103974 - ENTRE ARTES CONTEMPORÂNEAS |
Período da turma: | 22/11/2021 a 25/11/2021
|
||||
|
|||||
Descrição: | I. Colaborações e coletividades
Nesse módulo será abordada a atuação de práticas coletivas e colaborativas na arte contemporânea e discutido o envolvimento que trabalhos desses coletivos e colaborativos estabelecem com grupos sociais do seu entorno. A partir das pesquisas de Lola Fabres, que lança um olhar sobre metodologias utilizadas nessas práticas, e de Milena Durante, que se volta às interações entre coletivos artísticos e a ocupação Prestes Maia em São Paulo, o módulo pretende traçar contrapontos entre os procedimentos de práticas artísticas que operam nos contextos rurais e aqueles que dialogam com centros urbanos. II. Imagens em trânsito e a incerteza de ser, ou não, uma obra de arte Partindo da ideia do crítico norte-americano Harold Rosenberg de que o principal atributo de uma obra de arte não é a espacialidade intrínseca, mas sua circulação, uma vez que os objetos artísticos estão sempre em movimento por meio de suas reproduções (nos livros de arte, artigos ilustrados, catálogos de exposições, redes sociais), Charlene Cabral e Nina Rahe analisam como as imagens são realocadas de contexto e ressignificadas como trabalhos de arte. III. Arte contemporânea e sua institucionalização Por meio de uma análise sobre os processos de institucionalização das artes, Danilo Xavier analisa a implementação dos núcleos de formação de artistas em São Paulo entre os anos 1950 e 1970, observando as relações com a profissionalização e atuação dos artistas nos mercados locais e no meio artístico. Amanda Bonan e Jorge Luiz Miguel abordam os desdobramentos recentes no meio da arte deste processo, com atenção especial para os impasses que o atual modelo de circulação de exposições traz para a liberdade de expressão artística. IV. Analívia Cordeiro, Rosana Paulino: corpo, memória e tecnologia A produção das artistas Analívia Cordeiro e Rosana Paulino será analisada a partir de temas como corpo, memória e tecnologia em um encontro de caráter diálogo e expositivo. O objetivo é compartilhar as investigações de Vanessa Oliveira e Nina Barreto acerca dos trabalhos M3x3, 0- 45° e Cambiantes, de Analívia Cordeiro, e Assentamento, de Rosana Paulino. Enquanto as obras de Cordeiro serão discutidas na perspectiva da tecnologia e do Concretismo, o trabalho de Paulino será abordado a partir de seus diálogos com práticas culturais afro-brasileiras. BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Tradução de Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984. BEIGUELMAN, Giselle. Políticas da imagem: vigilância e resistência na dadosfera. São Paulo: Ubu Editora, 2021o BISHOP, Claire. Antagonismo e estética relacionamento foi l. Tradução: Milena Batista Durante. Revista Tatuí no12. Disponível em: CORDEIRO, Analivia. Nota-Anna. A escrita eletrônica dos movimentos do corpo baseada no método Laban/ Analivia Cordeiro. São Paulo: Annablume: FAPESP, 1998. Apto aa HALL, Stuart. Que “negro” é esse na cultura negra? Trad. Sayonara Amaral. Da diáspora, p. 317-330, 2 de013.aaaá LADDAGA, Reinaldo. Estética da Emergência. São Paulo: Martins Fontes, 2006. MESQUITA, André. Insurgências Poéticas: arte ativista e ação coletiva. (1990-2000). São Paulo: Annablume, 2010. MOTTA, Gustavo de Moura Valença. Discursos de contrainformação: coletivos de artistas e curadores-autores no Brasil (2000-2015). Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais – Escola de Comunicação e Artes/ Universidade de São Paulo, 2018. ROSENBERG, Harold. O objeto ansioso. Tradução de Vera Pereira. São Paulo: Cosac & Naify, 2004. ROUILLÉ, André. A fotografia: entre documento e arte contemporânea. Tradução de Constancia Egrejas. São Paulo: Senac São Paulo, 2009. SANTAELLA, Lucia. Pós-humano por quê? REVISTA USP, São Paulo, n.74, p. 126-137, junho/agosto 2007. SIBILIA, Paula. O show do eu: a intimidade como espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 2016. WU, Chin-Tao. Privatização da cultura a intervenção corporativa nas artes desde os anos 80. São Paulo: Boitempo, 2006. |
||||
Carga Horária: |
12 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 200 | ||||
Ministrantes: |
Amanda Bonan Gusmão Porto Charlene Cabral Pinheiro Danilo Moreira Xavier Jorge Luiz Miguel Marina Ciambra Rahe Milena Batista Durante Nina Ferreira Barreto Paola Mayer Fabres Vanessa Lopes de Oliveira |
voltar |
Créditos © 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |