105867 - Módulo I – CAPACIDADES DO INOVADOR |
Período da turma: | 13/03/2023 a 17/01/2025
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Descrição: | Disciplina 1: Aula Magna
• Objetivo: apresentar uma visão geral sobre o curso que engloba os objetivos pedagógicos, a grade curricular com os módulos e disciplinas e o sistema de avaliação do Curso. Por fim, fazer um alinhamento de expectativas e responder às dúvidas dos alunos. • Ementa: explicação da jornada de aprendizagem do Curso, bem como das entregas que constituem o sistema de avaliação do Curso. Explicação dos critérios e requisitos de aprovação, tais como frequência, nota de corte, sistema de recuperação e avaliação complementar e Trabalho de Conclusão de Curso. • Tópicos ◦ Boas Vindas (4ha) ◦ Projeto Pedagógico do Módulo I (4hs) • Carga Horária: 8hs • Avaliação: será feita uma prova online, mediante a plataforma EAD, com o objetivo de checar se os alunos compreenderam os objetivos e a estrutura do Curso, bem como, o quanto eles compreenderam. • Bibliografia: BUCK Institute for Education. Aprendizagem baseada em projetos: guia para professores de ensino fundamental e médio. Porto Alegre: Artmed, 2008. CECCONELLO, A.; AJZENTAL, A. A construção do plano de negócio. São Paulo: Saraiva, 2008. DUNN, R. Understanding the Dunn and Dunn learning styles model and the need for individual diagnosis and prescription. Journal of Reading, Writing and Learning Disabilities, v. 6, p. 223-247, 1990. INSTITUIÇÃO DOS AUTORES. Regulamento do trabalho de conclusão de curso - TCC: administração de empresas e publicidade e propaganda. São Paulo: Instituição dos Autores, 2014. FERREIRA JÚNIOR, C. Guia do trabalho científico: do projeto à redação final: monografia, dissertação e tese. São Paulo: Contexto, 2011. GOPALAN, C.; FOX, D.; GAEBELEIN, C. Effect of an individual readiness assurance test on a team readiness assurance test in the team-based learning of physiology. Adv Physiol Educ, v. 37, n. 1, p. 61-4, 2013. MARCONI; A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, de elaboração, análise e de interpretação de dados. São Paulo: Atlas, 2008. MAZUR, E. Peer instruction: a revolução da aprendizagem ativa. Porto Alegre: Penso, 2015. MELO, B.; SANT´ANA, G. A prática da metodologia ativa: compreensão dos discentes enquanto autores do processo ensino-aprendizagem. Comunicação em Ciências da Saúde, 2012. MICHAELSEN, L.; KNIGHT, A.; FINK, D. Team-Based Learning: a transformative use of small groups. Westport, CT: Praeger, 2002. MIZUKAMI, M. da G. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986. TEIXEIRA, G. O estado da arte de aprendizagem centrada no aluno em administração. Revista de Administração da USP, v. 20, n. 2, p. 56-62, 1985. Disciplina 2: Auto Inovação e Relacionamento • Objetivo: estimular os participantes a se engajarem na própria jornada de auto inovação à qual se inicia com o processo de autoconhecimento com vistas à auto realização. Nesse sentido, conectar e refletir sobre as competências desenvolvidas nesse processo e como elas se conectam ao perfil de um gestor de inovação e/ou de um empreendedor. Por fim, dar conhecimento sobre metodologias úteis e práticas com esse fim. • Ementa: o processo de Autoconhecimento, Autobiografia, Arquétipos, Inteligência Emocional, Convivência Produtiva, Resiliência e Antifragilidade, Autogestão e Criatividade. Capacidade de se reconhecer, planejar e conduzir o próprio crescimento pessoal e profissional, por meio de auto diagnóstico e auto prognóstico que implique em decisões conscientes e o exercício da vontade na construção de um projeto de vida inovador e repleto de significado. • Tópicos: ◦ Convivência Produtiva, Inteligência Emocional e Empatia (16 hs) ◦ Autoconhecimento, Arquétipos e Autobiografia (12hs) ◦ Resiliência / Antifragilidade (4hs) ◦ Criatividade e Autoexpressão (4hs) ◦ Auto-gestão, Mindfulness, Propósito e Viéses Cognitivos (16) • Carga Horária Total: 52hs • Avaliação: será feita uma prova online, mediante a plataforma EAD, com o objetivo de consolidar os conteúdos da disciplina e, ao mesmo tempo, checar se os alunos compreenderam os conceitos e sua aplicação prática no contexto profissional, no dia-a-dia, bem como avaliar o nível de compreensão que obtiveram, sobre os temas, no desfecho da disciplina. • Bibliografia: AMARAL, Ana Luiza Snoeck Neiva do. A constituição da aprendizagem criativa no processo de desenvolvimento da subjetividade. 2011. 243 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2011. DRUCKER, Peter Ferdinand. Administrando para o Futuro: Os Anos 90 e a Virada do Século. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 1992. GOLEMAN, D. Inteligência Emocional. 82. ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 1995. MITJÁNS MARTÍNEZ, Albertina. Aprendizagem criativa: desafios para a prática pedagógica. In: NUNES, Cláudio Pinto (Org.). Didática e formação de professores. Ijuí: Unijuí, 2012b. p. 93-124. MITJÁNS MARTÍNEZ, Albertina. Aprendizagem criativa: uma aprendizagem diferente. In: MITIJÁNS MARTÍNEZ, Albertina; SCOZ, Beatriz Judith Lima; CASTANHO, Marisa Irene Siqueira (Orgs.). Ensino e aprendizagem: a subjetividade em foco. Brasília, DF: Liber, 2012a. p. 85-109. MITJÁNS MARTÍNEZ, Albertina. Criatividade no trabalho pedagógico e criatividade na aprendizagem: uma relação necessária? In: TACCA, Maria Carmen Villela Rosa (Org.). Aprendizagem e trabalho pedagógico. Campinas: Alínea, 2008. p. 69-94. MITJÁNS MARTÍNEZ, Albertina. Criatividade, personalidade e educação. 3. ed. Campinas: Papirus, 1997. MITJÁNS MARTÍNEZ, Albertina. O outro e sua significação para criatividade: implicações educacionais. In: SIMÃO, Lívia Mathias; MITJÁNS MARTÍNEZ, Albertina. (Orgs.). O outro no desenvolvimento humano: diálogos para a pesquisa e a prática profissional em psicologia. São Paulo: Thomson, 2004. p. 77-99. TALEB, Nassin Nicholas. Antifrágil: coisas que se beneficiam com o caos. Rio de Janeiro: Best Business, 2015. KAHANE, Adam. Como Resolver Problemas Complexos. Editora Senac, 2008. SCHARMER Otto. 2010. Teoria U – como liderar pela percepção e realização do futuro emergente. Elsevier Editora Ltda. SCHARMER, Otto. 2018. Essentials of Theory U: core principals and applications. Berrett-Koehler Publishers, Inc. SCHARMER Otto. & Kaufer, Katrin. 2014. Liderar a partir do futuro que emerge – a evolução do sistema econômico ego-cêntrico para o eco-cêntrico. Elsevier Editora Ltda. SENGE, Peter. 2011. A Quinta Disciplina – Arte e prática da organização que aprende. BestSeller. SENGE, Peter; Scharmer, Otto; Jaworski, Joseph; Flowers, Betty. 2007. Presença – propósito humano e o campo do futuro. Editora Cultrix. Disciplina 3: Liderança, Comunicação e Auto-expressão. • Objetivo: dar conhecimento sobre diferentes abordagens de liderança e comunicação para uma auto-expressão autêntica ao mesmo tempo que empática e cuidadosa nos relacionamentos. Nesse sentido, estimular o desenvolvimento de capacidades de liderança transformadora e ambidestra por meio de metodologias práticas de liderança e comunicação. • Ementa: resgate do papel do autoconhecimento e da autogestão no desenvolvimento do líder e de sua comunicação. Resgate da inteligência emocional no processo da liderança para a autogestão e para a convivência produtiva nos relacionamentos. Estilos de Liderança (líder-executor, líder-cobrador à distância e líder-professor). Liderança por propósito – o líder deve motivar seus liderados pelo propósito e não simplesmente distribuir tarefas (delegação e motivação). Leading by example (abordagem da liderança pela força do caráter, constância e coerência). Liderança autêntica, o papel das virtudes humanas em aspectos da liderança (a visão do líder, a autoridade real, a construção de um ambiente de confiança, a tomada de decisões inteligentes e espírito de serviço, a magnanimidade, a humildade, a resiliência, a prudência, a constância, a fortaleza). O líder e a comunicação (influência e persuasão como ferramentas do líder). Comunicação Não Violenta: que compreende as habilidades de falar e ouvir, que leva os indivíduos a se entregarem de coração, possibilitando a conexão com si mesmos e com os outros, permitindo assim que a compaixão se desenvolva. Quanto à expressão Não-Violenta se refere a uma condição compassiva e natural que aparece quando a violência é afastada do coração. Dar feedback para a equipe e para os colaboradores. Receber Feedback e como reagir. Vieses cognitivos e emocionais. Sistema 1 e Sistema 2 como formas de pensar. Evolução das redes digitais e impactos sobre a subjetividade: interação, imersão, colaboração, ludicidade e inteligências, semântica web, realidade virtual/aumentada, gamificação e modelos de negócio no metaverso. • Tópicos: ◦ Liderança, Comunicação não violenta e Feed Back (12hs) ◦ Arquétipos da comunicação organizacional, Níveis de Escuta e Diálogo (16hs) ◦ Metaverso e fronteiras dos relacionamentos (8hs) • Carga Horária Total: 36 • Avaliação: será feita uma prova online, mediante a plataforma EAD, com o objetivo de consolidar os conteúdos da disciplina e, ao mesmo tempo, checar se os alunos compreenderam os conceitos e sua aplicação prática no contexto profissional, no dia-a-dia, alem de avaliar o nível de compreensão que obtiveram, sobre os temas, no desfecho da disciplina. • Bibliografia: ARIELY, Dan. Previsivelmente Irracional. Ed. Campus, 2008 DRUCKER, Peter Ferdinand. Administrando para o Futuro: Os Anos 90 e a Virada do Século. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 1992. GOLEMAN, D. Inteligência Emocional. 82. ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 1995. KAHNEMAN, Daniel. Rápido e devagar: duas formas de pensar. Ed. Objetiva. São Paulo, 2012. ROSENBERG, Marshall B. Comunicação não-violenta: Técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais. São Paulo: Ágora, 2006. SCHARMER Otto. Teoria U – como liderar pela percepção e realização do futuro emergente. Elsevier Editora Ltda, 2010. SCHARMER, Otto. Essentials of Theory U: core principals and applications. Berrett-Koehler Publishers, Inc, 2018 SCHARMER, Otto; KAUFER, Katrin. Liderar a partir do futuro que emerge – a evolução do sistema econômico ego-cêntrico para o eco-cêntrico. Elsevier Editora Ltda., 2014. SCHWARTZ, G., Iconomia, Editora da Universidade Federal da Bahia, 2019. SENGE, Peter. 2011. A Quinta Disciplina – Arte e prática da organização que aprende. BestSeller, 2011. SENGE, Peter; Scharmer, Otto; Jaworski, Joseph; Flowers, Betty. Presença – propósito humano e o campo do futuro. Editora Cultrix, 2007. WORLD ECONOMIC FORUM (WEF). Referências sobre Liderança: The future of Jobs report, 2020, Towards a Reskilling Revolution – A future of jobs for all, 2018, WEF Matching Skills and Labour Market Needs Building Social Partnerships for Better Skills and Better Jobs, 2014. HBR's 10 Must Reads Ultimate Boxed Set (14 Books) – Especificamente os livros (Leadership, Managing Yourself, Emotional Inteligence, Communication e Making Smart Decisions). AVALIAÇÕES E ATIVIDADES COMPLEMENTARES Elaboração e Acompanhamento das Provas EaD (as provas são realizadas após a finalização de cada disciplina); Acompanhamento dos alunos: indicação de materiais complementares (slides das aulas, material de leitura pré e pós- aula, bibliografia, eventos, reportagens, entre outros); esclarecimento de dúvidas via e-mail após as aulas ao vivo (caso os alunos ainda tenham dúvidas acadêmicas, estas serão encaminhadas para o professor e depois repassadas ao aluno); TalkShow: ferramenta utilizada durante as aulas (ao vivo) para pergunta ao Professor via chat. Os questionamentos são respondidos, em cada aula, em tempo real pelo professor; e o Chat: ferramenta utilizada durante as aulas (ao vivo) para pergunta ao Professor via Sistema Acadêmico. As perguntas são selecionadas e respondidas após o intervalo da aula ou no último bloco. |
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Carga Horária: |
68 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 500 | ||||
Ministrantes: |
Anderson Masseli Dutra André Coimbra Felix Cardoso Fernanda Zerbini Mariano Georgia Sequeira Cunha Gilson Schwartz Haendel Motta Arantes José Glimovaldo Lupoli Junior Lourdes Alves de Souza Luciane Meneguin Ortega Vidal Rogerio Ceravolo Calia Vânia Bueno Cury |
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