Unidade:
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Escola de Artes, Ciências e Humanidades |
Modalidade:
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Difusão |
Tipo:
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à Distância |
Público Alvo:
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Sociedade em geral, estudantes, interessados em artes e suas relações com a contemporaneidade. Não é necessário conhecimento prévio a respeito do tema, os cursos terão como ponto de partida o público não especializado. |
Objetivo:
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Difundir reflexões e debates sobre aspectos que atravessam a arte e a sociedade dos dias atuais, de forma a estimular conexões entre o conhecimento produzido na universidade e o público em geral.
I. Colaborações e coletividades
DIA 22/11 - Milena Durante e Lola Fabres
Carga horária: 3h
Nesse módulo será abordada a atuação de práticas coletivas e colaborativas na arte contemporânea e discutido o envolvimento que trabalhos desses coletivos e colaborativos estabelecem com grupos sociais do seu entorno. A partir das pesquisas de Lola Fabres, que lança um olhar sobre metodologias utilizadas nessas práticas, e de Milena Durante, que se volta às interações entre coletivos artísticos e a ocupação Prestes Maia em São Paulo, o módulo pretende traçar contrapontos entre os procedimentos de práticas artísticas que operam nos contextos rurais e aqueles que dialogam com centros urbanos.
II. Imagens em trânsito e a incerteza de ser, ou não, uma obra de arte
DIA 23/11 - Charlene Cabral e Nina Rahe
Carga horária: 3h
Partindo da ideia do crítico norte-americano Harold Rosenberg de que o principal atributo de uma obra de arte não é a espacialidade intrínseca, mas sua circulação, uma vez que os objetos artísticos estão sempre em movimento por meio de suas reproduções (nos livros de arte, artigos ilustrados, catálogos de exposições, redes sociais), Charlene Cabral e Nina Rahe analisam como as imagens são realocadas de contexto e ressignificadas como trabalhos de arte.
III. Arte contemporânea e sua institucionalização
DIA 24/11 - Amanda Bonan, Danilo Xavier e Jorge Luiz Miguel
Carga horária: 3h
Por meio de uma análise sobre os processos de institucionalização das artes, Danilo Xavier analisa a implementação dos núcleos de formação de artistas em São Paulo entre os anos 1950 e 1970, observando as relações com a profissionalização e atuação dos artistas nos mercados locais e no meio artístico. Amanda Bonan e Jorge Luiz Miguel abordam os desdobramentos recentes no meio da arte deste processo, com atenção especial para os impasses que o atual modelo de circulação de exposições traz para a liberdade de expressão artística.
IV. Analívia Cordeiro, Rosana Paulino: corpo, memória e tecnologia
Dia 25/11 - Nina Barreto e Vanessa Oliveira
Carga horária: 3h
A produção das artistas Analívia Cordeiro e Rosana Paulino será analisada a partir de temas como corpo, memória e tecnologia em um encontro de caráter diálogo e expositivo. O objetivo é compartilhar as investigações de Vanessa Oliveira e Nina Barreto acerca dos trabalhos M3x3, 0- 45° e Cambiantes, de Analívia Cordeiro, e Assentamento, de Rosana Paulino. Enquanto as obras de Cordeiro serão discutidas na perspectiva da tecnologia e do Concretismo, o trabalho de Paulino será abordado a partir de seus diálogos com práticas culturais afro-brasileiras. |
Pré-requisito Graduação:
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Não |
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Área de Conhecimento:
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Artes Plásticas
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