Atividade

125379 - Curso: Ateliê Educação em Direitos Humanos vivências e propostas metodológicas

Período da turma: 15/07/2024 a 19/07/2024

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Descrição: Sinopse: O curso “Ateliê de Educação em Direitos Humanos - Propostas Metodológicas” aborda perspectivas da educação em direitos humanos para a prevenção de violências e promoção de direitos, por meio de estratégias metodológicas aplicáveis em escolas. O curso direcionado a educadores e professores oferece vivências nas linguagens: Educomunicação, Teatro do Oprimido e Poéticas Visuais.

Programa: 15/07/2024 (Segunda-feira) Ateliê 1 - Observatórios de Direitos Humanos nas Escolas: metodologias e experiências do PODHE
Apresentação da Equipe - Apresentação do Programa do curso e dos horizontes metodológicos e experiências do Projeto Observatório de Direitos Humanos em Escolas (PODHE). Esse Ateliê prático e experimental propõe a professores e educadores de escolas públicas uma vivência e compartilhamento do desenho metodológico do Projeto Observatório de Direitos Humanos em Escolas (PODHE), composto pelos eixos: sensibilização, vivência e formação e monitoramento e transformação. O PODHE tem como objetivo central a criação de Observatórios de Direitos Humanos em escolas públicas a partir dos itinerários das comunidades escolares, por meio de atividades artísticas e educacionais. Nessa perspectiva as ações do projeto refletem experiências no contexto escolar na formação e vivências em direitos humanos, assim como de monitoramento das violências presentes no cotidiano escolar e nas comunidades onde as escolas estão localizadas.
Facilitadores: Caren Ruotti, Vitor Blotta, Veridiana Parayba, Luz Gonçalves.
16/07/2024 (Terça-feira) Ateliê 2 - Teatro do Oprimido em interlocuções com a violência na escola
Nesse Ateliê, apresentaremos o método Teatro do Oprimido criado e difundido pelo dramaturgo e encenador Augusto Boal como uma estratégia metodológica para prevenção de situações de violência na escola. O T.O. é um conjunto de técnicas e exercícios que convida e cria por meio do Teatro um espaço estético para reflexão das opressões e violências vivenciadas no cotidiano. A proposta do Ateliê é refletir por meio da técnica Estética do Oprimido com vivências artísticas mediadas pelo uso da palavra, imagem e som como prevenir situações de violência na escola.
Facilitadores: Hell Mello e Fernanda Lemos
17/07/24 (Quarta-feira) Ateliê 3 - Poéticas Visuais
Nesta oficina, exploraremos a interseção entre direitos humanos e expressão artística, mergulhando em uma variedade de fontes, incluindo manifestos políticos, entrevistas, discursos, letras de música, poemas, documentos históricos, reportagens e artes visuais, que oferecem perspectivas diversas sobre as narrativas do Brasil. Guiados pelo método desenvolvido por Ana Mae Barbosa, conhecido como abordagem triangular, os participantes criarão poéticas visuais que abracem e acolham a diversidade de análises e relatos das muitas histórias brasileiras, promovendo uma compreensão mais profunda e inclusiva da pluralidade do povo brasileiro e das complexidades dos desafios enfrentados pela sociedade na superação das violências sociais.
Facilitadores: Thais Gutto, Suzana Cardoso e Robson Bomfim
18/07/24 (Quinta-feira) Ateliê 4 - Educomunicação em Direitos Humanos
A proposta deste encontro é refletir sobre o papel da comunicação na configuração das sociedades contemporâneas, assim como o papel estratégico desenvolvido pelas mídias de atingir corações e mentes, construindo e reproduzindo visões de mundo. A comunicação é um espaço político, com capacidade de construir opinião pública, formar consciência, influir nos comportamentos, valores, crenças e atitudes. Assim, pretende-se, a partir de um exercício prático estimular os participantes a ler criticamente as diversas mensagens disponíveis, reconhecendo as contrariedades e violações de direitos, representações estereotipadas e preconceituosas e recriar peças de comunicação de forma ética e responsável.
Facilitadores: Janaina Soares Gallo, Marina Klatau, Roberta Elektra
19/07/2024 (Sexta-feira) Ateliê 5 - Avaliação
Esse ateliê busca conceituar e pôr em prática caminhos possíveis para a avaliação de um projeto educacional, exemplificando quais são seus objetivos, seus usos e recursos, bem como as possíveis problemáticas levantadas no tratamento dos dados no que diz respeito à confidencialidade de dados coletados e o respeito às premissas dos Direitos Humanos. As formas de avaliação apresentadas consideram a escola como espaço de produção de conhecimento que transcende o desenvolvimento cognitivo de estudantes e, portanto, o espaço exclusivamente pedagógico, abarcando o lócus de pesquisa sobre educação em Direitos Humanos que contribui diretamente na melhoria da convivência na escola (e na sociedade). Portanto, vivenciaremos propostas de construção e sistematização de procedimentos de avaliação de natureza processual, formativa e participativa para cada fase de um projeto educacional. Para isso serão desenvolvidas atividades coletivas como rotinas de pensamento, acesso à ferramentas de autoavaliação e discussões sobre a importância da participação de todas as pessoas envolvidas na constituição de um Observatório de Direitos Humanos na escola de maneira que seja sustentável e alcance paulatinamente toda a comunidade escolar.
Facilitadores: Darlene Ferraz, Claudio Aliberti, Wallesandra Souza, Sara Brada

Referências: BOAL, Augusto. A estética do oprimido. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.
BRASIL, Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Educação em Direitos Humanos: Diretrizes Nacionais. Brasília: Coordenação Geral de Educação em SDH/PR, Direitos Humanos, Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=32131-educacao-dh-diretrizesnacionais-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 03 de nov. de 2020.
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FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
MELO, Márcia Helena da Silva; RODRIGUES, Daniel Röhe Salomon da Rosa; CONCEIÇÃO, Maria Inês. Avaliação de programas de prevenção e promoção em saúde mental. In: MURTA, Sheila Giardini et al. Prevenção e Promoção em Saúde Mental. Fundamentos, Planejamento e Estratégias de Intervenção. Novo Hamburgo: Sinopsys, 2015. p. 213-227.
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RISTOFF, Dilvo I. Avaliação de Programas Educacionais: Discutindo Padrões. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 5, n. 4, 2000. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/1124. Acesso em: 17 out. 2023.
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ZABALA, Antoni. A Avaliação. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 40
 
Ministrantes: Darlene Ferraz Knoener
Marina Klautau Felipe
Roberta Elektra Peralta
Robson Bomfim Sampaio
Sara Badra de Oliveira
Suzana Cardoso Silva
Wallesandra Souza Rodrigues


 
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