Atividade

123889 - Disc1_SNC - Mecanismos básicos do SNC e controle de ações percepções do movimento

Período da turma: 02/04/2024 a 13/04/2024

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Descrição: Ementa: Conhecer os mecanismos periféricos envolvidos na codificação da informação aferente e no controle da
resposta muscular. Integração sensório-motora e controle das respostas reflexas, automáticas, neurovegetativas e
voluntárias: na medula espinal, no tronco encefálico, no córtex cerebral, nos núcleos da base e no cerebelo.
Aprendizagem sensório-motora. Organização geral de comportamentos motivados e sua influência na motricidade
humana
Objetivos: Conhecer os mecanismos básicos – tronco cerebral relacionados as alterações comportamentais e
compreender as principais causas dos transtornos neurodesenvolvimentais. Entender como é a organização do
sistema nervoso cerebral (SNC) em relação a sua anatomia macroscópica e topográfica em relação as partes
periféricas e central; a organização hierárquica e os canais de fluxo das informações sensoriais
Conteúdo:
• Sistema Nervoso Central (SNC)
o Organização do SNC
o Anatomia macroscopica e topografica
o Parte periférica
o Parte central
• Divisões do encefalo
o Tronco encefálico
o Nervos cranianos
o Diencefalo
• Cortex cerebral
o Nucleo da base
• Cerebelo
o Nucleo do cerebelo
Programa de Disciplina
SER
Curso de Aperfeiçoamento:
Transtornos do neurodesenvolvimento
e dificuldades sensoriomotoras cças e adol
EEFE-USP
• Organização hieráquica e em paralelo
o Reflexo automático e voluntário
o Vias indiretas
• Canais de fluxo da informação sensorial
o Canal reflexo
o Canal reticular
o Canal cerebelar
o Canal lemmiscal
Bibliografia:
BRODAL, A. Anatomia Neurológica com correlações clínicas. 3ª. Ed. Ed. Roca, 2001.
COHEN, H. Neurociência para fisioterapeutas. Ed. manole, São Paulo, 2001.
KANDEL, E.R., SCHWARTZ, J.H.; JESSELL, T.M. Fundamentos da neurosciência e comportamento. 1a ed. Ed. Guanabara
Koogan, Rio de Janeiro, 1997.
KANDEL, E.R.; SCHWARTZ, J.H.; JESSELL, T.M. Princípios de Neurociência. Editora Manole, 2003.
KOLB, B E WISHAW, IQ. Neurociência do Comportamento. Editora Manole, 2002.
LATASH, M.L. Neurophysiological basis of movement. Human kinetics, Champaign, 1998.
LENT, R. Cem Bilhões de Neurônios. Editora Atheneu, 2002.
LUNDY-EKMAN, L Neurociência: Fundamentos para a Reabilitação. 3ª Ed., Elsevier, 2008.
MAGILL, R.A. Aprendizagem motora: conceitos e aplicações. São Paulo: Edgard Blucher, 2000.
McARDLE,W.D.; KATCH,F.I.; KATCH,V.L. Fisiologia do Exercício: Energia, Nutrição e Desempenho Humano. 4. ed. Rio de
Janeiro: Guanabara Koogan, 1998.
NITRINI, R. & BACHESCHI, L.A. - A Neurologia que Todo Médico Deve Saber. 2ª Ed., Atheneu, 2002.
SHUMWAY-COOK, A.; WOOLLACOTT, M.H. Controle motor. Teoria e aplicações práticas. 2ª ed. Ed. Manole, São Paulo,
2003.
SQUIRE LR, BERG L, BLOOM FE, du LAC S, GHOSH A, SPITZER NC. Fundamental Neuroscience. 3rd ed., Academic Press,
2008.
TANI, G. Comportamento Motor: Aprendizagem e Desenvolvimento – Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan,
2005.
SCHMIDT, RA. E LEE, TD. Motor Control and Learning – 3º Edição - Editora Human Kinetics: 1999.
ZIGMOND, BLOOM, LANDIS, ROBERTS & SQUIRE. Fundamental Neuroscience. Academic Press, 1999.
Critérios de Avaliação: Avaliação de múltipla escolha e descrição sobre um mecanismo sensorial de resposta a
informação.
Observação: Nada a declarar

Carga Horária:

24 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 180
 
Ministrantes: Renata Hydee Hasue


 
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