125341 - Curso: Uma Linguagem Matemática Através do Lúdico para os anos iniciais |
Período da turma: | 15/07/2024 a 19/07/2024
|
||||
|
|||||
Descrição: | Sinopse: Nosso curso apresentará uma forma dinâmica e precisa entre os participantes. A dinâmica ocorrerá em todos os encontros durante este período com abordagem significativa em cada atividade a ser desenvolvida e compartilhada, tendo como eixo principal o aprender, desenvolver e ensinar de forma lúdica.
Programa: Duração de 30 horas. Referências: BORIN, J. Jogos e Resolução de Problemas: uma estratégia para as aulas de matemática. São Paulo: IME-USP, 1996. D’ AMBROSIO, U. Etnomatemática: A arte ou técnica de explicar e conhecer. São Paulo: Editora Ática, 1990. FIORENTINI, D.; MIORIM, M. A. Uma reflexão sobre o uso de materiais concretos e jogos no ensino da matemática. Boletim SBEM, São Paulo, v. 4, n. 7, p. 4-9, 1996. LARA, I. C. M. Jogando com a Matemática na Educação Infantil e Séries Iniciais. São Paulo: Rêspel, 2003. MOURA, M. O. de. O jogo e a Construção do Conhecimento Matemático. São Paulo, 1992. Disponível em: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias. Acesso em: 02/03/2017. PIAGET, J. Psicologia e Pedagogia. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1976. SANTANA, M. R.; SILVA, B. R. GUIMARÃES, M. I. P. A aprendizagem da matemática através de jogos e brincadeiras. Revista Científica Semana Acadêmica. Fortaleza, ano MMXV, Nº. 000074, 20/10/2015. Disponível em: https://www.semanaacademica.org.br/artigo/aprendizagem-da-matematica-atraves-de-jogose-brincadeiras. Acesso em: 01/06/2016. SMOLE, Kátia Cristina Stocco et al. Cadernos do mathema: jogos de matemática de 1º a 3º ano. v. 3. Porto Alegre: Artmed, 2008, 120 p. SMOLE, K. S. M. I; MILANI, E. Caderno de MATHEMA- jogos de Matemática – 6º a 9º. TAHAN, M. O homem que calculava. Rio de Janeiro: Record, 1968. |
||||
Carga Horária: |
30 horas |
||||
Tipo: | Optativa | ||||
Vagas oferecidas: | 40 | ||||
Ministrantes: |
Jealmir Corado de Brito Wilson Aparecido Augusto |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |