16:30h – Apresentação das propostas de sequência didáticas e avaliação do curso.

Referências: BRANDÃO, C. R.; LANDIM, M. I. Museus: o que são e para que servem? Em: SISEM-SP. (ed.). Museus: o que são, para que servem? São Paulo: ACAM-Portinari (2): p.93-103, 2011.
BRASIL (PAÍS). Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
CAZELLI, S.; MARANDINO, M.; STUDART, D. Educação e Comunicação em Museus de Ciências: aspectos históricos, pesquisa e prática. In: Gouvea, G.; Leal, M.C.; Marandino, M. (eds.) Educação e Museu: a construção social do caráter educativo dos museus de ciências. Rio de Janeiro: FAPERJ, Editora Access, 2003.
GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO NÃO FORMAL E DIVULGAÇÃO EM CIÊNCIA – GEENF. Faculdade de Educação da USP. 2002. http://www.geenf.fe.usp.br/v2/
LANDIM, M.I. Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo: adaptação aos novos tempos. Estudos Avançados (25): p. 205-216, 2011
LANDIM, M. I.; ELIAS, F.A. Biodiversidade: fique de olho! Em: Encontro de Divulgação de Ciência e Cultura, Campinas: Anais. Campinas: Universidade de Campinas, p. 336-345, 2012.
LANDIM, M. I., & RUIZ, J. G. A Nova Ideia de Museu (Flower, 1893): reflexões sobre a forma e a função dos museus de história natural. Anais Do Museu Paulista: História E Cultura Material, 31, 1-35, 2023. https://doi.org/10.1590/1982-02672023v31e12
MARANDINO, M.; CONTIER, D.; NAVAS, A. M.; BIZERRA, A.; NEVES, A. L. C. Controvérsias em Museus de Ciências: Reflexões e Propostas para Educadores. Faculdade de Educação da USP. São Paulo. 2016. 52p.
MARANDINO, M.; SCALFI, G.; MILAN, B. Janelas para a natureza”: explorando o potencial educativo dos dioramas. Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação, 2020.
MARANDINO, M.; PUGLIESE, A.; MONACO, L. M.; MILAN, B.; SCALFI, G. Práticas educativas e formação de públicos de museus: relação entre ciência, sociedade e temas controversos. Faculdade de Educação da USP. São Paulo. 2020. 150p.
MCGREGOR, A. The Ashmolean Museum: a brief history of the Museum and its collections. Oxford: Jonathan Horne Publications, 2001. 80p.
NASCIMENTO, B. V. S. L. As coleções biológicas da UFPB e sua contribuição para o ensino: um estudo de caso. João Pessoa, 2021. 43 p.
OLIVEIRA JÚNIOR, L. P. A Importância das Coleções biológicas como Estratégia Didática Auxiliar em Escolas Públicas da Educação Básica no Plano Piloto DF, Sob a Ótica de Professores. Trabalho de Conclusão de Curso. Brasilia, DF. 2018. 20p.
SÃO PAULO (ESTADO). Secretaria da educação. Currículo Paulista: Educação Infantil e Ensino Fundamental. 2019, 526p.
SÃO PAULO (ESTADO). Secretaria da educação. Currículo Paulista: Ensino Médio. 2020. 301p.
SILVA, M.C. Christiano Stockler das Neves e o Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo. Dissertação de Mestrado em Arquitetura. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2006. 274p.
WOMMER, F. G. B. Coleções Biológicas como estratégia para a educação ambiental. Monografia de Especialização. Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, RS. 2013. 45p.

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 40
 
Ministrantes: Felipe Alves Elias
Marcia Fernandes Lourenço
Maria Isabel Pinto Ferreira Landim
Talita Roell


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP