113515 - O amor em Agnès Varda, entre estética e política |
Período da turma: | 20/07/2023 a 10/08/2023
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Descrição: | Agnès Varda (1928-2019) foi uma fotógrafa, cineasta e artista visual que empreendeu uma frutífera jornada artística ao longo de setenta anos, transitando por diferentes áreas em seu processo de criação. Manteve uma abertura particular a várias artes e campos do conhecimento. Mesmo no cinema, desenvolveu atuação notória por uma fluida circulação entre gêneros e formatos, passando pela ficção, pelo documentário, pelos curtas, médias e longas-metragens, sem que um fosse priorizado em relação ao outro.
Um aspecto que se destaca, especialmente em sua produção documental e ensaística, é a constituição de um olhar afetivo endereçado ao outro. A cineasta costumava afirmar que filmava apenas pessoas que amava. Tendo isso em vista, este curso visa apresentar as linhas gerais da relação entre amor, estética e política em filmes selecionados de Agnès Varda. Busca-se delimitar os contornos desse sentimento em três categorias de “figurações do amor” complementares: o desnudamento, a intimidade e a ternura. Tais contornos serão extraídos dos filmes Resposta das mulheres (1975), Daguerreótipos (1975) e A Ópera-Mouffe (1958); e pensados em diálogo com sua recepção crítica, autores da teoria do cinema e da estética contemporânea. Detalhamento do curso: Aula 1. Por que falar de amor, estética e política em Agnès Varda? Aula 2. Amor como desnudamento Resposta das mulheres [Réponse de femmes] (1975, cor, 8’) Aula 3. Amor como intimidade Daguerreótipos [Daguerréotypes] (1975, cor, 80’) Aula 4. Amor como ternura A Ópera-Mouffe [L’Opéra-Mouffe] (1958, p&b, 17’) Referências: AGAMBEN, Giorgio. A comunidade que vem. Belo Horizonte: Autêntica, 2017. ___. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Chapecó: Argos, 2009. ALTER, Nora. The essay film: after fact and fiction. New York: Columbia University Press, 2018. ADORNO, Theodor W. “O ensaio como forma”. In: Notas de literatura I. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2003, p. 15-45. AGOSTINHO, Larissa Drigo. Desejos ingovernáveis: Rimbaud e a Comuna de Paris + Uma estação no Inferno. São Paulo: N-1 Edições, 2021. BADIOU, Alain; TRUONG, Nicolas. Elogio ao amor. São Paulo: Martins Fontes - Selo Martins, 2013. BARKER, Jennifer. Tactile Eye: Touch and the Cinematic Experience. California: University of California Press, 2009. BARTHES, Roland. Fragmentos de um discurso amoroso. São Paulo: Editora Unesp, 2018. ___. O neutro: anotações de aulas e seminários ministrados no Collège de France, 1977-1978. São Paulo: Martins Fontes, 2003. BAUDELAIRE, Charles. A modernidade de Baudelaire. Textos selecionados por Teixeira Coelho. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1998. BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras escolhidas I. São Paulo: Brasiliense, 2012. BORGES, Cristian; CAMPOS, Gabriela; AISENGART, Inês. (Org.) Agnès Varda: o movimento perpétuo do olhar. Rio de Janeiro e São Paulo: Centro Cultural Banco do Brasil, 2006. CORRIGAN, Timothy. O filme-ensaio: desde Montaigne e depois de Marker. Campinas: Papirus, 2015. DELEUZE, Gilles. Cinema 2. A imagem-tempo. São Paulo: Editora Brasiliense, 2013. DEROO, Rebecca J. Agnès Varda: between film, photography, and art. Oakland, CA: University of California Press, 2018. DIDI-HUBERMAN, Georges. Imagens apesar de tudo. São Paulo: Ed. 34, 2020. ELSAESSER, Thomas; HAGENER, Malte. Teoria do cinema: uma introdução através dos sentidos. Campinas, SP: Papirus, 2018. ESCOREL, Eduardo. “Varda por Agnès: narcisismo encantador”. 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Carga Horária: |
6 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 100 | ||||
Ministrantes: |
Fernanda Albuquerque de Almeida |
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