Atividade

125394 - Oficina: Novo Ensino Médio: Currículo, juventudes e práticas de ensino de geografia

Data da turma: 18/07/2024

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Descrição: Sinopse:
Novo Ensino Médio: Currículo, juventudes e práticas de ensino de geografia
O que é?
Oficina oferecida aos/às professores/as de geografia e áreas afins, lotados na rede pública e particular de ensino, e editores/as de materiais didáticos de área. A proposta é oferecer uma formação complementar ao professor/geógrafo, renovando e ressignificando conhecimentos acadêmicos e empíricos.
Justificativa
A reforma do Ensino Médio e a promulgação da Base Nacional Curricular Comum - BNCC em 2017 trouxeram a proposta de flexibilização curricular, instituindo a oferta de itinerários integrativos e percursos formativos sob a justificativa de uma abordagem transversal e mais horizontalizada. Tendo por pressuposto um ensino mais eletivo e atrativo para os/as alunos/as, essa mudança culminou na diminuição dos conteúdos propedêuticos, comprometendo assim, a continuidade dos estudos acadêmicos de nível superior. Na atual gestão do Governo Federal, a proposta do Novo Ensino Médio (NEM) vem passando por uma revisão, com o intuito de reordenar sua carga horária anual, através de uma proposta de redução da oferta dos percursos e aumento das disciplinas obrigatórias. Perante a essas potenciais mudanças, torna-se salutar aos/às professores/as das ciências humanas, e em nosso caso específico, de geografia, refletir sobre os fundamentos teóricos que regem tais políticas públicas, munindo-se de elementos para a elaboração crítica e consciente de seus materiais didáticos.
Texto de divulgação
Como ensinar geografia aos estudantes de modo a ampliar suas chances de continuidade na vida acadêmica? Quais são os outros caminhos e perspectivas para as juventudes? De que modo a escola pode contribuir para que os estudantes trilhem outros caminhos possíveis? Por onde começar?
A proposta dessa oficina é apresentar, discutir e problematizar práticas desenvolvidas no NEM que percorrem os conteúdos programáticos previstos para o ensino de geografia e também para os percursos formativos da BNCC que articulam elementos dessa disciplina. Vamos destacar a pluralidade constitutiva das juventudes e os espaços urbanos nos quais estas se inserem dentro de uma realidade metropolitana que carrega as contradições da urbanização capitalista. Conhecer esses aspectos é importante para a mobilização das questões de aprendizagem e para a oferta de alternativas que possam auxiliar professores/as e estudantes na construção de sua autonomia.
Objetivos
Destinado a professores de geografia e outras ciências humanas com atuação no Ensino Médio e aos/às editores/as de materiais didáticos dessas disciplinas, esta oficina tem quatro objetivos principais:
a) Promover a reflexão teórica a respeito da proposta do NEM;
b) Promover a reflexão a respeito das juventudes e da ocupação urbana a qual os estudantes estão inseridos;
c) Apresentar, discutir e problematizar práticas de ensino no NEM;
d) Produzir propostas didáticas para o Novo Ensino Médio.
Programa
1. O efeito das políticas neoliberais para a educação brasileira.
2. Juventudes na escola: inclusão e exclusão.
3. Práticas de ensino no NEM: interdisciplinaridade, operacionalização e recursos.
4. Produção de propostas didáticas.
Metodologia
A proposta metodológica será desenvolvida da seguinte maneira:
Apresentação teórica para posterior discussão coletiva;
Apresentação de textos e dados para análise à luz dos aspectos tratados teoricamente;
Apresentação de experiências práticas de ensino na configuração do NEM;
Proposição de atividade prática a ser desenvolvida visando o trabalho em sala de aula.
Recursos didáticos
1. Apresentações e ilustrações em powerpoint;
2. Relatos orais e debates de experiências;
3. Aplicativos digitais para o registro de propostas didáticas.
Avaliação de desempenho dos participantes:
1. Discussões coletivas;
2. Atividades em grupo com professores de diferentes especialidades para troca de experiências e aprendizagens;
3. Elaboração e apresentação de proposta didática, demonstrando o aproveitamento do participante.
Referências
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Carga Horária:

2 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 40
 
Ministrantes: Rodrigo Altair Pinho
Rosana Silvestre de Lima


 
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