Unidade:
|
Escola de Educação Física e Esporte |
Modalidade:
|
Aperfeiçoamento |
Tipo:
|
à Distância |
Público Alvo:
|
Profissional da Educação Física, Pedagogo(a), Psicólogo, Fisioterapeuta, Terapeuta Ocupacional, Psicopedagogo, e demais profissionais da área da saúde e humanas. |
Objetivo:
|
Objetivos Gerais: - Prover os cursistas de conhecimentos teóricos e práticos sobre os transtornos do neurodesenvolvimento: TDAH; TDC; TEA e PC.
- Discutir estes transtornos á luz da teoria nos ambientes de atendimento clínico e escolar. - Promover aos cursistas oportunidades de experienciação prática e aplicação dos conhecimentos apresentados em aulas.
Objetivos específicos: - Apresentar e discutir a neurobiologia, apresentações, prevalência de cada transtorno e a paralisia infantil (PC) e as indicações clínicas e práticas de cada transtorno; - Conhecer os mecanismos básicos relacionados às alterações comportamentais e compreender as principais causas dos transtornos neurodesenvolvimentais; - Capacitar o cursista a identificar as alterações comportamentais, compreender as principais causas e propor estratégias para lidar com os transtornos neurodesenvolvimentais - TDAH; TDC e TEA; - Apresentar os conceitos básicos sobre o desenvolvimento motor típico e atípico e os métodos de avaliação;
- Auxiliar na compreensão sobre os transtornos do neurodesenvolvimento mais comuns no meio escolar e clínico, tais como, o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, o transtorno do desenvolvimento da coordenação, o transtorno do espectro autista e a paralisia cerebral infantil; - Capacitar o profissional a organizar e planejar seu espaço de trabalho de forma adequada a propiciar um ambiente apropriado ao desenvolvimento de crianças/alunos com desenvolvimento típico e aqueles que apresentem TDAH, TDC e TEA; - Conhecer instrumentos e testes de avaliação dos comportamentos motor, social, emocional de crianças com os transtornos do neurodesenvolvimento, como parte de uma avaliação diagnóstica dos comportamentos
apresentados;
- Favorecer a inclusão nos ambientes escolar e não escolar de crianças e adultos. |
Pré-requisito Graduação:
|
Sim |
|
|
Área de Conhecimento:
|
Saúde Coletiva
|
|
|
|