Cursos e Atividades de Extensão

860100026 - Inovação e Empreendedorismo

Unidade:
Escola de Artes, Ciências e Humanidades
Modalidade:
Especialização
Tipo:
à Distância
Público Alvo:
Graduado em qualquer área de formação que atue ou pretenda atuar na gestão empresarial ou pública, seja como intraempreendedor ou empreendedor; Executivos que buscam atuar com inovação e empreendedorismo visando criar, desenvolver e sustentar os negócios.
Objetivo:
Como objetivo geral, o curso visa capacitar e instrumentalizar profissionais de diversas áreas nos temas referentes à Inovação, Gestão da Inovação e Empreendedorismo, com vistas à nova geração de inovadores empreendedores, e lideranças transformadoras capazes de conduzir a sociedade a práticas sustentáveis, inclusivas e tecnologicamente robustas. Nesse sentido, o Curso estimula o desenvolvimento de: - competências de um inovador; - competências de um empreendedor; e - competências de um líder transformador, com habilidades de conduzir a sua empresa, ou a empresa em que trabalha, em sintonia com as mudanças do ambiente, à próxima onda ou ciclo de desenvolvimento face ao mundo emergente, disruptivo, volátil, incerto, complexo e ambíguo que se apresenta. Como objetivos específicos, o curso visa: a) identificar e discutir principais capacidades e desafios de um inovador e para a gestão da inovação na organização; b) dar conhecimento sobre o sistema de inovação e empreendedorismo e as políticas públicas relacionadas ao tema; c) discutir casos de sucesso e insucesso relativos ao processo de inovação e empreendedorismo; d) preparar o profissional para atuar em projetos multi- e transdisciplinares; e) desenvolver sua capacidade de liderança em projetos de inovação; f) Adquirir conhecimento contemporâneo dos Conceitos de Negócios e sua aplicação em Solução de problemas; g) Desenvolver líderes que se adaptem às necessidades da dinâmica; num contexto doméstico e em contextos globais de negócios; h) Aplicar diferentes ferramentas para a tomada de decisão necessária para resolver complexos problemas gerenciais com paixão por inovar; e i) Formar alunos para o ambiente corporativo com os mais altos padrões éticos e preocupação com a mudança na sociedade. Durante a trajetória do curso, há uma busca pelo desenvolvimento da atitude de liderança a partir do futuro emergente (SCHARMER, 2009), no processo de condução da mudança organizacional para a inovação e para o empreender com ênfase em 18 competências essenciais trabalhadas na abordagem Teoria U, de Otto Scharmer (2009). São elas: 1. Ouvir o chamado: a qualidade de escuta depende da melhora da qualidade de atenção ou presença em situações corriqueiras do dia-a-dia, para saber identificar as oportunidades de intervenção na realidade. O sucesso de uma intervenção depende do estado interior do interventor. 2. Observar e suspender julgamentos para ver com novos olhos: através da observação dos comportamentos humanos e organizacionais (dos consumidores, fornecedores, competidores e outros agentes), estabelecer novas formas de fazer as coisas. Buscar a melhor possibilidade futura das situações e nisso incluso o job to be done que está por trás do comportamento dos consumidores. 3. Questionar: fazer perguntas que desafiam o senso comum e as ortodoxias dos setores. Inovadores fazem mais perguntas. O que é isso? Por que é assim? E se fosse assim? Por que não fazer diferente? são perguntas comuns utilizadas pelos inovadores. 4. Empatizar: estabelecer uma conexão profunda com pessoas e situações, colocando-se no lugar do outro e não só ouvindo, mas sentindo com uma atitude nova, isto é, de um lugar em que se esteja disposto a ser influenciado por ele. 5. Associar: trata de conectar as diferentes perspectivas, questões, problemas e ideias, gerando uma nova solução que ainda não havia sido proposta. Pensar nos problemas como um conjunto de peças que podem ser recombinadas e em novas configurações. 6. Mindfulness: suspender o processo do pensar, aquietar a mente, meditar, para acessar a fonte de sabedoria profunda que é a própria essência da vida humana. 7. Criar: ter insights e imaginar coisas novas, que não existem (ou dotadas de um grau mais elevado de novidade) para então materializá-las em forma de inovações. 8. Experimentar: construir experimentos para testar incertezas, hipóteses e fazer emergir rapidamente insights e aprendizados sobre as ideias inovadoras. Questionar, observar e trabalhar em rede fornece insights e dados sobre o passado e o presente. Experimentar permite coletar dados sobre o comportamento esperado no futuro. 9. Trabalhar em Rede: lidar com pessoas de diferentes gerações, formações, áreas de atuação que possam trazer novas ideias e perspectivas. Combinar suas ideias com outras pessoas de áreas distintas para aprender coisas novas. 10. Analisar: capacidade de organizar e coletar dados concretos para tomar as decisões corretas. 11. Sentido de urgência: combater a complacência interna e externa, em relação ao direcionamento estratégico da empresa que não esteja sintonizado com o futuro que emerge, com as mudanças do ambiente de negócios da empresa. 12. Planejar: está ligada com a capacidade de estabelecer planos, metas e um conjunto de atividades que precisam acontecer para o projeto inovador chegar ao objetivo esperado. 13. Comunicar: está ligada à capacidade de expressão oral e gráfica de uma visão estratégica - de uma ideia, em forma de oportunidade - capaz de conectar ou capturar corações e mentes das pessoas. 14. Orientação aos detalhes: garante que os pequenos detalhes aconteçam conforme planejado sem esquecer nenhum detalhe. 15. Autodisciplina: superar os obstáculos internos e externos, mantendo o cronograma definido para garantir os resultados de longo prazo dos projetos. 16. Ambidestria: é literalmente a capacidade de ser igualmente habilidoso com ambos os lados do corpo, esquerda e direita. No caso da inovação a ambidestria se refere à capacidade de trabalhar em uma organização convencional e, em paralelo, numa organização inovadora. Isto é, tomar risco desenvolvendo um projeto pessoal de inovação, como por exemplo, uma startup. A ambidestria é uma capacidade rara, mas que pode ser desenvolvida. O grau de versatilidade demandado pelas diferentes situações é determinante para o desenvolvimento da ambidestria. A capacidade de lidar com tais situações ambíguas e integrá-las, a partir da consciência do aspecto nutritivo que há entre elas, para beneficiar-se dessa experiência de estar presente em duas ou mais realidades diferentes (exemplo: numa empresa convencional e, ao mesmo tempo, numa startup) que demandam habilidades distintas. 17. Maker: extensão da filosofia "Do It Yourself!", é a capacidade que qualquer pessoa pode desenvolver de conseguir construir, consertar ou criar seus próprios protótipos e objetos. Esse movimento começou a tomar forma no final dos anos 1960, absorvendo um pouco do conceito de rebeldia em relação ao sistema e independência individual em relação às indústrias. Com a revolução digital e a facilidade de acesso aos recursos tecnológicos, essa ideia vem se desenvolvendo, de modo a potencializar a criação e o compartilhamento de projetos pautados pela tecnologia. 18. Liderar: é o processo de influenciar comportamento de grupo de modo a conduzir o grupo e a organização numa direção determinada. Dentre os resultados do programa, o aluno será capaz de: 1. Desenvolver conhecimento em áreas essenciais de negócios com base na pesquisa atual e nas melhores práticas; 2. Utilizar métodos qualitativos e quantitativos para uma tomada de decisão eficaz e para superar desafios críticos de negócios; 3. Desenvolver uma visão de mundo que entenda e valorize um negócio multicultural no contexto global; 4. Identificar novas oportunidades de negócios e inovar no local de trabalho; 5. Aplicar práticas de gestão no contexto da sociedade tendo como foco a inovação tecnológica e social aplicada à sociedade; 6. Comunicar-se efetivamente como gerente em diferentes situações com todas as partes interessadas; 7. Demonstrar capacidade de liderança e trabalho em equipe em ambientes multidisciplinares; 8. Envolver-se na aprendizagem independente e ao longo da vida e assumir tarefas desafiadoras para o autodesenvolvimento; 9. Integrar considerações éticas ao tomar decisões de negócios; e 10. Desenvolver habilidades de empreendedorismo para iniciar novos empreendimentos e assim, gerar mudanças positivas na sociedade. Por meio de leituras, discussões, reflexões e workshops práticos, os participantes aprenderão sobre os fatores que contribuem para a criatividade, inovação e empreendedorismo, e aplicarão processos, ferramentas e técnicas inovadoras para aprimorar sua própria capacidade criativa de resolução de problemas. O curso está organizado em 3 módulos: Módulo I- Capacidades do Inovador; Módulo II- Gestão da Inovação; e Módulo III - Empreendedorismo I- Capacidades do Inovador: Uma pessoa ou sistema jamais poderá se transformar enquanto não se reconhecer a si mesmo e depois mobilizar a sua vontade para a autotransformação. Daí a necessidade de autoconhecimento para a autotransformação. Esse é o objetivo do primeiro módulo - Capacidades do Inovador: desenvolver as capacidades denominadas Meta Atenção (a capacidade de dissociação da percepção "observador e observado", que propicia a auto-observação) e Autogestão. Do contrário, o indivíduo é conduzido passivamente por forças exteriores a si mesmo. As Soft Skills compõem habilidades essenciais ao inovador, enquanto capacidades que dizem respeito a sua relação consigo mesmo, a sua relação com os outros e a sua relação com o mundo. Existem skills internas e externas. As Internas estão diretamente ligadas à inteligência emocional e ao autoconhecimento, pontos fortes, fontes de resistência interna, auto sabotagem, frustração, resiliência, organização pessoal em um projeto de vida e gestão do tempo. As externas são todas as nossas habilidades relacionais, capacidades de comunicação para além da nossa individualidade e convivência produtiva em grupo. Coisas como: comunicação e expressão clara, percepção de que o outro está entendendo o que está sendo dito, sentir o que o outro sente, empatia, etc. Trabalhar as suas habilidades internas e externas envolve muito mais do que, simplesmente, se entender emocionalmente ou ir a um psicanalista. Engloba a maneira com que o indivíduo tem consciência da sua própria percepção da realidade e se expressa nessa realidade a um grupo e ao mundo, quem ele é e quais os sentimentos. Aqui usa-se a metáfora do solo ou da terra onde se planta uma semente ou árvore como analogia ao desenvolvimento humano. Não só para o indivíduo, mas para as relações sociais dentro e fora das organizações. Para as relações com o mundo. No primeiro módulo o aluno, o indivíduo, é o primeiro "solo" a ser "arado" e "cultivado", para "germinar" a "planta" da sua auto expressão generosa e criativa ao redor de si. Essa planta vai crescer, florescer e frutificar... Por isso, primeiro, o indivíduo precisa aprender a se pôr em condições de inovar, antes de inovar, ou seja, precisa criar as condições internas e isso só ocorre se aprender a acessar a sua arte, a sua fonte de criatividade autêntica. Portanto, dentre os objetivos do módulo estão: estimular o processo de autoconhecimento como uma jornada de reconexão com a própria autenticidade, espontaneidade e criatividade. Para isso, são usadas abordagens tais como autobiografia, mindfulness, arquétipos e autogestão; estimular o autodomínio ou a autoliderança como sendo o primeiro desafio da liderança inovadora, segundo o arcabouço teórico e prático da autogestão, antifragilidade e convivência produtiva em grupos sociais e redes de trabalho; estimular o desenvolvimento da liderança de grupo, mercê de conceitos e abordagens de soft skills tais como inteligência emocional, empatia, comunicação não-violenta e convivência produtiva; estimular o desenvolvimento da postura de liderança proativa, que percebe a realidade que emerge, bem como as mega tendências que impactam a sua realidade bem como os demais sistemas; econômicos, sociais, ambientais e planetários. Afim de se alcançar os objetivos propostos tem-se o seguinte conteúdo programático: Convivência Produtiva, Inteligência Emocional e Empatia Autoconhecimento, Arquétipos e Autobiografia Resiliência / Antifragilidade Criatividade e Autoexpressão Auto-gestão, Mindfulness e Propósito Liderança, Comunicação Não-Violenta e Feed Back Arquétipos da Comunicação Organizacional, Níveis de Escuta e Diálogo Metaverso e Fronteiras dos Relacionamentos II - Gestão da Inovação A Gestão da Inovação tem como pressuposto a formação de uma liderança transformadora, ou seja, capaz de conduzir grupos e a organização (também a sociedade) a trajetórias sustentáveis. Não adianta o indivíduo ser apenas criativo, ou até mesmo ter todas as ferramentas para inovar à sua disposição, se não encontrar em um solo adequado à sua volta para fazer brotar as sementes da inovação. A inovação não é um processo solitário; é grupal e organizacional. Nesse módulo o foco é aprender a cultivar esse solo do grupo e da organização a que o indivíduo pertence ou trabalha. Assim, a inovação será uma atitude e consequência, enraizadas na cultura organizacional. E o solo da organização é estruturado com base na estrutura de atenção, de escuta e diálogo entre as pessoas. Ou seja, é baseada na qualidade de presença e nos relacionamentos. Somente diagnosticando e cultivando o solo da organização, como um bom agricultor, é que será possível conduzir sua organização a um novo patamar de relacionamento e inovação. Esse é o ponto em que você se tornou um agente de transformação que ativa um campo, abre espaço e permite novas formas de pensar, sentir e agir perante as situações. Na prática, nesse módulo serão trabalhadas as competências intraempreendedoras e de gestão das etapas para se criar a inovação dentro da empresa já existente. Serão entregues um conjunto de ferramentas e metodologias relacionadas ao processo de criação e desenvolvimento dessa inovação e do sistema de inovação. Seja dando conhecimento para criar um projeto de inovação numa organização já existente, ou para criar e gerenciar um sistema de inovação, o aluno é estimulado a desenvolver um projeto de transformação organizacional rumo à inovação. O Módulo objetiva desenvolver nos participantes um entendimento amplo e sólido sobre o processo de gestão da inovação e seus impactos no desempenho competitivo em nível de organizações, projetos voltados para o empreender, clusters, habitats de inovação, dentre outros. Para tanto, busca entender a origem e os diversos conceitos e tipos de inovação, assim como o processo de idealização e desenvolvimento da inovação faz parte do cenário de uma empresa atual que quer se manter competitiva no mercado. Sendo assim, o módulo aborda pilares importantes sobre a temática inovação e caminhos para geração de novos negócios. Para tanto, dentre os objetivos do módulo estão: Apresentar e analisar modelos para a criação de negócios inovadores; Desenvolver a capacidade de avaliação do desempenho de negócios inovadores; Discutir o processo de criação da inovação e sua inclusão no mercado tendo, como base, as tendências tecnológicas e mercadológicas; Discutir os novos paradoxos da Inovação Aberta; Apresentar as ferramentas utilizadas para a criação da inovação; e Discutir a inovação sob o ponto de vista de novos negócios e do empreendedor. Afim de se alcançar os objetivos propostos tem-se o seguinte conteúdo programático: Conceitos de Inovação; Modelos de Inovação Modelos de Análise do Grau de Mensuração da Inovação Modelos para Concepção de Negócios Inovadores Elementos Fomentadores da Inovação; Ferramentas para Inovação e Novos Negócios; Tendências Mundiais e Visões de Futuro. III- Empreendedorismo Trata-se de desenvolver a capacidade empreendedora dos alunos, estimulando e dando ferramentas àqueles cuja vocação profissional esteja direcionada à criação de um empreendimento. Entretanto, o módulo visa também despertar os alunos para o espírito empreendedor num contexto global, estimulando o intraempreendedorismo e não somente na abertura de negócios. Nesse módulo também é possível conciliar grupos que encontrem ou possuam desafios e problemas comuns que estejam dispostos a resolver, para então co-criarem e solucionarem o problema de modo inovador, colocando em prática as ferramentas da inovação e a sua energia criativa. Em suma, busca preparar novos líderes, desenvolvendo a capacidade de gerar valor econômico e social para mudar a realidade ao seu redor a partir de projetos de impacto, desenvolvendo competências para a formação acadêmica e profissional dos futuros empreendedores. Este módulo tem como objetivos específicos: Formular uma análise de setores empresariais emergentes que inclui a apreensão da evolução tecnológica, das estratégias para o crescimento empresarial e da dinâmica organizacional das empresas; Construir Competências de Resolução Criativa de Problemas e Colaboração Interdisciplinar; Avaliar seu potencial como empreendedor, as habilidades requeridas e esboçar um projeto de vida centrado no empreendedorismo como forma de realização pessoal e profissional; Conhecer empreendedores e financiadores de iniciativas inovadoras para se familiarizar com suas estratégias, atitudes, aptidões e valores; Apresentar aos alunos o ambiente de empreendedorismo e inovação, bem como capacitar o aluno em ferramentas básicas para planejar e colocar em prática uma empresa de base tecnológica através da inovação; Apresentar marcos regulatórios de inovação e empreendedorismo, incluindo leis de fomento disponíveis aos potenciais empreendedores; e Apresentar aos alunos os ambientes de inovação existentes (incubadoras, aceleradoras, parques tecnológicos, laboratórios abertos, entre outros) e as regras de licenciamento de tecnologias que vigoram no país.
Pré-requisito Graduação:
Sim
   
Área de Conhecimento:
Mercadologia
   

Edição 22001
Número do Oferecimento 1
Período de Realização: de 13/03/2023 até 18/01/2025
Local do curso: Escola de Artes, Ciências e Humanidades - EACH - USP Av. Arlindo Bettio 1000 - Ermelino Matarazzo São Paulo-SP
Vagas: 500
 
Inscrição
On-line: de 08/08/2022 00:00 até 31/03/2023 23:59
Procedimento de inscrição: - Fazer a inscrição on line; - Fazer upload dos seguintes documentos: a) Cópias do RG e CPF (não serve cópia da habilitação, pois a mesma não contém dígito nem data de expedição do RG, informações imprescindíveis para o cadastro e para a emissão do certificado). b) Cópia do Diploma de Formação Universitária; c) Curriculum Vitae atualizado. d) Foto 3x4 * O diploma de graduação do aluno ingressante deve ser reconhecido pela USP Estrangeiros: a) Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou Passaporte; b) Diploma (frente e verso); c) Histórico da graduação informando carga horária total do curso e de cada disciplina cursada; e) Conteúdo programático cursado Valor de investimento no curso: Matrícula - 01 (uma) parcela de R$ 200,00 Mensalidades - 20 (vinte) parcelas de R$ 520,00 Dúvidas, entrar em contato no seguinte e-mail: contato_mba_usp@mbamktusp.org
 
Conteúdos/Disciplinas Módulo I – CAPACIDADES DO INOVADOR
Módulo II - GESTÃO DA INOVAÇÃO
Módulo III – EMPREENDEDORISMO
Módulo IV - TÓPICOS ESPECIAIS PRESENCIAIS
 
Responsáveis
Coordenador: Luciane Meneguin Ortega Vidal
Vice-Coordenador: Gilson Schwartz
 
Critérios de seleção: - Serão aceitos apenas candidatos com Curso superior completo em qualquer área de formação.
- Caso o número de candidatos ultrapasse 80% do número de vagas, a análise para ingresso no curso será pautada na experiência profissional, prioridades para os candidatos com mais tempo de trabalho; cargo ou função do interessado, serão priorizados Empresários, Presidentes, Diretores de Empresas, Gerentes nacionais, regionais, distritais e locais, nesta ordem.
Critérios de aprovação: Para a aprovação no curso o aluno deve: a- possuir no mínimo 75% de presença em cada disciplina; b- obter nota mínima de 7 (sete) em avaliação de aprendizagem em cada disciplina oferecida, em escala de 0 a 10 (zero a dez), que ocorrerá em dois momentos: 1- Prova escrita on Line, aplicada pela coordenação, em datas pré-agendadas, com questões referentes um conjunto de disciplinas relacionadas aos módulos que norteiam o curso: Capacidades do Inovador; Gestão da Inovação; Empreendedorismo e 2- Prova presencial ao final do curso que contempla as disciplinas e módulos ministrados; conforme Resolução CoCex 7897 de 02/12/2019; e c- Apresentar o Trabalho de Conclusão - Monografia, obtendo nota de no mínimo 7 (sete), em escala de 0 a 10 (zero a dez), atribuída por banca examinadora, composta do Professor Orientador e Professor Convidado; conforme o no. III do art. 26 da Resolução CoCEx No. 7897 de 02/12/2019.
   
Curso Pago
Isenções: Critérios a serem observados para a ocupação das vagas reservadas: Discentes egressos da USP: a) Formados pelos cursos da EACH-USP. b) Caso haja mais interessados do que o número de vagas disponíveis, a escolha se dará para o(a) egresso(a) com maior idade. Isenção de Funcionários: a) pertencer aos quadros da EACH/USP; b) possuir curso superior em IES reconhecidas pelo MEC; c) Formalizar interesse por meio de carta endereçada à coordenação do curso. Observação: * Caso haja interessado(a)s acima do número de vagas disponíveis, a indicação final será realizada pela Comissão de Treinamento da EACH/USP. * Isenção para membro da Comunidade. A vaga será disponibilizada para a Coordenação do Projeto Educativo da EACH-USP - Aprender na Comunidade - para a indicação do(a) discente bolsista que tenha curso superior em qualquer área de formação.
   
Vagas gratuitas
50
 
Local de inscrição
Telefone: (11) 912-991905
Ramal:
Fax:
Contato: Apoio MBA
Site: https://ead.mbaeachusp.com/1/home/
E-mail: ccex-each@usp.br



 
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