Atividade

118171 - Do não-cinema ao cinema total: um percurso realista

Período da turma: 17/10/2023 a 20/10/2023

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Descrição: “Do não-cinema ao cinema total: um percurso realista”

Em homenagem aos 30 anos do CINUSP, a disciplina apresenta a visão do cinema mundial (world cinema) como um percurso realista. Em vez de enfatizar, como de costume, o efeito realista sobre o espectador, aborda-se o realismo no modo como os filmes são feitos. A disciplina se estrutura sobre três categorias inovadoras de modos realistas de produção: o “não-cinema”, ou um cinema que questiona o dispositivo cinematográfico, procurando se fundir com a vida real e desconstruir o poder do cinema de manipular os fenômenos do mundo real; “passagens intermidiáticas”, ou filmes que incorporam o fazer de outras formas artísticas como um canal para a realidade histórica e política; e o “cinema total”, ou filmes movidos por um impulso totalizante, seja em direção à obra de arte total, à história total ou a paisagens universalizantes. Abrangendo tanto filmes clássicos quanto contemporâneos, o curso investigará a hipótese de que o realismo é atemporal e inerente ao cinema desde a sua origem.
Bibliografia básica
Nagib, Lúcia (2020), Realist Cinema as World Cinema: Non-cinema, Intermedial Passages, Total Cinema. Amsterdã: Amsterdam University Press.
Accesso aberto em: https://library.oapen.org/handle/20.500.12657/42528
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Aula 1 – 17 de outubro, das 15 às 18 horas
“Os filmes proibidos de Jafar Panahi”
Projeção: Isto não é um filme (Jafar Panahi e Mojtaba Mirtahmasb, 2011)
Esta aula irá refletir sobre os filmes proibidos de Jafar Panahi, de 2011 a 2022: Isto não é um filme (codirigido por Mojtaba Mirtahmasb, 2011); Cortina fechada (codirigido por Kambuzia Partovi, 2013); Taxi (2015); Três faces (2018); e Sem ursos (2022). Todos esses filmes foram realizados apesar (ou como consequência) da proibição de fazer filmes por 20 anos imposta ao cineasta pelas autoridades iranianas. Filmados em espaços restritos, como seu apartamento, seu carro ou aldeias remotas, esses filmes são marcados por um incessante escrutínio dessas locações tanto quanto do próprio diretor, transformado em protagonista a contragosto de seus não-filmes. Em circunstâncias tão limitadas, o impulso criativo irreprimível de Panahi se propõe a deslindar, com um realismo radical, o dilema entre a arte e o registro do real inerente ao cinema.
Bibliografia
Badiou, Alain (2005), Handbook of Inaesthetics, translated by Alberto Toscano. Stanford: Stanford University Press.
Baudry, Jean-Louis (1986), ‘Ideological Effects of the Basic Cinematographic Apparatus’, in: Philip Rosen (ed.), Narrative, Apparatus, Ideology: A Film Theory Reader. New York: Columbia University Press, pp. 286-298.
Bazin, André (1967), ‘The Ontology of the Photographic Image’, in: What Is Cinema? Vol. 1, essays selected and translated by Hugh Gray. Berkeley: University of California Press, pp. 9-16.
Brown, William (2018), Non-cinema: Global Digital Film-making and the Multitude. London: Bloombsbury.
Chéroux, Clément and Jean-Marie Frodon (2016), Jafar Panahi: Images/Nuages. Paris: Filigranes Éditions/Centre Pompidou.
Denson, Shane and Julia Leyda (2016), Post-Cinema: Theorizing 21st-Century Film. Reframe Books, disponível em http://reframe.sussex.ac.uk/post-cinema/
Harman, Graham (2005), Guerrilla Metaphysics: Phenomenology and the Carpentry of Things. Chicago and La Salle, Illinois: Open Court.
Harvey-Davitt, James (2014), ‘“Non-Film”: A Dialogue between Rancière and Panahi on Asceticism as a Political Aesthetic’, in: Evental Aesthetics, vol. 2, n. 4.
Kracauer, Siegfried (1997) Theory of Film: The Redemption of Physical Reality. Princeton: Princeton University Press.
Lyotard, Jean François (1986), ‘Acinema’, in: Philip Rosen (ed.), Narrative, Apparatus, Ideology: A Film Theory Reader. New York/Chichester: Columbia University Press, pp. 349-359.
Marks, Laura U. (2015), Hanan al-Cinema: Affections for the Moving Image. Cambridge, Massachusetts/London: MIT Press.
Rizov, Vadim (2014), ‘“In Prison, I Had Some Peace of Mind”: Jafar Panahi on Closed Curtain’, in: Directors, Interviews, disponível em https://filmmakermagazine.com/86582-in-prison-i-had-some-peace-of-mind-jafar-panahi-on-closedcurtain/#.WqkAomrFKpo

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Aula 2 – 19 de outubro, das 15 às 18 horas
“Passagens intermidiáticas”
Com a participação de Samuel Paiva
Projeção de Passagens (Lúcia Nagib e Samuel Paiva, 2019)
Esta aula aborda filmes que utilizam outras artes e mídias – a pintura, o teatro, a poesia, a música, o rádio etc. – como uma ponte ou uma “passagem” para a realidade política e social. Tomando por base o contexto nacional brasileiro, a aula irá analisar obras de cineastas e outros profissionais do cinema dos estados de São Paulo (Tata Amaral, Beto Brant, Vânia Bastos, Fernando Meirelles) e Pernambuco (Paulo Caldas, Lírio Ferreira, Renata Pinheiro, Adelina Pontual, DJ Dolores, João Vieira Júnior, Ana Farache, Hilton Lacerda, Marcelo Gomes, Kléber Mendonça Filho e Cláudio Assis), que desde a Retomada do Cinema Brasileiro nos anos 90 estabeleceram um diálogo entre suas regiões por meio de uma plataforma artística e política comum. Os filmes desses profissionais compartilham o desejo de reavaliar questões de identidade nacional e desigualdade social através de uma ênfase no realismo como modo de produção, o que inclui um elemento autorreflexivo do ato da criação artística.
Bibliografia
Autran, Arthur (n/d), ‘O popular no documentário brasileiro contemporâneo’. Disponível em http://www.mnemocine.com.br/aruanda/arthurdocbras.htm
Bazin, André (1981), ‘Un film bergsonien: “Le Mystère Picasso”’, in: André Bazin, Qu’est-ce que le cinéma? Paris: Cerf, pp. 193-202.
Bazin, André (1983), ‘Le Mystère Picasso: Picasso, Clouzot et la métamorphose’, in: André Bazin, Le Cinéma français de la libération à la Nouvelle Vague (1945-1958), organizado por Jean Narboni. Paris: Cahiers du Cinéma, pp. 120-122.
Bellour, Raymond (2012), La Querelle des Disopositifs: Cinéma – installations, expositions (Kindle edition). Paris: P.O.L.
Benjamin, Walter (1999), The Arcades Project, translated by Howard Eiland and Kevin McLaughlin. Cambridge, MA/London: Belknap Press.
Bergson, Henri (2018), Time and Free Will (Kindle edition). Musaicum Books.
Figueirôa, Alexandre (n/d), ‘O manguebeat cinematográfico de Amarelo manga: energia e lama nas telas’, disponível em http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/55235900046085500136345127971620371741.pdf
Gama, Filipe Brito (2012), ‘A música no documentário O rap do pequeno príncipe contra as almas sebosas’, in: Actas III Congreso Internacional de la Asociación Argentina de Estudios de Cine Y Audiovisual – AsAECA, pp. 1-16.
Marsh, Leslie (2012), Brazilian Women’s Filmmaking: From Dictatorship to Democracy. Champaign: University of Illinois Press.
Nagib, Lúcia (2006), A utopia no cinema brasileiro: matrizes, nostalgia, distopias. São Paulo: CosacNaify.
Nagib, Lúcia (2011), World Cinema and the Ethics of Realism. New York: Continuum.
Nagib, Lúcia, Ramayana Lira de Souza and Alessandra Soares Brandao (orgs.) (2018), Dossier: ‘Brazilian cinema in the neoliberal age (O cinema brasileiro na era neoliberal)’. Aniki: Portuguese Journal of the Moving Image, 5 (2). AIM- Associação de Investigadores da Imagem em Movimento.
Nead, Lynda (2012), ‘The Artist’s Studio: The Affair of Art and Film’, in: Angela Dalle Vacche (ed.), Film, Art, New Media: Museum Without Walls? Basingstoke: Palgrave, pp. 23-38.
Nogueira, Amanda Mansur (2020), A brodagem no cinema em Pernambuco. Recife: Fundação Joaquim Nabuco.
Paiva, Samuel (2016), ‘Cinema, intermidialidade e métodos historiográficos: o Árido Movie em Pernambuco’. Significação, v. 43, no 45, pp. 64-82.
Pethő, Ágnes (2009), ‘(Re)Mediating the Real: Paradoxes of an Intermedial Cinema of Immediacy’. Acta Univ. Sapientiae, Film and Media Studies, 1, pp. 47-68
Pethő, Ágnes (2011), Cinema and Intermediality: The Passion for the In-Between. Newcastle Upon Tyne: Cambridge Scholars.
Rede Brasil Atual (2012), https://www.redebrasilatual.com.br/blogs/2012/06/claudio-assis-mostra-submundo-de-recife-e-dialoga-com-glauber-rocha-emfebre-do-rato/
Sá, Lúcia (2013), ‘Filming Favelas: Space, Gender, and Everyday Life in Cidade de Deus and Antônia’, in: Kantaris, Geoffrey and Rory O’Bryen (eds.), Latin American Popular Culture: Politics, Media, Affect. Martlesham: Tamesis, pp. 167-186.

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Aula 3 – 20 de outubro, das 15 às 18 horas
“A realidade da arte”
Esta aula irá analisar Obsessão (Luchino Visconti, 1943), obra-prima universalmente reconhecida e fundadora do Neo-realismo italiano, que inspirou inúmeras outras correntes realistas ao redor do mundo. Sucessivas gerações de estudiosos têm se dedicado ao filme com abordagens das mais variadas. Não obstante, como de costume com obras dessa magnitude, as possibilidades de novas descobertas continuam inesgotáveis. Nesta aula, irei revistar o tópico crucial do realismo em Obsessão por uma perspectiva pouco explorada até o momento na literatura sobre o filme, que é a contribuição da ópera e da música para seu efeito realista. Visto sob esta perspectiva, Obsessão se transforma num exemplo típico da ambição à obra de arte total.
Bibliografia
Bacon, Henry (1998), Visconti: Explorations of Beauty and Decay. Cambridge: Cambridge University Press.
Bayman, Louis (2009), ‘Melodrama as Realism in Italian Neorealism’, in: Lúcia Nagib and Cecília Mello (eds.), Realism and the Audiovisual Media. Basignstoke: Palgrave, pp. 47-62.
Bazin, André (2009), ‘The Evolution of Film Language’, in: What Is Cinema?, translated by Timothy Barnard. Montreal: caboose, pp. 87-106.
Bianchi, Carlo (2013), ‘Between Novel and Reality: Telling the Story of La Traviata’, translated by Elizabeth Parker, disponível em https://www.academia.edu/35021195/Fra_romanzo_e_realt%C3%A0._La_narrazione_della_Traviata_Between_Novel_and_Reality._Telling_the_Story_of_La_traviata
Blom, Ivo (2017), Reframing Luchino Visconti: Film and Art. Leiden: Sidestone Press.
Blom, Ivo (2017b), ‘Unaffectedness and Rare Eurythmics: Carl Koch, Jean Renoir, Luchino Visconti and the Production of Tosca (1939/41)’, The Italianist, 37: 2, pp. 149-175, DOI: 10.1080/02614340.2017.1332778.
Cain, James M. (1992), The Postman Always Rings Twice. New York: Black Lizard.
Clément, Catherine (1989), Opera, or The Undoing of Women, translated by Betsy Wing. London: Virago Press.
Dahlhaus, Carl (2009), Realism in Nineteenth-Century Music, translated by Mary Whittall. Cambridge: Cambridge University Press.
Dyer, Richard (2006), ‘Music, People and Reality: The Case of Italian Neo-realism’, in: Miguel Mera and David Burnaud (eds.), European Film Music. Burlington: Ashgate, pp. 28-40
Fabbri, Lorenzo (2019), ‘Queer Neorealism: Luchino Visconti’s Ossessione and the Cinema Conspiracy against Fascism’, in: Screen, 60: 1, Spring, pp. 1-24.
Gramsci, Antonio (n/d), ‘Le Mélodrame (opéra)’, in Verdi, L’Arc 81. Paris: Centre National des Lettres, pp. 54-55.
Grodal, Torben (2002), ‘The Experience of Realism in Audiovisual Representation’, in: Anne Jerslev (ed.), Realism and ‘Reality’ in Film and Media. Copenhagen: Museum Tusculanum Press/University of Copenhagen, pp. 67-92.
Micciché, Lino (1990), Visconti e il neorrealismo: Ossessione, La terra trema, Bellissima. Venice: Saggi Marsilio.
Micciché, Lino (1996), Luchino Visconti: Un profilo critico. Venice: Saggi Marsilio.
Nowell-Smith, Geoffrey (2003), Luchino Visconti. London: BFI/Palgrave Macmillan.
Reader, Keith (2013), ‘Toni: A Regional Melodrama of Failed Masculinity’, in: Alastair Phillips and Ginette Vincendeau (eds.), A Companion to Jean Renoir. Malden: Wiley-Blackwell, pp. 444-453.
Schifano, Laurence (1990), Luchino Visconti: The Flames of Passion, translated from the French by William S. Byron. London: Collins.
Visconti, Luchino (1978), ‘Anthropomorphic Cinema’, in: David Overbey (ed.), Springtime in Italy: A Reader on Neo-Realism. London: Talisman Books, pp. 83-86.
Wolf, Werner (1999), The Musicalization of Fiction: A Study in the Theory and History of Intermediality. Amsterdam/Atlanta, GA: Rodopi.
Zavattini, Cesare (1978), ‘A Thesis on Neo-Realism’, in: David Overbey (ed.), Springtime in Italy: A Reader on Neo-Realism. London: Talisman Books, pp. 67-78.

Carga Horária:

9 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 110
 
Ministrantes: Lucia Nagib


 
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