Atividade

106076 - Módulo IV - TÓPICOS ESPECIAIS PRESENCIAIS

Período da turma: 13/03/2023 a 17/01/2025

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Descrição: Disciplina: Metodologia de Pesquisa

• Objetivo: dar conhecimento aos participantes sobre o método científico e a pesquisa. Nesse sentido, oferecer entendimento sobre estrutura e abordagens de pesquisa como requisito para que os alunos possam realizar o Trabalho de Conclusão de Curso/Monografia.
• Ementa: conceitos e métodos de pesquisa científica para estruturação de trabalhos acadêmicos. Métodos quantitativos ou de análise estatística de dados aplicados em trabalhos de conclusão de curso. Natureza da pesquisa, método qualitativo de pesquisa, métodos de análise, técnicas de coleta de dados, estrutura de trabalho científico, pesquisa-ação, big data, metodologias híbridas, estudos de caso. Estatística básica e Métodos de amostragem. Projeto de pesquisa e cronograma de pesquisa. Dificuldades e principais erros no processo de escrita do Trabalho de Conclusão de Curso.
• Carga horária: 16
• Avaliação: além do próprio TCC, será feita uma prova online, mediante a plataforma EAD, com o objetivo de consolidar os conteúdos da disciplina e, ao mesmo tempo, checar se os alunos compreenderam os conceitos e sua aplicação prática no contexto profissional, no dia-a-dia, bem como avaliar o nível de compreensão que obtiveram sobre os temas, no desfecho da disciplina.
• Bibliografia
COHEN, L.; MANION, L. Research methods in education. 4. ed. New York: Routledge, 1994.
DEMO, P. Metodologia do Conhecimento Científico. São Paulo: Atlas, 2000.
GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 5. ed. 2010.
MARCONI, M.A.; LAKATOS, E.M. Fundamentos de metodologia científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
MARTINS, G. A. Manual para elaboração de monografias e dissertações. São Paulo: Atlas, 1994.
MATIAS-PEREIRA, J. Manual de metodologia da pesquisa científica. 4. ed. São Paulo: Atlas, SP. 2016.
SAUNDERS, M., LEWIS, P., THORNHILL, A., (2009), Research methods for business students, Pearson Education, Essex.
SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez, 2000.
Bibliografia Complementar:
TIOLLENT, M. Pesquisa-ação nas organizações. São Paulo: Atlas, 1997.
NUNAN, D. Action research in language education. In: EDGE, J.; RICHARDS, K. (Ed.). Teachers develop teachers' research. Papers on classroom research and teacher development. Oxford: Heinemann , 1993. p. 39-49.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC/Monografia
Com relação ao desenvolvimento, entrega e apresentação tem-se:
• Objetivo: dar apoio e orientação aos alunos em seu processo de desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso/Monografia.
• Ementa: orientações sobre o processo de desenvolvimento do TCC. Principais dificuldades na escrita de uma monografia. Cumprimento do cronograma de pesquisa e relatório final. Escrita e entrega do relatório final.
• Carga Horária: 100 hs
• Avaliação: será feita a avaliação do TCC dos participantes, com o objetivo de consolidar os conteúdos do Curso e, ao mesmo tempo, checar se os alunos estão preparados para a aplicação prática dos conceitos de inovação e empreendedorismo no seu contexto profissional, no dia-a-dia, podendo ser denominados especialistas.
• Bibliografia:
COSTA, M.A.F. Projeto de pesquisa: entenda e faça. Petrópolis: Vozes, 2012.
FRAGOSO, S. Métodos de pesquisa para internet. Porto Alegre: Sulina, 2011.
LAVILLE, C.; DIONE, J. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artmed; Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.

O formato do TCC - A jornada do aluno para a construção do conhecimento
A jornada do aluno para a construção de seu conhecimento em Inovação e Empreendedorismo possui três pilares chave denominados:
Pilar I - Flourshing Innovation
Pilar II – Leadership Innovation
Pilar III – Entrepreneurship Innovation

Os três pilares são construídos com o conhecimento adquirido após a realização dos módulos oferecidos pelo curso ((módulo I - 68 hs) + (módulo II - 140 hs) + (módulo III - 136 hs) , somado ao TCC com 116 hs, totalizando 460 horas de imersão em conhecimentos capazes de mudar a visão do aluno sobre o mundo da inovação e do empreendedorismo no metarverso.

O Pilar I – Flourshing Innovation possui um processo de imersão sobre duas partes: uma Autobiografia e um Projeto de Vida Inovador. Após fundamentar e familiarizar os participantes do Curso a respeito dos conceitos e abordagens metodológicas – o que é feito ao longo das disciplinas do módulo I – será apresentado, por parte da coordenação do curso, um modelo ou “framework” (estrutura de referência denominado “Sistema de 5 Níveis”) que auxilia os alunos a realizarem essa atividade individualmente.

O Pilar II - Leadership Innovation consiste em um diagnóstico estratégico do Sistema de inovação na empresa onde se trabalha ou pretende trabalhar, seguindo-se um Framework prático denominado "Liderando a Mudança para a Inovação" com foco na melhoria estratégica do Sistema de Inovação da empresa. Parte-se de um problema ou dor atual da empresa para então, após fundamentar e familiarizar os participantes do Curso com conceitos, ferramentas e abordagens metodológicas de gestão da mudança – o aluno é conduzido a aplicar um framework (estrutura de referência para liderar a mudança para tornar a empresa mais inovadora) que auxilia os alunos a realizarem essa atividade em grupo em suas empresas. Este módulo oferece um ciclo de aprendizagem, com relação a vivencia e aplicação da inovação e empreendedorismo na empresa selecionada.

O Pilar III - Entrepreneurship Innovation é o momento em que o aluno tem a opção de desenvolver um Projeto de Negócio Inovador (um Business Plan prototipado, com as hipóteses principais validadas). Após fundamentar e familiarizar os participantes do Curso a respeito dos conceitos, ferramentas e abordagens metodológicas de criação de um novo negócio, a coordenação do Curso orienta a aplicar um framework (estrutura de referência de um pitching) que auxilia os alunos a realizarem uma apresentação voltada a investidores. Este módulo oferece ao aluno a oportunidade de vivenciar um processo de aprendizagem com relação a experimentação do ciclo inicial de estabelecimento de uma startup de base tecnológica, social e/ou ambiental.

Como resultado desta jornada parte-se para a execução do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) onde o aluno deverá dedicar 100 hs de seu tempo para realizá-lo.

Em termos de formato o TCC deve integrar todas as competências desenvolvidas ao longo do Curso. Para realizar a última disciplina (TCC, de 100h), o estudante já deve ter concluído todos os 3 módulos do Curso, incluindo a disciplina de Metodologia da Pesquisa. Como critério para aprovação dos módulos, o discente deve ter obtido, no mínimo, 75% de frequência, e sua nota deve ser maior ou igual a 7.0 (sete) em cada um deles. Há cinco modelos (frameworks) de Trabalho de Conclusão de Curso, a saber:

01) Monografia de Especialização ou Artigo Acadêmico: aprofundando um subtema da Inovação, com ênfase no estudo teórico-prático da inovação.
02) Business Plan: um plano de criação de uma startup, já trazendo o relatório de prototipagem e experimentação do negócio no mercado, seguido de um plano de investimentos. Estrutura do Business Plan: edital PIPE FAPESP – Fase I
03) Relatório PIPE FAPESP: um relatório de Inovação feito a partir da submissão e aprovação de um projeto de Inovação para o Edital PIPE FAPESP – podendo ser Fase I, II ou III, com ênfase na colaboração através da inovação aberta em parceria com atores ou stakeholders relevantes do ambiente.
04) Innovation Business Case: um artigo (estudo de caso) retratando o contexto (ambiente de negócios) e os desafios de inovação vivenciados tanto pelo setor de atuação da empresa onde se trabalha, como as dificuldades de inovação da empresa onde se trabalha.
05) Plano de Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica: a empresa em que o participante trabalha, que deve englobar e integrar os seguintes desafios: (i) revisão e melhoria da estratégia de inovação e sistema de inovação da empresa onde se trabalha; (ii) proposta de criação de novos negócios ou startups (spin-offs); e (iii) posicionamento ecossistêmico com ênfase em colaboração através da inovação aberta em parceria com atores ou stakeholders relevantes do ambiente.

Carga Horária:

16 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 500
 
Ministrantes: Gilson Schwartz
Luciane Meneguin Ortega Vidal


 
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