Unidade:
|
Reitoria da Universidade de São Paulo |
Modalidade:
|
Difusão |
Tipo:
|
Presencial |
Público Alvo:
|
Pessoas interessadas no tema |
Objetivo:
|
Agnès Varda (1928-2019) foi uma fotógrafa, cineasta e artista visual que empreendeu uma frutífera jornada artística ao longo de setenta anos, transitando por diferentes áreas em seu processo de criação. Manteve uma abertura particular a várias artes e campos do conhecimento. Mesmo no cinema, desenvolveu atuação notória por uma fluida circulação entre gêneros e formatos, passando pela ficção, pelo documentário, pelos curtas, médias e longas-metragens, sem que um fosse priorizado em relação ao outro. Um aspecto que se destaca, especialmente em sua produção documental e ensaística, é a constituição de um olhar afetivo endereçado ao outro. A cineasta costumava afirmar que filmava apenas pessoas que amava. Tendo isso em vista, este curso visa apresentar as linhas gerais da relação entre amor, estética e política em filmes selecionados de Agnès Varda. Busca-se delimitar os contornos desse sentimento em três categorias de "figurações do amor" complementares: o desnudamento, a intimidade e a ternura. Tais contornos serão extraídos dos filmes Resposta das mulheres (1975), Daguerreótipos (1975) e A Ópera-Mouffe (1958); e pensados em diálogo com sua recepção crítica, autores da teoria do cinema e da estética contemporânea. |
Pré-requisito Graduação:
|
Não |
|
|
Área de Conhecimento:
|
Cinema
|
|
|
|