Unidade:
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Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
Modalidade:
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Difusão |
Tipo:
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à Distância |
Público Alvo:
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Interessados em geral. |
Objetivo:
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Este curso propõe um olhar crítico-analítico sobre quatro filmes francófonos que abordam a problemática do colonialismo e da antinegritude na França Metropolitana e nos países africanos de colonização francesa: As estátuas também morrem (1953) dir. Chris Marker e Alain Resnais; A pirâmide humana (1961), dir. Jean Rouch; A negra de... (1966), dir. Ousmane Sembène, e Ó, Sol (1967), dir. Med Hondo. O objetivo do curso reside em refletir acerca de representações cinematográficas atinentes, notadamente, às soluções estéticas mobilizadas para a representação da negritude; à antinegritude como política do Estado francês; à subsequente exploração da mão de obra imigrante na França dos anos 1960, e às políticas coloniais francesas para com artefatos culturais africanos. Mobilizam-se, portanto, conceitos tais como os de autoria, (autor)representação, evento racial (SILVA, 2018; 2022) e Afropessimismo (WILDERSON, 2021) para pensar a formalização cinematográfica 1) do negro como sujeito colonial; 2) do afeto interracial como acontecimento supostamente redentor do racismo, e 3) das práticas etnocidas empreendidas pelas políticas de governo francesas ao longo do século XX, inclusive, com destaque, os campos estético, artístico e cultural.
As aulas serão ministradas através da Plataforma Google Meet. Os textos de referência serão disponibilizados em formato digital para os alunos inscritos. |
Pré-requisito Graduação:
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Não |
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Área de Conhecimento:
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Letras
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