95072 - 19º Encontro USP Escola: Propostas de Contextualização do Ensino de Química Orgânica. |
Período da turma: | 13/01/2020 a 17/01/2020
|
||||
|
|||||
Descrição: | 19º Encontro USP Escola: Propostas de Contextualização do Ensino de Química Orgânica.
Dia da semana Período Segunda-feira 08:00 às 17:00 Terça-feira 08:00 às 17:00 Quarta-feira 08:00 às 17:00 Quinta-feira 08:00 às 17:00 Sexta-feira 08:00 às 17:00 Carga Horária Ministrada Aulas Teóricas em Sala de Aula: 15:00h Aulas Práticas ou de Campo: 15:00h Seminários: 0h Total Ministrado: 30:00h Carga Horária Não Ministrada Atividades Supervisionadas: 10:00h Total não Ministrado: 10:00h Carga Horária Total da Disciplina: 40:00h Detalhamento: Significado de contextualização e ensino CTSA; Química Orgânica como tema para o ensino de química; Proposta de assuntos relacionados ao tema para planejar e propor planos de ensino em química; Discussão dos conceitos envolvidos nos experimentos a respeito do tema; Representação de moléculas orgânicas, utilizando recursos multimídia; Apresentação da produção dos cursistas. Ementa: Procuramos, neste curso de formação continuada, apresentar algumas propostas de trabalho com foco na Química Orgânica. Sabemos que o ensino de Química Orgânica pode ser um desafio para nós professores, se nossa intenção for a de superar as marcas que tradicionalmente esse ensino vem tendo, ou seja se queremos que os estudantes tenham uma compreensão mais aprofundada do papel da Ciência e da Tecnologia na vida individual e na sociedade, através da interligação dos conteúdos ao contexto social e da promoção de um ensino que possibilite o desenvolvimento de competências que permitam ao educando entender o mundo físico, julgar e tomar suas próprias decisões sobre situações relacionadas ao conhecimento científico, ampliando o sentido de sua cidadania.O material do curso apresenta um conjunto de atividades experimentais, algumas temáticas e outras isoladas, além de uma série de temas que permitem abordagens CTS de conteúdo de química orgânica, indicando textos para leitura a fim de aprofundar essas abordagens. Bibliografia Brasil, Ministério da Educação. PCN+ Orientações complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Ministério da educação, 2003. Currículo do Estado e São Paulo. MARCONDES, M. E. R. et. al. Oficinas Temáticas no Ensino Público visando a Formação Continuada de Professores. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2007. GEPEQ (Grupo de Pesquisa em Educação Química – Instituto de Química USP). MARCONDES, Maria E. R. (coord.); GAIA, Anderson M.; SOUZA, Fabio L. de; AKAHOSHI, Luciane H.; SANTOS, Maria do C. de A.; MARCONDES, Maria E. R.; SALES, Maria G. P.; OLIVEIRA Jr., Milton M. de; CARMO, Miriam P. do; SUART, Rita de C.; MARTORANO, Simone A. de A. Atividades Experimentais de Química no Ensino Médio: reflexões e propostas. São Paulo: SEE/CENP, 2009. Artigos da revistas científicas como Química Nova na Escola, Química Nova que apresentam artigos de trabalhos em sala de aula e pesquisas relativos aos temas a serem abordados no curso. |
||||
Carga Horária: |
40 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 40 | ||||
Ministrantes: |
Matheus Marques Ribeiro |
voltar |
Créditos © 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |