Atividade

127224 - Resolução de Problemas e o desenvolvimento do Pensamento Matemático

Período da turma: 21/09/2024 a 14/12/2024

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Descrição: Programa:
- Estratégias de resolução de problemas;
- Atividades que estimulam a criatividade;
- Os diversos tipos de problemas;
- Resolução de problemas e o pensamento algébrico;
- Resolução de problemas e o pensamento geométrico;
- Desafios, jogos matemáticos e as “competições” ;
- Tarefas para conjecturar, generalizar, induzir, deduzir, abstrair, visualizar,...
- As concepções sobre a resolução de problemas;

Ementa:

O curso pretende apresentar as diversas concepções sobre a resolução de problemas.
Para resolver os problemas é importante conhecer as diversas estratégias de resolução. Os problemas propostos terão as seguintes características: abertos (com várias soluções), alguns sem solução (dados insuficientes), desafiantes, que proporcione formular conjecturas, que apresente regularidades e padrões, que estimule a visualização, que proporcione diversas representações, ou seja, estimule a criatividade.
As atividades serão desenvolvidas principalmente em grupo.
Trabalhar com desafios, questões de diversas competições matemáticas é uma oportunidade rica para desenvolver o pensamento matemático.




Bibliografia :

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ONUCHIC ,L.D.L.R.et al . Resolução de Problemas: Teoria e Prática. Jundiaí: Paco Editorial, ed.1, 2014.
ONUCHIC, L.D.R. “Ensino-aprendizagem de Matemática através da resolução de problemas”. IN: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani (Org.). Pesquisa em educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo, UNESP, 1999. (Seminários & Debates).

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Barbosa, L. Fonseca, L. Santos & P. Canavarro (Eds.), Números e álgebra na aprendizagem da Matemática e na formação de professores (pp. 5-27). Lisboa:
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POZO, J.I.. A Solução de Problemas - aprender a resolver, resolver para aprender. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

SCHOENFELD, A.. Mathematical Problem Solving. New York, Academic Press, 1985

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STANCANELLI, R. Conhecendo diferentes tipos de problema. In: SMOLE, K.S.; DINIZ, M.I. Ler,escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001.

VIGOTSKI,L.S. Imaginação e criatividade na infância.São Paulo: WMF Martins Fontes, 2014.

WERTHEIMER, M.(1991). El pensamiento productivo. Buenos Aires, Paidós.

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 50
 
Ministrantes: Ana Paula Jahn
Rogerio Osvaldo Chaparin


 
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