Unidade:
|
Reitoria da Universidade de São Paulo |
Modalidade:
|
Difusão |
Tipo:
|
Presencial |
Público Alvo:
|
Pessoas interessadas no tema |
Objetivo:
|
Em homenagem aos 30 anos do CINUSP, o curso apresenta a visão do cinema mundial (world cinema) como um percurso realista. Em vez de enfatizar, como de costume, o efeito realista sobre o espectador, será abordado o realismo no modo como os filmes são feitos. O curso se estrutura sobre três categorias inovadoras de modos realistas de produção: o "não-cinema", ou um cinema que questiona o dispositivo cinematográfico, procurando se fundir com a vida real e desconstruir o poder do cinema de manipular os fenômenos do mundo real; "passagens intermidiáticas", ou filmes que incorporam o fazer de outras formas artísticas como um canal para a realidade histórica e política; e o "cinema total", ou filmes movidos por um impulso totalizante, seja em direção à obra de arte total, à história total ou a paisagens universalizantes. Abrangendo tanto filmes clássicos quanto contemporâneos, o curso investigará a hipótese de que o realismo é atemporal e inerente ao cinema desde a sua origem.
Detalhamento:
Aula 1 - 17 de outubro, das 15 às 18 horas
"Os filmes proibidos de Jafar Panahi"
Projeção: Isto não é um filme (Jafar Panahi e Mojtaba Mirtahmasb, 2011)
Aula 2 - 19 de outubro, das 15 às 18 horas
"Passagens intermidiáticas"
Com a participação de Samuel Paiva
Projeção de Passagens (Lúcia Nagib e Samuel Paiva, 2019)
Aula 3 - 20 de outubro, das 15 às 18 horas
"A realidade da arte" |
Pré-requisito Graduação:
|
Não |
|
|
Área de Conhecimento:
|
Cinema
|
|
|
|