70200002 - Formação e fortalecimento das Redes de Atenção à Saúde em Álcool e Drogas do estado de SP
Unidade:
Escola de Enfermagem
Modalidade:
Aperfeiçoamento
Tipo:
à Distância
Público Alvo:
Gestores e lideranças que atuam no campo de álcool e outras drogas no SUS-SP
Objetivo:
Capacitar gestores e trabalhadores para compreenderem as diretrizes e políticas públicas relacionadas ao tratamento de dependência química, promovendo uma atuação alinhada com as linhas de cuidado estaduais para essa população.
Promover o desenvolvimento de competências na coordenação e integração de serviços de saúde, facilitando o acesso e a continuidade do cuidado para os usuários com problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas.
Fornecer conhecimentos atualizados sobre estratégias de prevenção, tratamento e reabilitação no contexto das redes de atenção à saúde, visando as linhas de cuidado estaduais.
Estimular a troca de experiências e boas práticas entre os gestores, fortalecendo a colaboração e a sinergia entre os diferentes níveis de atenção à saúde dentro das redes regionais de saúde de São Paulo.
Capacitar os participantes na gestão e otimização de processos dentro das redes de atenção à saúde, visando à eficiência na utilização dos recursos públicos disponíveis.
Contribuir para a construção de uma rede de cuidado integrada e eficiente, por meio de linhas de cuidado, capazes de responder de maneira adequada às necessidades dos territórios.
Pré-requisito Graduação:
Sim
Área de Conhecimento:
Enfermagem Psiquiátrica
Edição
24001
Número do Oferecimento
1
Período de Realização:
de 10/07/2025 até 10/01/2026
Local do curso:
EEUSP
Vagas:
180
Inscrição
Presencial:
de 23/06/2025 até 28/06/2025
Procedimento de inscrição:
O curso é destinado aos gestores das Redes de Atenção à Saúde em Álcool e Drogas do estado de SP, serão oferecidas 10 vagas para cada uma das 18 Redes Regionais de Atenção à Saúde (RRAS), a lista de inscritos por RRAS serão indicadas pela Secretaria de Estado da Saúde.
gestores das Redes de Atenção à Saúde em Álcool e Drogas do estado de SP indicados pela Secretaria de Estado da Saúde.
Critérios de aprovação:
Nota mínima 7 em cada disciplina/atividade, numa escala de 0 a 10; frequência mínima de 75% em cada uma das disciplinas/atividades na monografia a nota deverá ser igual ou superior a 7, numa escala de 0 a 10, avaliada p/ banca examinadora, para aprovação final.