Unidade:
|
Instituto de Matemática e Estatística |
Modalidade:
|
Atualização |
Tipo:
|
Presencial |
Público Alvo:
|
professores de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e professores de matemática em geral. |
Objetivo:
|
Segundo Vigotsky (2014) é a atividade criadora que faz do homem um ser que se projeta para o futuro, um ser que cria e modifica o seu presente. Apresentar atividades que associem a criatividade e a imaginação é um dos objetivos desse curso, pois a criatividade é o cerne do ser humano, não é uma genialidade para poucos. Os problemas propostos serão baseados na heurística, na descoberta, na busca "incansável", muitas vezes, do caminho que nos conduz a solução de uma situação que a princípio desconhecemos. É necessário também desenvolver formas de pensar produtivas, ou seja, criar um ciclo iterativo de descrever, testar e rever interpretações matemáticas, bem como identificar, integrar, modificar e aperfeiçoar conceitos matemáticos.
O professor precisa ser um modelo para os seus alunos, ou seja, o professor tem que ser um bom solucionador de problemas, por isso, o curso pretende propiciar aos docentes uma experiência no que tange o fazer matemática, via a resolução de problemas.
As competições matemáticas (Canguru, Rallye matemático, problema web e as olimpíadas de matemática) podem ser experiências interessantes, pois o mesmo terá contato com questões desafiadoras, intrigantes, enigmáticas que potencialmente aguçarão a sua criatividade e imaginação. Trabalhar com esses problemas, em pequenos grupos de professores é um dos objetivos desse curso. |
Pré-requisito Graduação:
|
Sim |
|
|
Área de Conhecimento:
|
Matemática
|
|
|
|