Atividade

123397 - Disc4_ConhPC-TND - Conhecimentos da Paralisia Cerebral infantil e as comorbidades dos transtornos do neurodesenvolvimento

Período da turma: 10/07/2024 a 13/07/2024

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Descrição: Ementa: A Paralisia Cerebral (PC) é uma condição de saúde que cursa com alterações sensoriais, motoras e cognitivas.
É frequente termos como comorbidade na PC alguns Transtornos do Neurodesenvolvimento, em especial, o TEA -
Transtorno do Espectro Autista e o TDAH - Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade. Desta forma, é necessário
que o profissional que atua com os Transtornos do Neurodesenvolvimento saiba identificar os sinais presentes na
criança com PC, bem como adaptar a abordagem motora a pessoas com alterações sensório motoras mais graves.
Objetivos: Capacitar o Cursista a identificar as alterações sensoriais, motoras e cognitivas da pessoa com PC e transtorno
neurodesenvolvimental; compreender as principais causas e propor estratégias para lidar com os mesmos; apresentar
os conceitos básicos sobre o desenvolvimento motor típico e atípico e os métodos de avaliação. Auxiliar na
compreensão sobre os transtornos do neurodesenvolvimento mais comuns na pessoa com PC, tais como, o transtorno
de déficit de atenção e hiperatividade, o transtorno do desenvolvimento da coordenação e o transtorno do espectro
autista.
Conteúdo:
● Definição, níveis e quadros clínicos da PC;
● Alterações neurológicas e sensóriomotoras associadas à PC: principais problemas de controle motor e
processamento sensorial;
● Diagnóstico fisioterapêutico e instrumentos de identificação dos sinais sugestivosde PC. Importância da
identificação precoce;
● Avaliação multidimensional da pessoa com PC: o modelo da CIF;
● Necessidades da pessoa com PC: orientação para a atividade e participação. Objetivos da Fisioterapia;
● Abordagens para intervenção: fisioterapia Neurofuncional e técnicas específicas. Estimulação precoce,
integração sensorial e neuromodulação na PC;
Programa de Disciplina
SER
Curso de Aperfeiçoamento:
Transtornos do neurodesenvolvimento
e dificuldades sensoriomotoras cças e adol
● Evidências científicas para as diferentes abordagens no TEA.
Bibliografia:
ALLEN, K, A, et al. Test of Gross Motor Development-3 (TGMD-3) with the Use of Visual Supports for Children with
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Spectrum Disorder. Children. v, 9. n, 2. p, 294. 2022..
Critérios de Avaliação: Prova escrita sobre as apresentações dos Transtornos do Neurodesenvolvimento na PC
Observação: Nada a declarar

Carga Horária:

15 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 180
 
Ministrantes: Maria Aparecida Cina da Silva
Sergio Roberto Silveira


 
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