125368 - Roda-de-Conversa: Trabalhando a Palestina em sala de aula. |
Data da turma: | 19/07/2024
|
||||
|
|||||
Descrição: | Sinopse: A roda de conversa tem como objetivo discutir a abordagem da questão palestina em sala de aula, pensando em como é possível relacionar as discussões sobre diferentes opressões e genocídios. O foco é desenvolver estratégias para que os alunos e alunas se conectem com a causa palestina a partir de suas próprias realidades. O enfoque é interdisciplinar, já que a causa palestina pode aparecer em diferentes disciplinas, não apenas em história e geografia.
10h30-10h45: Acolhida e apresentação da proposta da roda de conversa e das pessoas participantes 10h45-11h20: Momento expositivo, com apresentação de palavras chave e conceitos básicos para a discussão do tema, contextualização histórica e levantamento de eventos recentes importantes. - A importância da formação dos educadores em Direitos Humanos - A escola como espaço de reprodução ou de superação de estruturas de desigualdades e preconceitos - A desumanização e a importância de sensibilizar sobre acontecimentos no mundo - levantamento de outros genocídios que aconteceram na História - Contextualização histórica - Estrutura colonial israelense - As violações de Israel contra o Direito Internacional - crimes de guerra - A importância de conhecer e amplificar as narrativas da população palestina frente a narrativa única dos grandes veículos de comunicação sobre a guerra 11h20-11h45: Conversa visando o compartilhamento de experiências de sala de aula abordando a Palestina, tanto de atividades que deram certo quanto as que não funcionaram e dificuldades que apareceram. Levantamento de contextos escolares em que os professores e professoras sentem que há a abertura de trazer esta discussão. Importante reforçar que a causa palestina pode aparecer em diferentes disciplinas, não apenas em história e geografia. 11h50-12h10: Apresentação sobre propostas concretas de como abordar a questão palestina nas escolas, pensando em como relacionar as discussões sobre diferentes opressões e genocídios. O foco é desenvolver estratégias para que os alunos e alunas se conectem com a causa palestina a partir de suas próprias realidades, mesmo sendo um tema distante para a maior parte da população. 12h10-12h25: Considerações sobre as propostas apresentadas e conversa sobre a aplicação delas em sala de aula 12h25-12h30: Encerramento |
||||
Carga Horária: |
2 horas |
||||
Tipo: | Optativa | ||||
Vagas oferecidas: | 40 | ||||
Ministrantes: |
Flavia Odenheimer Trevisan Gabrielle da Cunha Guilherme Manoel de Lima Viana Maria Vitória Custódio da Silva |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |