Atividade

125337 - Curso: Sustentabilidade e equidade nas práticas de educação ambiental

Período da turma: 15/07/2024 a 19/07/2024

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Descrição: Sinopse: Neste curso, exploramos a articulação entre sustentabilidade e equidade na educação ambiental, temática fundamental e interdisciplinar em tempos de injustiças sociais e ambientais. Abordaremos o diálogo de saberes de diferentes culturas e diversas estratégias participativas de educação ambiental, como trabalho em grupo, uso e análise de mídias, mapeamento socioambiental, estudos de casos e produção autoral por professoras e professores.


Programa: 1. Educação ambiental: diferentes concepções e a escolha pela EA crítica;
2. Educação ambiental e direitos humanos;
3. Justiça ambiental;racismo ambiental;
4. Memória, educação decolonial e educomunicação;
5. Construção participativa e diversa de escolas sustentáveis;
6. As UCs e a justiça ambiental;
7. Trabalho em grupo para a equidade;
8. Escolas protagonistas para sustentabilidade e equidade;
9. Metodologias participativas de educação ambiental;
10. Dimensões humanas da conservação da biodiversidade: coexistência e conflitos entre pessoas e a fauna silvestre.
Primeiro dia - trabalho com as temáticas 1 a 3
Segundo dia - trabalho com as temáticas 4 a 5
Terceiro dia - trabalho com as temáticas 6 a 7
Quarto dia - trabalho com as temáticas 8 a 10
Tema 9 - Vivência todos os dias
Quinto dia - apresentação e discussão das produções autorais
Atividade assíncrona - Produção individual de portfólios a partir de questões geradoras a serem apresentadas no final de cada aula


Referências: ACSELRAD, H.; MELLO, C. C. A.; BEZERRA, G. N. O que é Justiça Ambiental? Rio de Janeiro: Editora Garamond, 2009.
BACCI, D.; JACOBI, P. R.; SANTOS, V.M.N. Aprendizagem social nas práticas colaborativas: exemplos de ferramentas participativas envolvendo diferentes atores sociais. Alexandria (UFSC), v. 6, p. 227-243, 2013.
BECK, U. A metamorfose do mundo: novos conceitos para uma nova realidade. Rio de Janeiro: Zahar, 2018.
BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Ciências Sociais e Humanas, 32(1), 25-40, 2011.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
CARVALHO, I. C. de M. Educação Ambiental a formação do sujeito ecológico. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2012. 253p.
COHEN, E.G.; LOTAN, R.A. Planejando o trabalho em grupo. Porto Alegre: Penso, 2017.
FERDINAND, M. Uma ecologia decolonial – Pensar a partir do mundo caribenho. São Paulo: UBU, 2022.
KRENAK, A. Ideias para adiar o fim do mundo. Companhia das Letras, 2019.
LAYRARGUES, P. P. Pandemias, Colapso Climático, Antiecologismo: Educação Ambiental entre as emergências de um ecocídio apocalíptico. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 15, p. 1-30, 2020.
LEFF, E. Complexidade, Racionalidade Ambiental e Diálogo de Saberes. Educação e Realidade. 34(3): 17-24. set/dez 2009.
MATSUE, P. M. ; SILVA, R. L. F. Desastres no Brasil? Práticas e abordagens em educação ambiental e redução de riscos e desastres. Educar em Revista, v. 37, p. 1-27, 2021.
NAAEE - North American Association for Environmental Education. Community Engagement: Guidelines for Excellence. Washington (EUA), 2017. 172 p.
SÃO PAULO (ESTADO). Secretaria da educação. Currículo Paulista: Educação Infantil e Ensino Fundamental. 2019, 526p.
SÃO PAULO (ESTADO). Secretaria da educação. Currículo Paulista: Ensino Médio. 2020. 301p.
SILVA, R. L. F., CAMPINA, N.N. Concepções de educação ambiental na mídia e em práticas escolares: contribuições de uma tipologia. Pesquisa em Educação Ambiental, v.6, n.1, p.29-46, 2011.
SME. São Paulo. Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Currículo da Cidade: Ensino Fundamental: Ciências Naturais. São Paulo: SME/COPED, 2017.
SME. São Paulo. Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Orientações didáticas do currículo da cidade: Ciências Naturais. São Paulo: SME/COPED, 2018.
SME. SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Direitos de aprendizagem dos ciclos interdisciplinar e autoral: Ciências Naturais. São Paulo: SME/COPED, 2016. (Coleção Componentes Curriculares em Diálogos Interdisciplinares a Caminho da Autoria).
UNESCO. La educación al servicio de los pueblos y el planeta: Creación de futuros sostenibles para todos. Paris: França, 2016.
WALS, A.E.J. (org.). Social learning towards a sustainable world: principles, perspectives, and praxis. Wageningen Academic Publishers, Wageningen, 2007.

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 40
 
Ministrantes: Cristiana Marinho da Costa
Glaucia Fornazari Maximiano
Hector Barros Gomes
Karina Ambrosio Claro
Lucas Yoshinobu Sagawa
Maisa Helena Altarugio
Natalia Pirani Ghilardi Lopes
Rosana Louro Ferreira Silva


 
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