127534 - Colonialismo, antinegritude e representação no cinema francófono (pós-)colonial |
Período da turma: | 10/10/2024 a 31/10/2024
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Descrição: | 1) Aula 1: As estátuas também morrem?
Análise do média-metragem As estátuas também morrem/Les statues meurent aussi (1953), dos cineastas Alain Resnais e Chris Marker. Restituição do debate entre a posição crítica dos cineastas, de um lado, e as ideias defendidas nos ensaios estéticos de André Malraux, de outro. Considerações sobre o caráter profundamente violento da instituição museológica e do mercado de arte. Exame da proposta política do filme, sobretudo no que concerne à sua denúncia da pilhagem colonial e do fetiche da assim chamada “arte negra”. 2) Aula 2: Desconstruindo a pirâmide humana Análise do longa-metragem A pirâmide humana/La pyramide humaine (1961), dirigido por Jean Rouch. Avaliação do método de filmagem de Rouch e da postura discursiva por ele adotada ao retratar a amizade e o afeto interraciais. Crítica da concepção roucheana do “cinéma vérité”. 3) Aula 3: “De…”: genitivo ou ablativo? Análise do filme A negra de…/La noire de… (1966), do realizador senegalês Ousmane Sembène. Leitura de excertos do conto homônimo de Ousmane Sembène. Comparação dos excertos literários com a adaptação cinematográfica. Apontamento de paralelos entre o longa e o romance epistolar Cartas a uma negra: narrativa antilhana, de Françoise Ega. Diálogo com o conceito de patriarcado compósito (MACÉ, 2014) para pensar a atuação do regime colonial sobre as dinâmicas relacionais e performativas de gênero. 4) Aula 4: Med Hondo, afropessimista Análise do longa-metragem Ó, Sol/Soleil, Ô (1967), dirigido pelo mauritano Med Hondo. Confronto entre o filme e os ensaios Pele negra, máscaras brancas ([1952] 2020) e Os condenados da terra ([1961] 2022), de Frantz Fanon, e Afropessimismo (2021), de Frank B. Wilderson. Reflexão sobre o conceito de evento racial (SILVA, 2016) aplicado ao tempo cinematográfico. Bibliografia: BHABHA, Homi. O local da cultura. Belo Horizonte, Editora UFMG, 1998. BRINK, Joram. Building bridges: the cinema of Jean Rouch. London: Wallflower, 2007. CARNEIRO, Sueli. Dispositivo de racialidade. a construção do outro como não-ser como fundamento do ser. Rio de Janeiro: Zahar, 2023. CÉSAIRE, Aimé. Discurso sobre o colonialismo. São Paulo: Veneta, 2020. CLAUDE, Murcia. Nouveau roman, nouveau cinéma. Paris: Nathan, 1998. DIDI-HUBERMAN, Georges. L’album de l’art à l’époque du Musée Imaginaire. Paris: Hazan, 2015. EGA, Françoise. Cartas a uma negra: narrativa antilhana. São Paulo: Todavia, 2021 FANON, Frantz. Os condenados da terra. Rio de Janeiro: Zahar, 2022. FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. São Paulo: Ubu, 2020. FERDINAND, Malcolm. Uma ecologia decolonial. São Paulo: Ubu, 2022. FOFANA, Amadou; VETINDE, Lifongo. Ousmane Sembène and the Politics of Culture. Lanham: Lexington, 2014. GLISSANT, Édouard. Le discours antillais. Paris: Seuil, 1981. GLISSANT, Édouard. Poética da Relação. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2021. GUTBERLET, Marie-Hélène; KUSTER, Brigitta. On the Run: Perspectives on the Cinema of Med Hondo. [s. l.]: Archive Books, 2021. GUTBERLET, Marie-Hélène; KUSTER, Brigitta (Org.). 1970-2018: Interviews with Med Hondo. [s. l.]: Archive Books/Arsenal – Institut für Film und Videokunst, 2021. HEIDEL, Karl. Ethnographic film. Texas: Austin University of Texas Press, 2006. HENLEY, Paul. The Adventure of the Real: Jean Rouch and the Craft of Ethnographic Cinema. Chicago/Londres: University of Chicago Press, 2010. JEANCOLAS, Jean-Pierre. Histoire du cinéma français. Paris: Armand Colin, 2005. MACÉ, Éric. L’après-patriarcat. Paris: Seuil, 2015. MALRAUX, André. Le Musée Imaginaire. Paris: Gallimard, 1996. MUDIMBE, V. Y. A Invenção da África. Gnose, Filosofia e a Ordem do Conhecimento. Portugal: Edições Pedago, 2013a. MUDIMBE, V. Y. A Ideia de África. Portugal: Edições Pedago, 2013b. PÉGUY, Charles. “Réponse brève à Jaurès”. In: PÉGUY, Charles. Oeuvres en prose complètes. Paris: Gallimard, 1987. PRÉDAL, René (Org.). Jean Rouch ou le ciné-plaisir. CinémAction, n. 81, 1996. QUINCY, Quatremère de. Cartas a Miranda. Cotia: Ateliê Editorial, 2016. ROUCH, Jean. Ciné-Ethnography. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2003. SCHEINFEIGEL, Maxime. Jean Rouch. Paris: CNRS, 2008. SEMBÈNE, Ousmane. Ousmane Sembene: Dialogues With Critics and Writers. Massachusetts: UMP, 1993. SHOHAT, Ella; STAM, Robert. Crítica da imagem eurocêntrica. São Paulo: Cosac Naify, 2006. SILVA, Denise Ferreira da. Homo modernus: para uma ideia global de raça. Rio de Janeiro: Cobogó, 2022 SILVA, Denise Ferreira da. O evento racial ou aquilo que acontece sem o tempo [2016]. In: Histórias Afro-Atlânticas. v. 2. Antologia. São Paulo: MASP, 2018, p. 407-411. VERGÈS, Françoise. Decolonizar o museu: Programa de desordem absoluta. São Paulo: Ubu, 2023. WILDERSON, Frank B. Afropessimismo. São Paulo: Todavia, 2021. |
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Carga Horária: |
8 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 50 | ||||
Ministrantes: |
Camila Geovanna Alves da Silva Guilherme de Almeida Gesso |
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