125182 - Curso: O folclore e as leis n. 10.639/03 e n. 11.645/08 |
Período da turma: | 15/07/2024 a 19/07/2024
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Descrição: | Sinopse: Abordar o folclore como estratégia pedagógica para a implementação do Ensino das Relações Étnico-Raciais, afro-indígenas e cigana, consoante os pressupostos das leis n. 10.639/03 e n. 11.645/08, na Educação Infantil e no Ensino Médio.
Programa: Aula serão orais com auxílio de vídeo, exposição de slides e cartazes resultantes de atividades já realizadas; O conteúdo será elaborado a partir dos teóricos do folclore, Base Nacional Curricular Comum para Educação Infantil e Ensino Médio; Socialização das semelhanças entre os personagens do folclore em diferentes paises que compõem o Sul Global. (Dia. 1) Definir folclore e folclorização, como manifestação cultural brasileira presente em todo território nacional; (Dia. 2) Folclore como estratégia pedagógica articulado ao currículo paulista e a BNCC; (Dia. 3) Conhecendo os personagens do folclore e suas lendas: (Dia. 4) Folclore como estratégia pedagógica na Educação Infantil; (Dia. 5) Folclore como estratégia pedagógica no Ensino Médio. Referências: ALVES, Januária Cristina. Abecedário de personagens do folclore brasileiro: suas histórias maravilhosas; ilustrações Cezar Berje. 1. Edição, São Paulo: FTD: Edições SESC São Paulo, 2017. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2016. Disponível em: SÃO PAULO (ESTADO). Secretaria da educação. Currículo Paulista: Educação Infantil e Ensino Fundamental. 2019, 526p. SÃO PAULO (ESTADO). Secretaria da educação. Currículo Paulista: Ensino Médio. 2020. 301p. |
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Carga Horária: |
30 horas |
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Tipo: | Optativa | ||||
Vagas oferecidas: | 20 | ||||
Ministrantes: |
Lia do Nascimento Silveira |
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