127224 - Resolução de Problemas e o desenvolvimento do Pensamento Matemático |
Período da turma: | 21/09/2024 a 14/12/2024
|
||||
|
|||||
Descrição: | Programa:
- Estratégias de resolução de problemas; - Atividades que estimulam a criatividade; - Os diversos tipos de problemas; - Resolução de problemas e o pensamento algébrico; - Resolução de problemas e o pensamento geométrico; - Desafios, jogos matemáticos e as “competições” ; - Tarefas para conjecturar, generalizar, induzir, deduzir, abstrair, visualizar,... - As concepções sobre a resolução de problemas; Ementa: O curso pretende apresentar as diversas concepções sobre a resolução de problemas. Para resolver os problemas é importante conhecer as diversas estratégias de resolução. Os problemas propostos terão as seguintes características: abertos (com várias soluções), alguns sem solução (dados insuficientes), desafiantes, que proporcione formular conjecturas, que apresente regularidades e padrões, que estimule a visualização, que proporcione diversas representações, ou seja, estimule a criatividade. As atividades serão desenvolvidas principalmente em grupo. Trabalhar com desafios, questões de diversas competições matemáticas é uma oportunidade rica para desenvolver o pensamento matemático. Bibliografia : BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria do Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares nacionais para o Ensino Fundamental. Brasília: Ministério da Educação/ Secretaria do Ensino Fundamental, 1997. KRULIK, S. e REYS, R. (Orgs.). A resolução de problemas na matemática escolar. São Paulo: Atual, 1997. MASON, J., GRAHAM , A., JOHSTON- WILDER, S. Developing thinking in algebra. London: Paul Chapman,2005. NCTM. Principles and Standards for School Mathematics. Reston, VA: National Council of Teachers of Mathematics, 2000. ONUCHIC ,L.D.L.R.et al . Resolução de Problemas: Teoria e Prática. Jundiaí: Paco Editorial, ed.1, 2014. ONUCHIC, L.D.R. “Ensino-aprendizagem de Matemática através da resolução de problemas”. IN: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani (Org.). Pesquisa em educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo, UNESP, 1999. (Seminários & Debates). POLYA, G. A arte de resolver problemas. Rio de Janeiro: Interciência, 1978. PONTE, J. Números e álgebra no currículo escolar. Vale, T. Pimentel, A. Barbosa, L. Fonseca, L. Santos & P. Canavarro (Eds.), Números e álgebra na aprendizagem da Matemática e na formação de professores (pp. 5-27). Lisboa: SEM-SPCE, 2006. POZO, J.I.. A Solução de Problemas - aprender a resolver, resolver para aprender. Porto Alegre: ArtMed, 1998. SCHOENFELD, A.. Mathematical Problem Solving. New York, Academic Press, 1985 SCHOENFELD, A. Learning to think mathematically: problem solving, metacognition, and sense-making in mathematics. Handbook of Research on Mathematics teaching and learning. New York: Mac Millan P.C., P. 334-370, 1992. STANCANELLI, R. Conhecendo diferentes tipos de problema. In: SMOLE, K.S.; DINIZ, M.I. Ler,escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001. VIGOTSKI,L.S. Imaginação e criatividade na infância.São Paulo: WMF Martins Fontes, 2014. WERTHEIMER, M.(1991). El pensamiento productivo. Buenos Aires, Paidós. |
||||
Carga Horária: |
30 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 50 | ||||
Ministrantes: |
Ana Paula Jahn Rogerio Osvaldo Chaparin |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |