Unidade:
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Instituto de Química |
Modalidade:
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Difusão |
Tipo:
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Presencial |
Público Alvo:
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Professores de Química e Ciências. |
Objetivo:
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O ensino de Química Orgânica tem sido um dos grandes problemas da educação química, ao menos no Brasil, por três grandes razões: ser desvinculado dos demais conteúdos da Química, ter como foco operações de classificação e nomenclatura de compostos orgânicos e não ser contextualizado. Ao salientarmos os problemas do ensino de Química Orgânica na educação básica, também buscamos mostrar como o ensino desta importante área da Química poderia ser tratado. Assim, estamos diante de um desafio, o de repensar e replanejar o ensino de Química Orgânica sem perder a perspectiva de possibilitar aos que almejam a continuidade de seus estudos, mas oferecendo aos jovens cidadãos a possibilidade de exercer sua cidadania, utilizando, também, conhecimentos construídos na escola. A Química Orgânica oferece uma oportunidade ímpar de contextualização e abordagem CTSA no ensino de Química.
Assim, o ensino de Química Orgânica, além de possibilitar o domínio da linguagem e dos modos de representação próprios, deve também dar condições para que os estudantes possam compreender os materiais e fenômenos envolvendo compostos de carbono presentes em sua vida. Tal abordagem possibilitaria a superação de parte das dificuldades relativas ao ensino e à aprendizagem de Química Orgânica, citadas anteriormente, e favoreceria a formação de uma visão mais realista e crítica da ciência e do termo "orgânico", tão presente em nosso cotidiano e cada vez mais apropriado pelos meios de comunicação. |
Pré-requisito Graduação:
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Não |
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Área de Conhecimento:
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Química
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