Atividade

125400 - Curso: Educomunicação na Educação Básica: Educação Midiática e cidadania participativa

Período da turma: 15/07/2024 a 19/07/2024

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Descrição: Sinopse: O curso "Educomunicação na Educação Básica: Educação Midiática e cidadania participativa" promoverá uma introdução conceitual sobre este novo e inovador paradigma da interface comunicação e educação, e é constituído por temas relacionados a linguagens como stop motion, jornalismo e leitura crítica da mídia, exploração das plataforma digitais, e fotografia no ensino infantil, como estratégias e conteúdos de educação midiática no Ensino Básico.

Programação: 15/07 - 2a feira
Tema 1 - Educomunicação: fundamentos, metodologias e áreas de intervenção.
Ministrante: Prof. Dr. Claudemir Edson Viana
16/07 - 3a. feira
Tema 2 - Gênero na notícia: uma leitura crítica da mídia tradicional e comunitária
Ministrante: Jade Gonçalves Castilho Leite (mestranda ECA/USP)
17/07 - 4a. feira
Tema 3 - Stop Motion como estratégia para abordar o tema cidadania e democracia
Ministrante: Marta Russo Friedericks (mestranda ECA/USP)
18/07 - 5a. feira
Tema 4 - A construção do conteúdo educativo curricular na internet: como usar as redes sociais para o ensino em sala de aula.
Ministrante: Fernanda Simplicio dos Santos
19/07 - 6a. feira
Tema 5 - Fotografia e primeira infância: práticas educomunicativas
Ministrante: Giuliana Beatrice Pimentel (Mestranda ECA/USP).


Referências: BRASIL (PAÍS). Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
Reportagem: Pesquisas sobre Educomunicação avançaram 200%, nos últimos 5 anos. Disponível em: https://www.abpeducom.org.br/pesquisas-sobre-educomunicacao-avancaram-200-nos-ultimos-5-anos/
SÃO PAULO (ESTADO). Secretaria da educação. Currículo Paulista: Educação Infantil e Ensino Fundamental. 2019, 526p.
SÃO PAULO (ESTADO). Secretaria da educação. Currículo Paulista: Ensino Médio. 2020. 301p.
SOARES, Ismar de Oliveira. A Educomunicação e a Base Nacional Comum Curricular: caminhos para a alfabetização midiática e informacional. ABPEducom, 2016. Disponível em: https://abpeducom.org.br/publicacoes/index.php/portal/catalog/view/13/17/551-1.
SOARES, Isma de Oliveira. A educomunicação possível: uma análise da proposta curricular do MEC para o Ensino Básico. Comunicação & Educação, 2016. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/110451.
SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação e a formação de professores no século XXI. FGV, 2014. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/revfgvonline/article/view/41468.
SOARES, Ismar de Olveira. Imagem, uma janela para a Educomunicação. Comunicação & Educação, 18(2), 131-136. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v18i2p131-136. Disponível em: https://ww. w.revistas.usp.br/comueduc/article/view/68348/78623.
SOARES, Ismar de Oliveira. Inovação na gestão e nas práticas pedagógicas: a contribuição da Educomunicação para a renovação da base curricular nacional. In: Anais do VII Congresso de Educação Básica. Florianópolis, 2018. Disponível em: http://189.8.211.4/coeb2018/anais/artigospalestrantes/inovacaogestao.pdf.
SOARES, Ismar de Oliveira; MACHADO, Eliany Salvatierra. Educomunicação: ou a emergência do campo da inter-relação Comunicação/Educação. XXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, INTERCOM, set. de 1999. Disponível em: http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/ba0c6abdb23d015ed86fac876b7f093f.PDF.
VIANA. Claudemir Edson. Educomunicação na Atualização de Docentes do Ensino Básico: a Educação Crítica e Emancipatória em Tempos de Cibercultura. Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional. Mídias, Comunicação e Educação: Interfaces. v. 14, n. 36, p. 20-32, 2019. INSS 21752613. Disponível em: https://revistas.utp.br/index.php/a/article/view/2086.

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 40
 
Ministrantes: Claudemir Edson Viana
Fernanda Simplicio dos Santos
Giulia Beatrice Pimentel
Jade Gonçalves Castilho Leite
Mariana Barbosa Campos
Marta Regina Russo Friedericks


 
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