Atividade

125368 - Roda-de-Conversa: Trabalhando a Palestina em sala de aula.

Data da turma: 19/07/2024

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Descrição: Sinopse: A roda de conversa tem como objetivo discutir a abordagem da questão palestina em sala de aula, pensando em como é possível relacionar as discussões sobre diferentes opressões e genocídios. O foco é desenvolver estratégias para que os alunos e alunas se conectem com a causa palestina a partir de suas próprias realidades. O enfoque é interdisciplinar, já que a causa palestina pode aparecer em diferentes disciplinas, não apenas em história e geografia.

10h30-10h45: Acolhida e apresentação da proposta da roda de conversa e das pessoas participantes
10h45-11h20: Momento expositivo, com apresentação de palavras chave e conceitos básicos para a discussão do tema, contextualização histórica e levantamento de eventos recentes importantes.
- A importância da formação dos educadores em Direitos Humanos
- A escola como espaço de reprodução ou de superação de estruturas de desigualdades e preconceitos
- A desumanização e a importância de sensibilizar sobre acontecimentos no mundo - levantamento de outros genocídios que aconteceram na História
- Contextualização histórica
- Estrutura colonial israelense
- As violações de Israel contra o Direito Internacional - crimes de guerra
- A importância de conhecer e amplificar as narrativas da população palestina frente a narrativa única dos grandes veículos de comunicação sobre a guerra
11h20-11h45: Conversa visando o compartilhamento de experiências de sala de aula abordando a Palestina, tanto de atividades que deram certo quanto as que não funcionaram e dificuldades que apareceram. Levantamento de contextos escolares em que os professores e professoras sentem que há a abertura de trazer esta discussão. Importante reforçar que a causa palestina pode aparecer em diferentes disciplinas, não apenas em história e geografia.
11h50-12h10: Apresentação sobre propostas concretas de como abordar a questão palestina nas escolas, pensando em como relacionar as discussões sobre diferentes opressões e genocídios. O foco é desenvolver estratégias para que os alunos e alunas se conectem com a causa palestina a partir de suas próprias realidades, mesmo sendo um tema distante para a maior parte da população.
12h10-12h25: Considerações sobre as propostas apresentadas e conversa sobre a aplicação delas em sala de aula
12h25-12h30: Encerramento

Carga Horária:

2 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 40
 
Ministrantes: Flavia Odenheimer Trevisan
Gabrielle da Cunha
Guilherme Manoel de Lima Viana
Maria Vitória Custódio da Silva


 
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