Atividade

125182 - Curso: O folclore e as leis n. 10.639/03 e n. 11.645/08

Período da turma: 15/07/2024 a 19/07/2024

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Descrição: Sinopse: Abordar o folclore como estratégia pedagógica para a implementação do Ensino das Relações Étnico-Raciais, afro-indígenas e cigana, consoante os pressupostos das leis n. 10.639/03 e n. 11.645/08, na Educação Infantil e no Ensino Médio.

Programa: Aula serão orais com auxílio de vídeo, exposição de slides e cartazes resultantes de atividades já realizadas;
O conteúdo será elaborado a partir dos teóricos do folclore, Base Nacional Curricular Comum para Educação Infantil e Ensino Médio;
Socialização das semelhanças entre os personagens do folclore em diferentes paises que compõem o Sul Global.
(Dia. 1) Definir folclore e folclorização, como manifestação cultural brasileira presente em todo território nacional;
(Dia. 2) Folclore como estratégia pedagógica articulado ao currículo paulista e a BNCC;
(Dia. 3) Conhecendo os personagens do folclore e suas lendas:
(Dia. 4) Folclore como estratégia pedagógica na Educação Infantil;
(Dia. 5) Folclore como estratégia pedagógica no Ensino Médio.

Referências: ALVES, Januária Cristina. Abecedário de personagens do folclore brasileiro: suas histórias maravilhosas; ilustrações Cezar Berje. 1. Edição, São Paulo: FTD: Edições SESC São Paulo, 2017.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2016. Disponível em: . Acesso em 15 de janeiro de 2024.
SÃO PAULO (ESTADO). Secretaria da educação. Currículo Paulista: Educação Infantil e Ensino Fundamental. 2019, 526p.
SÃO PAULO (ESTADO). Secretaria da educação. Currículo Paulista: Ensino Médio. 2020. 301p.

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 20
 
Ministrantes: Lia do Nascimento Silveira


 
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