Atividade

123377 - Disc1_ConhTDAH - Conhecimentos do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH: uma abordagem de casos clínicos e escolar

Período da turma: 18/04/2024 a 04/05/2024

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Ementa: O TDAH consiste em uma desordem de desenvolvimento do autocontrole, com problemas associados à
atenção, controle do impulso e nível de atividade. O TDAH é um distúrbio neurocomportamental crônico caracterizado
pelos sintomas centrais de desatenção, hiperatividade e impulsividade. A desatenção é a capacidade limitada de
permanecer atenta por um tempo necessário para realizar ou compreender determinada tarefa. Já a hiperatividade
caracteriza-se pelo excesso de atividade motora na criança e a impulsividade manifesta-se por reações impensadas e
repentinas.
Objetivos: Proporcionar ao cursista oportunidades de: (a) discutir os transtornos do neurodesenvolvimento; conhecer
e discutir problemas relacionados as dificuldades motoras específicas aos transtornos; discutir as implicações práticas
dos conhecimentos sobre os transtornos do neurodesenvolvimento para a educação física, fisioterapia, esporte e áreas
correlatas como transtorno do desenvolvimento da coordenação (TDC) e o transtorno do déficit de atenção e
hiperatividade (TDAH).
Conteúdo:
• Análise histórica dos estudos sobre os transtornos do neurodesenvolvimento e o desenvolvimento motor;
• Evolução das investigações e os principais paradigmas na área;
• Estudos e processos do desenvolvimento motor relacionados aos indivíduos com transtornos do
neurodesenvolvimento
Programa de Disciplina
SER
Curso de Aperfeiçoamento:
Transtornos do neurodesenvolvimento
e dificuldades sensoriomotoras cças e adol
EEFE-USP
• Pesquisas sobre os estudos do neurodesenvolvimento - TDAH
• Critérios disgnósticos; características diagnósticas; prevalências; fatores de risco e prognóstico; questões
diagnósticas relativas a cultura; consequências funcionais do TDAH; comorbidades; Identificação de variáveis
de controle da coordenação motora nos individuos com essas dificuldades motoras.
Bibliografia:
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION (APA). Diagnostic and statistical manual of mental disorders TR (5th ed.).
Arlington, VA: American Psychiatric Publishing, 2022.
GOULARDINS, J. B.; RIGOLI, D.; LICARI, M.; PIEK, J. P.; HASUE, R. H.; OOSTERLAAN, J.; OLIVEIRA, J. A. Attention deficit
hyperactivity disorder and developmental coordination disorder: Two separate disorders or do they share a common
etiology. Behavioural Brain Research, v. 292, p. 484-492, 2015.
BARKLEY, R. A. Attention-deficit Hyperactivity Disorder: A Handbook for Diagnosis and Treatment. New York: Guilford
Press, 1998.
COLLETT, B. R.; OHAN, J. L.; MYERS, K. M. Ten-year review of rating scales. V: scales assessing attentiondeficit/
hyperactivity disorder. J Am Acad Child Adolesc Psychiatry, v. 42, n. 9, p. 1015-37, Sep 2003.
LAGE, G. M.; BENDA, R. N.; UGRINOWITSCH, H.; CHRISTE, B. Articulações entre o Comportamento Motor e a
Neuropsicologia. In: FUENTES, D.; MALLOY-DINIZ, L. F., et al (Ed.). Neuropsicologia: teoria e prática. Porto Alegre:
Artmed, 2007. cap. 12, p.207-229.
POETA, L. S.; ROSA NETO, F. Epidemiological study on symptoms of attention deficit/hyperactivity disorder and
behavior disorders in public schools of Florianopolis/SC using the EDAH. Rev Bras Psiquiatr, v. 26, n. 3, p. 150-5, Sep
2004.
POLANCZYK, G.; DE LIMA, M. S.; HORTA, B. L.; BIEDERMAN, J.; ROHDE, L. A. The worldwide prevalence of ADHD: a
systematic review and metaregression analysis. Am J Psychiatry, v. 164, n. 6, p. 942-8, Jun 2007.
ROSA NETO, F.; GOULARDINS, J. B.; RIGOLI, D.; PIEK, J. P.; OLIVEIRA, J. A. Motor development of children with
attention deficit hyperactivity disorder. Rev Bras Psiquiatr, v. 37, n. 3, p. 228-34, Sep 2015.
HAYWOOD, K.; GETCHELL, N. Desenvolvimento motor ao longo da vida. 3. Porto Alegre: Artmed, 2004
Critérios de Avaliação: Prova escrita sobre os aspectos identificadores do TDAH em crianças e suas apresentações.
Observação: Nada a declarar.

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 180
 
Ministrantes: Jorge Alberto de Oliveira
Juliana Barbosa Goulardins
Juliana Cristina Fernandes Bilhar Marques


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP