125394 - Oficina: Novo Ensino Médio: Currículo, juventudes e práticas de ensino de geografia |
Data da turma: | 18/07/2024
|
||||
|
|||||
Descrição: | Sinopse:
Novo Ensino Médio: Currículo, juventudes e práticas de ensino de geografia O que é? Oficina oferecida aos/às professores/as de geografia e áreas afins, lotados na rede pública e particular de ensino, e editores/as de materiais didáticos de área. A proposta é oferecer uma formação complementar ao professor/geógrafo, renovando e ressignificando conhecimentos acadêmicos e empíricos. Justificativa A reforma do Ensino Médio e a promulgação da Base Nacional Curricular Comum - BNCC em 2017 trouxeram a proposta de flexibilização curricular, instituindo a oferta de itinerários integrativos e percursos formativos sob a justificativa de uma abordagem transversal e mais horizontalizada. Tendo por pressuposto um ensino mais eletivo e atrativo para os/as alunos/as, essa mudança culminou na diminuição dos conteúdos propedêuticos, comprometendo assim, a continuidade dos estudos acadêmicos de nível superior. Na atual gestão do Governo Federal, a proposta do Novo Ensino Médio (NEM) vem passando por uma revisão, com o intuito de reordenar sua carga horária anual, através de uma proposta de redução da oferta dos percursos e aumento das disciplinas obrigatórias. Perante a essas potenciais mudanças, torna-se salutar aos/às professores/as das ciências humanas, e em nosso caso específico, de geografia, refletir sobre os fundamentos teóricos que regem tais políticas públicas, munindo-se de elementos para a elaboração crítica e consciente de seus materiais didáticos. Texto de divulgação Como ensinar geografia aos estudantes de modo a ampliar suas chances de continuidade na vida acadêmica? Quais são os outros caminhos e perspectivas para as juventudes? De que modo a escola pode contribuir para que os estudantes trilhem outros caminhos possíveis? Por onde começar? A proposta dessa oficina é apresentar, discutir e problematizar práticas desenvolvidas no NEM que percorrem os conteúdos programáticos previstos para o ensino de geografia e também para os percursos formativos da BNCC que articulam elementos dessa disciplina. Vamos destacar a pluralidade constitutiva das juventudes e os espaços urbanos nos quais estas se inserem dentro de uma realidade metropolitana que carrega as contradições da urbanização capitalista. Conhecer esses aspectos é importante para a mobilização das questões de aprendizagem e para a oferta de alternativas que possam auxiliar professores/as e estudantes na construção de sua autonomia. Objetivos Destinado a professores de geografia e outras ciências humanas com atuação no Ensino Médio e aos/às editores/as de materiais didáticos dessas disciplinas, esta oficina tem quatro objetivos principais: a) Promover a reflexão teórica a respeito da proposta do NEM; b) Promover a reflexão a respeito das juventudes e da ocupação urbana a qual os estudantes estão inseridos; c) Apresentar, discutir e problematizar práticas de ensino no NEM; d) Produzir propostas didáticas para o Novo Ensino Médio. Programa 1. O efeito das políticas neoliberais para a educação brasileira. 2. Juventudes na escola: inclusão e exclusão. 3. Práticas de ensino no NEM: interdisciplinaridade, operacionalização e recursos. 4. Produção de propostas didáticas. Metodologia A proposta metodológica será desenvolvida da seguinte maneira: Apresentação teórica para posterior discussão coletiva; Apresentação de textos e dados para análise à luz dos aspectos tratados teoricamente; Apresentação de experiências práticas de ensino na configuração do NEM; Proposição de atividade prática a ser desenvolvida visando o trabalho em sala de aula. Recursos didáticos 1. Apresentações e ilustrações em powerpoint; 2. Relatos orais e debates de experiências; 3. Aplicativos digitais para o registro de propostas didáticas. Avaliação de desempenho dos participantes: 1. Discussões coletivas; 2. Atividades em grupo com professores de diferentes especialidades para troca de experiências e aprendizagens; 3. Elaboração e apresentação de proposta didática, demonstrando o aproveitamento do participante. Referências AZEVEDO, F. T. R.; MAIA, T. C. Para pensar o direito à cidade no tempo presente: Da urbanização planetária à cartografia das utopias. In: XVIII ENANPUR. Natal, 27 a 31 de maio, 2019. BOUSQUAT, Aylene; COHN, Amélia. A construção do mapa da juventude de São Paulo, São Paulo, Lua Nova 60, 2003 Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-64452003000300005 acesso em 27/02/2024 BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ciências Humanas e Sociais Aplicadas: Competências Específicas e Habilidades. Brasília: SEB/MEC, 2018. CARLOS, A. F. A; RIZEK, C. S. (Orgs.). Direito à cidade e direito à vida: perspectivas críticas sobre o urbano na contemporaneidade. São Paulo: Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, 2022. CÁSSIO, F.; CARA, D. A quem interessa reduzir a formação básica dos jovens no ensino médio? Proposta na Câmara corta 30 minutos por dia de acesso ao conhecimento. In: FOLHA DE S. PAULO, 10 dez. 2023, 22h. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2023/12/a-quem-interessa-reduzir-a-formacao-basica-dos-jovens-no-ensino-medio.shtml. Acesso em: 27 fev. 2024. GIROTTO, E. Dos PCNS a BNCC: o ensino de geografia sob o domínio neoliberal. In: Geo UERJ, Rio de Janeiro, n. 30, p. 419-439, 2017. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/geouerj/article/view/23781. Acesso em: 27 fev. 2024. GRABOWSKI, G. Toda história da educação brasileira é uma relação promíscua entre público e privado, entre pago e gratuito. Entrevista por Cátia Guimarães. EPSJV/Fiocruz, 02 ago. 2020. Disponível em: https://www.epsjv.fiocruz.br/noticias/entrevista/toda-a-historia-da-educacao-brasileira-e-uma-relacao-promiscua-entre-privado-e. Acesso em: 27 fev. 2024. LEFEBVRE, H. A produção do espaço. Trad. Doralice Barros Pereira e Sérgio Martins (do original: La production de l’espace. 4ª ed. Paris. Éditions Anthropos, 2000). Primeira versão: início – fev. 2006. SÃO PAULO (Estado). Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Currículo Paulista, 2019. Disponível em: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/. Acesso em: 27 fev. 2024. SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria pedagógica. Currículo da Cidade. Ensino Médio: área de conhecimento: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas – São Paulo: SME/COPED, 2021. TARLAU R.; MOELLER K. O consenso por filantropia. Como uma fundação privada estabeleceu a BNCC no Brasil. In: Currículo sem fronteiras, v. 20, nº 2, p. 553-603, maio/ ago. 2020. Disponível em: https://pure.psu.edu/en/publications/o-consenso-por-filantropia-como-uma-funda%C3%A7%C3%A3o-privada-estabeleceu-. Acesso em: 27 fev. 2024. |
||||
Carga Horária: |
2 horas |
||||
Tipo: | Optativa | ||||
Vagas oferecidas: | 40 | ||||
Ministrantes: |
Rodrigo Altair Pinho Rosana Silvestre de Lima |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |