Atividade

103974 - ENTRE ARTES CONTEMPORÂNEAS

Período da turma: 22/11/2021 a 25/11/2021

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Descrição: I. Colaborações e coletividades
Nesse módulo será abordada a atuação de práticas coletivas e colaborativas na arte
contemporânea e discutido o envolvimento que trabalhos desses coletivos e colaborativos
estabelecem com grupos sociais do seu entorno. A partir das pesquisas de Lola Fabres, que
lança um olhar sobre metodologias utilizadas nessas práticas, e de Milena Durante, que se
volta às interações entre coletivos artísticos e a ocupação Prestes Maia em São Paulo, o
módulo pretende traçar contrapontos entre os procedimentos de práticas artísticas que operam
nos contextos rurais e aqueles que dialogam com centros urbanos.
II. Imagens em trânsito e a incerteza de ser, ou não, uma obra de arte
Partindo da ideia do crítico norte-americano Harold Rosenberg de que o principal atributo de
uma obra de arte não é a espacialidade intrínseca, mas sua circulação, uma vez que os objetos
artísticos estão sempre em movimento por meio de suas reproduções (nos livros de arte,
artigos ilustrados, catálogos de exposições, redes sociais), Charlene Cabral e Nina Rahe
analisam como as imagens são realocadas de contexto e ressignificadas como trabalhos de
arte.
III. Arte contemporânea e sua institucionalização
Por meio de uma análise sobre os processos de institucionalização das artes, Danilo Xavier
analisa a implementação dos núcleos de formação de artistas em São Paulo entre os anos
1950 e 1970, observando as relações com a profissionalização e atuação dos artistas nos
mercados locais e no meio artístico. Amanda Bonan e Jorge Luiz Miguel abordam os
desdobramentos recentes no meio da arte deste processo, com atenção especial para os
impasses que o atual modelo de circulação de exposições traz para a liberdade de expressão
artística.
IV. Analívia Cordeiro, Rosana Paulino: corpo, memória e tecnologia
A produção das artistas Analívia Cordeiro e Rosana Paulino será analisada a partir de temas
como corpo, memória e tecnologia em um encontro de caráter diálogo e expositivo. O objetivo
é compartilhar as investigações de Vanessa Oliveira e Nina Barreto acerca dos trabalhos 
M3x3, 0- 45° e Cambiantes, de Analívia Cordeiro, e Assentamento, de Rosana Paulino.
Enquanto as obras de Cordeiro serão discutidas na perspectiva da tecnologia e do
Concretismo, o trabalho de Paulino será abordado a partir de seus diálogos com práticas
culturais afro-brasileiras.
BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Tradução de Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
BEIGUELMAN, Giselle. Políticas da imagem: vigilância e resistência na dadosfera. São Paulo: Ubu Editora, 2021o
BISHOP, Claire. Antagonismo e estética relacionamento foi l. Tradução: Milena Batista Durante. Revista Tatuí no12. Disponível em: .
CORDEIRO, Analivia. Nota-Anna. A escrita eletrônica dos movimentos do corpo baseada no método Laban/ Analivia Cordeiro. São Paulo: Annablume: FAPESP, 1998. Apto aa
HALL, Stuart. Que “negro” é esse na cultura negra? Trad. Sayonara Amaral. Da diáspora, p. 317-330, 2 de013.aaaá
LADDAGA, Reinaldo. Estética da Emergência. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
MESQUITA, André. Insurgências Poéticas: arte ativista e ação coletiva. (1990-2000). São Paulo: Annablume, 2010.
MOTTA, Gustavo de Moura Valença. Discursos de contrainformação: coletivos de artistas e curadores-autores no Brasil (2000-2015). Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais – Escola de Comunicação e Artes/ Universidade de São Paulo, 2018.
ROSENBERG, Harold. O objeto ansioso. Tradução de Vera Pereira. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.
ROUILLÉ, André. A fotografia: entre documento e arte contemporânea. Tradução de Constancia Egrejas. São Paulo: Senac São Paulo, 2009.
SANTAELLA, Lucia. Pós-humano por quê? REVISTA USP, São Paulo, n.74, p. 126-137, junho/agosto 2007.
SIBILIA, Paula. O show do eu: a intimidade como espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 2016.
WU, Chin-Tao. Privatização da cultura a intervenção corporativa nas artes desde os anos 80. São Paulo: Boitempo, 2006.

Carga Horária:

12 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 200
 
Ministrantes: Amanda Bonan Gusmão Porto
Charlene Cabral Pinheiro
Danilo Moreira Xavier
Jorge Luiz Miguel
Marina Ciambra Rahe
Milena Batista Durante
Nina Ferreira Barreto
Paola Mayer Fabres
Vanessa Lopes de Oliveira


 
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