Unidade:
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Faculdade de Educação |
Modalidade:
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Atualização |
Tipo:
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Presencial |
Público Alvo:
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Gestores/as escolares das escolas participantes do "Projeto Marcadores Sociais das Diferenças em Contextos Escolares" oferecido pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo entre os anos de 2021-2022 que possuam comprovante de participação. |
Objetivo:
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Oferecer aportes conceituais para integrantes de equipes gestoras de escolas públicas para a compreensão dos fundamentos teóricos que embasam o conhecimento sobre Estado, Sociedade e Educação que, por sua vez, impactam nas ações e tomadas de decisões no campo da política educacional e da gestão escolar. Em específico o curso vai se debruçar sobre três aspectos dessas categorias: (1) os diferentes conceitos de Estado e suas implicações na política educacional; (2) a função social da escola pública e a gestão democrática, sobretudo nos seus aspectos relacionados à comunidade escolar e ao território e; (3) as políticas de fomento à equidade, sobretudo no que diz respeito às condicionalidades para recebimento da verba pública a partir dos mecanismos do Novo Fundeb, principalmente aqueles ligados ao §3 do artigo 14, Lei 14.113/2020, qual seja, a redução da desigualdades raciais. Adicionalmente, o objetivo do curso é apresentar aos gestores escolares outros aspectos do conhecimento produzido na contemporaneidade que dialogam com as práticas cotidianas da realidade escolar e, portanto, podem colaborar na tomada de decisão diante do desafio de uma gestão escolar democrática que acolha os princípios da educação de qualidade e equidade. |
Pré-requisito Graduação:
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Sim |
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Área de Conhecimento:
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Administração Educacional
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