125337 - Curso: Sustentabilidade e equidade nas práticas de educação ambiental |
Período da turma: | 15/07/2024 a 19/07/2024
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Descrição: | Sinopse: Neste curso, exploramos a articulação entre sustentabilidade e equidade na educação ambiental, temática fundamental e interdisciplinar em tempos de injustiças sociais e ambientais. Abordaremos o diálogo de saberes de diferentes culturas e diversas estratégias participativas de educação ambiental, como trabalho em grupo, uso e análise de mídias, mapeamento socioambiental, estudos de casos e produção autoral por professoras e professores.
Programa: 1. Educação ambiental: diferentes concepções e a escolha pela EA crítica; 2. Educação ambiental e direitos humanos; 3. Justiça ambiental;racismo ambiental; 4. Memória, educação decolonial e educomunicação; 5. Construção participativa e diversa de escolas sustentáveis; 6. As UCs e a justiça ambiental; 7. Trabalho em grupo para a equidade; 8. Escolas protagonistas para sustentabilidade e equidade; 9. Metodologias participativas de educação ambiental; 10. Dimensões humanas da conservação da biodiversidade: coexistência e conflitos entre pessoas e a fauna silvestre. Primeiro dia - trabalho com as temáticas 1 a 3 Segundo dia - trabalho com as temáticas 4 a 5 Terceiro dia - trabalho com as temáticas 6 a 7 Quarto dia - trabalho com as temáticas 8 a 10 Tema 9 - Vivência todos os dias Quinto dia - apresentação e discussão das produções autorais Atividade assíncrona - Produção individual de portfólios a partir de questões geradoras a serem apresentadas no final de cada aula Referências: ACSELRAD, H.; MELLO, C. C. A.; BEZERRA, G. N. O que é Justiça Ambiental? Rio de Janeiro: Editora Garamond, 2009. BACCI, D.; JACOBI, P. R.; SANTOS, V.M.N. Aprendizagem social nas práticas colaborativas: exemplos de ferramentas participativas envolvendo diferentes atores sociais. Alexandria (UFSC), v. 6, p. 227-243, 2013. BECK, U. A metamorfose do mundo: novos conceitos para uma nova realidade. Rio de Janeiro: Zahar, 2018. BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Ciências Sociais e Humanas, 32(1), 25-40, 2011. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. CARVALHO, I. C. de M. Educação Ambiental a formação do sujeito ecológico. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2012. 253p. COHEN, E.G.; LOTAN, R.A. Planejando o trabalho em grupo. Porto Alegre: Penso, 2017. FERDINAND, M. Uma ecologia decolonial – Pensar a partir do mundo caribenho. São Paulo: UBU, 2022. KRENAK, A. Ideias para adiar o fim do mundo. Companhia das Letras, 2019. LAYRARGUES, P. P. Pandemias, Colapso Climático, Antiecologismo: Educação Ambiental entre as emergências de um ecocídio apocalíptico. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 15, p. 1-30, 2020. LEFF, E. Complexidade, Racionalidade Ambiental e Diálogo de Saberes. Educação e Realidade. 34(3): 17-24. set/dez 2009. MATSUE, P. M. ; SILVA, R. L. F. Desastres no Brasil? Práticas e abordagens em educação ambiental e redução de riscos e desastres. Educar em Revista, v. 37, p. 1-27, 2021. NAAEE - North American Association for Environmental Education. Community Engagement: Guidelines for Excellence. Washington (EUA), 2017. 172 p. SÃO PAULO (ESTADO). Secretaria da educação. Currículo Paulista: Educação Infantil e Ensino Fundamental. 2019, 526p. SÃO PAULO (ESTADO). Secretaria da educação. Currículo Paulista: Ensino Médio. 2020. 301p. SILVA, R. L. F., CAMPINA, N.N. Concepções de educação ambiental na mídia e em práticas escolares: contribuições de uma tipologia. Pesquisa em Educação Ambiental, v.6, n.1, p.29-46, 2011. SME. São Paulo. Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Currículo da Cidade: Ensino Fundamental: Ciências Naturais. São Paulo: SME/COPED, 2017. SME. São Paulo. Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Orientações didáticas do currículo da cidade: Ciências Naturais. São Paulo: SME/COPED, 2018. SME. SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Direitos de aprendizagem dos ciclos interdisciplinar e autoral: Ciências Naturais. São Paulo: SME/COPED, 2016. (Coleção Componentes Curriculares em Diálogos Interdisciplinares a Caminho da Autoria). UNESCO. La educación al servicio de los pueblos y el planeta: Creación de futuros sostenibles para todos. Paris: França, 2016. WALS, A.E.J. (org.). Social learning towards a sustainable world: principles, perspectives, and praxis. Wageningen Academic Publishers, Wageningen, 2007. |
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Carga Horária: |
30 horas |
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Tipo: | Optativa | ||||
Vagas oferecidas: | 40 | ||||
Ministrantes: |
Cristiana Marinho da Costa Glaucia Fornazari Maximiano Hector Barros Gomes Karina Ambrosio Claro Lucas Yoshinobu Sagawa Maisa Helena Altarugio Natalia Pirani Ghilardi Lopes Rosana Louro Ferreira Silva |
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