Cursos e Atividades de Extensão

450300058 - Provas e Demonstrações Matemáticas na Educação Básica: tematização e práticas de ensino.

Unidade:
Instituto de Matemática e Estatística
Modalidade:
Atualização
Tipo:
Presencial
Público Alvo:
Professores de Matemática que estejam lecionando em escola pública para ao menos uma turma de Ensino Fundamental II ou Ensino Médio
Objetivo:
- Aprofundar a compreensão dos processos mentais envolvidos na produção de provas matemáticas, tanto para aprimoramento pessoal dos participantes quanto para identificar as dificuldades enfrentadas por estudantes em tarefas dessa natureza. - Refletir sobre o papel e o valor didático das provas matemáticas na Educação Básica. - Identificar e propor estratégias para os desafios do trabalho com provas matemáticas na sala de aula. Objetivos específicos: - Ampliar a compreensão sobre algumas das dificuldades enfrentadas por estudantes nos primeiros contatos com provas/demonstrações matemáticas, como o uso de definições pouco familiares; - Contrapor a dificuldade ao tentar resolver o exercício pela primeira vez com a aparente facilidade de compreender os conceitos que estão em jogo depois que o exercício é resolvido (em uma meta-análise), a fim de discutir os efeitos nocivos de considerar como óbvia uma atividade que contenha elementos inéditos para os estudantes; - Trazer à tona o caráter singular e único das provas de cada participante a fim de desbancar a noção de que existe apenas uma demonstração correta para cada proposição. - Perceber que "assumir afirmações não justificadas" é um requisito para se produzir uma prova. - Discutir sobre quando e quanto se pode assumir em uma prova. - Ter a experiência de participar de uma atividade investigativa em um contexto puramente matemático e discutir sobre isso; - Observar de perto como surgem as conjecturas e de que maneiras elas se desenvolvem, explicitando a dialética entre as tentativas de validação e de refutação. - Discutir sobre a validade de justificativas intuitivas e o papel delas na construção do conhecimento matemático. - Estimular a criticidade e discutir sua importância na prática matemática. - Desenvolver familiaridade com a estrutura das provas construtivas de existência. - Conceber argumentações que não caminhem no sentido da generalização, e discutir o valor didático desses tipos de inferência. - Desenvolver familiaridade com o uso de quantificadores lógicos (universal e existencial). - Discutir sobre a ideia de particularização, sua validade e sua importância.
Pré-requisito Graduação:
Sim
   
Área de Conhecimento:
Matemática
   

Edição 25001
Número do Oferecimento 1
Período de Realização: de 10/05/2025 até 04/10/2025
Local do curso: Instituto de Matemática e Estatística Rua do Matão, 1010, Cidade Universitária - SP CEP: 05508-090
Vagas: 30
 
Inscrição
Presencial: de 15/04/2025 até 05/05/2025 das 00:00 às 23:59
Procedimento de inscrição: https://www.ime.usp.br/caem/cursos.php
 
Conteúdos/Disciplinas Provas e Demonstrações Matemáticas na Educação Básica: tematização e práticas de ensino
 
Responsáveis
Coordenador: Ana Paula Jahn
 
Critérios de seleção: Ordem de Inscrição
Critérios de aprovação: Frequência igual ou maior 85% e nota igual ou maior que 7,0.
   
Curso Gratuito
Isenções:
   
Vagas gratuitas
 
Local de inscrição https://www.ime.usp.br/caem/cursos.php
Telefone: (11)3091-6160
Ramal:
Fax:
Contato: Centro de Aperfeiçoamento de Ensino
Site: http://www.ime.usp.br/caem
E-mail: caem@ime.usp.br



 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP