Atividade

95072 - 19º Encontro USP Escola: Propostas de Contextualização do Ensino de Química Orgânica.

Período da turma: 13/01/2020 a 17/01/2020

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: 19º Encontro USP Escola: Propostas de Contextualização do Ensino de Química Orgânica.
Dia da semana Período
Segunda-feira 08:00 às 17:00
Terça-feira 08:00 às 17:00
Quarta-feira 08:00 às 17:00
Quinta-feira 08:00 às 17:00
Sexta-feira 08:00 às 17:00

Carga Horária Ministrada
Aulas Teóricas em Sala de Aula: 15:00h
Aulas Práticas ou de Campo: 15:00h
Seminários: 0h
Total Ministrado: 30:00h

Carga Horária Não Ministrada
Atividades Supervisionadas: 10:00h
Total não Ministrado: 10:00h

Carga Horária Total da Disciplina: 40:00h

Detalhamento:
Significado de contextualização e ensino CTSA; Química Orgânica como tema para o ensino de química; Proposta de assuntos relacionados ao tema para planejar e propor planos de ensino em química; Discussão dos conceitos envolvidos nos experimentos a respeito do tema; Representação de moléculas orgânicas, utilizando recursos multimídia; Apresentação da produção dos cursistas.

Ementa:
Procuramos, neste curso de formação continuada, apresentar algumas propostas de trabalho com foco na Química Orgânica. Sabemos que o ensino de Química Orgânica pode ser um desafio para nós professores, se nossa intenção for a de superar as marcas que tradicionalmente esse ensino vem tendo, ou seja se queremos que os estudantes tenham uma compreensão mais aprofundada do papel da Ciência e da Tecnologia na vida individual e na sociedade, através da interligação dos conteúdos ao contexto social e da promoção de um ensino que possibilite o desenvolvimento de competências que permitam ao educando entender o mundo físico, julgar e tomar suas próprias decisões sobre situações relacionadas ao conhecimento científico, ampliando o sentido de sua cidadania.O material do curso apresenta um conjunto de atividades experimentais, algumas temáticas e outras isoladas, além de uma série de temas que permitem abordagens CTS de conteúdo de química orgânica, indicando textos para leitura a fim de aprofundar essas abordagens.

Bibliografia
Brasil, Ministério da Educação. PCN+ Orientações complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Ministério da educação, 2003.
Currículo do Estado e São Paulo.
MARCONDES, M. E. R. et. al. Oficinas Temáticas no Ensino Público visando a Formação Continuada de Professores. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2007.
GEPEQ (Grupo de Pesquisa em Educação Química – Instituto de Química USP). MARCONDES, Maria E. R. (coord.); GAIA, Anderson M.; SOUZA, Fabio L. de; AKAHOSHI, Luciane H.; SANTOS, Maria do C. de A.; MARCONDES, Maria E. R.; SALES, Maria G. P.; OLIVEIRA Jr., Milton M. de; CARMO, Miriam P. do; SUART, Rita de C.; MARTORANO, Simone A. de A. Atividades Experimentais de Química no Ensino Médio: reflexões e propostas. São Paulo: SEE/CENP, 2009.
Artigos da revistas científicas como Química Nova na Escola, Química Nova que apresentam artigos de trabalhos em sala de aula e pesquisas relativos aos temas a serem abordados no curso.

Carga Horária:

40 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 40
 
Ministrantes: Matheus Marques Ribeiro


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP