125392 - Oficina: Mapeando o alcance geográfico de uma turma: o uso do QGIS como ferramenta para conhecer o território da escola |
Data da turma: | 17/07/2024
|
||||
|
|||||
Descrição: | Sinopse: A partir da conclusão de um estágio de pós-doutoramento no Departamento de Geografia da FFLCH-USP, no qual foi realizado um trabalho de pesquisa em que investigamos o território do campus Pirituba do IFSP, propomos a execução de uma oficina para compartilhar as ferramentas utilizadas e as formas possíveis de trabalho em cada escola.
A proposta é de, na oficina, utilizar os dados aproximados de residência dos participantes para construir mapas, como exemplos, do alcance geográfico da própria atividade no Encontro USP-Escola, e permitir que os/as professores/as possam servir dessas ferramentas para desenvolver trabalhos, em suas salas de aula e com os seus estudantes e colegas professores/as e/ou gestores escolares, de investigação dos territórios relativos à cada contexto. Para tal atividade e por conta do tempo, será necessário apenas uma sala de aula com projetor (data-show). O ministrante utilizará de seu computador próprio para a construção dos mapas e utilização das ferramentas. Como possíveis resultados, esperamos que seja permitido aos/às participantes, após a conclusão da oficina, explorar as suas realidades escolares de forma a investigar o alcance de suas escolas/turmas com relação a bairros, distritos, modais/meios de transporte, IDH, demografia etc. Programa: Oficina de mapeamento de estudantes/turmas. Aprenda a utilizar ferramentas de mapeamento (QGIS, shapefiles, scripts...) para investigar territórios escolares. Explore dados de estudantes/instituições/locais para criar mapas e desenvolver trabalhos investigativos com seus alunos. Amplie a sua compreensão e a de seus/suas alunos/as sobre a realidade escolar e seus contextos. |
||||
Carga Horária: |
2 horas |
||||
Tipo: | Optativa | ||||
Vagas oferecidas: | 40 | ||||
Ministrantes: |
Renato Marcon Pugliese |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |