125183 - Curso: Paulo Freire: Cidadão Nordestino, Cidadão no Mundo e Cidadão Brasileiro |
Período da turma: | 15/07/2024 a 19/07/2024
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Descrição: | Sinopse: O presente curso objetiva refletir de forma prática (oficinas criativas/práticas) sobre toda a filosofia de Paulo Freire. A proposta é mergulhar na própria trajetória freiriana; para isso, organizamos em três grandes blocos sobre o nosso grande pensador: o primeiro retrata o cidadão nordestino – no que tange a sua infância, adolescência, juventude, relacionado à dialogicidade na sua essência da educação como prática da liberdade. O segundo trata da vida e obra de Paulo Freire no período de exílio – Cidadão do mundo. O último bloco reflete o ato político em suas multifaces como cidadão brasileiro. Portanto, desejamos que cada docente recrie as oficinas e os materiais em função de seus alunos reais, de acordo com as condições/recursos disponíveis em seu local de trabalho, ampliando/enriquecendo com os seus potenciais e de seus alunos. Pré-requisitos: professores de todos os contextos.
Programa: A proposta é mergulhar na própria trajetória freiriana; para isso, organizamos em três grandes blocos sobre o nosso grande pensador: o primeiro retrata o cidadão nordestino – no que tange a sua infância, adolescência, juventude, relacionado à dialogicidade na sua essência da educação como prática da liberdade. O segundo trata da vida e obra de Paulo Freire no período de exílio – Cidadão do mundo. O último bloco reflete o ato político em suas multifaces como cidadão brasileiro. Referências: FREIRE, Paulo. A educação na cidade. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2000. ____. A Importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados; Cortez, 1982. ____. À Sombra desta mangueira. São Paulo: Olho d'Água, 1995. ____. Ação Cultural para Liberdade e Outros Escritos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976. ____. Cartas a Cristina: Reflexões sobre minha vida e minha práxis. São Paulo: Paz e Terra, 1994. ____. Cartas à Guiné-Bissau: registros de uma experiência em processo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977. ____. Conscientização – teoria e prática da libertação. São Paulo: Cortez & Moraes, 1980. ____. Concientización: teoria y pratica de la liberación. Buenos Aires: Ed. Busqueda, 1974. ____. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967. ____. Educação e atualidade brasileira. São Paulo: Cortez, 2001. (original de 1959 - Tese de concurso para a cadeira de história e filosofia da educação na Escola de Belas Artes de Pernambuco). ____. Educação e Mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981. ____. Educação na cidade. São Paulo: Cortez Editora, 1991. ____. Educação: o sonho possível. In: BRANDÃO, Carlos Rodrigues (org.). O educador: vida e morte. 2. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1982, p. 89-101. ____. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1971. ____. Ideologia e educação: reflexões sobre a não neutralidade da educação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981. ____. La educación como práctica de la libertad. México: Siglo XXI Editores, 1976. ____. Las iglesias, la educación y el proceso de liberación humana em la historia. Buenos Aires: Ed. La Aurora, 1974. ____. Os cristãos e a libertação dos oprimidos. Lisboa: Edições BASE, 1978. ____. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura). ____. Pedagogía de la autonomía. México: Siglo XXI Editores, 1997. ____. Pedagogia da Esperanca: reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. ____. Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Ed. UNESP, 2000. ____. Pedagogía de la indignación. Madrid: Editorial Morata, 2001. ____. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974. ____. Pedagogia do Oprimido. 31. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. ____. Pedagogía del Oprimido. México: Siglo XXI Editores, 1997. ____. Pedagogia dos Sonhos Possíveis. São Paulo: Editora Unesp, 2001. ____. Politica e Educacao. São Paulo: Cortez, 1993. |
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Carga Horária: |
30 horas |
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Tipo: | Optativa | ||||
Vagas oferecidas: | 40 | ||||
Ministrantes: |
Clayton Marcelo Barone Flávia Paes do Amaral Cassemiro |
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