Unidade:
|
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
Modalidade:
|
Difusão |
Tipo:
|
à Distância |
Público Alvo:
|
O publico alvo da oficina de redação é a comunidade interna e externa em geral da USP, que deseja aperfeiçoar sua técnica de escrita de textos argumentativos. |
Objetivo:
|
A oficina de redação objetiva apresentar uma metodologia diferente da tradicional para o ensino e para a aprendizagem da elaboração de textos dissertativos argumentativos. Dessa forma, a oficina, que está dividida em 5 módulos, inicia com a esquematização de ideias e com a produção textual dos parágrafos de desenvolvimento, com especificação de limites mínimos e máximos de palavras, a fim de se empregarem seis diferentes enfoques argumentativos. Em seguida, adiciona-se a elaboração da introdução e da conclusão. Por fim, estudam-se as formas ideais de se engendrar uma
proposta de intervenção para atenuar o problema delimitado pela tese da redação. Dessa forma, a oficina também visa a demonstrar, após a leitura de textos específicos sobre cada aspecto da produção textual, divididos em 50 aulas em EaD, como, na prática, por meio da resolução de 50 tarefas escritas e de 4 simulados escritos, materializar a elaboração progressiva em complexidade de texto, desde um parágrafo de período único de 18 a 20 palavras até a produção de uma dissertação argumentativa de 5 parágrafos, com 3 períodos por parágrafo, com total de 340 a 360 palavras.
Neste módulo 3, o cursista realiza todo o processo de indicação das ideias e dos argumentos, a partir de textos- estímulo, de suas próprias ideias, da ideia de um pensador ou de um especialista. Durante as aulas, são apresentados os tipos de introdução e os tipos de conclusão, cujos argumentos devem ser acrescentados ao esquema de ideias do desenvolvimento, já aprendido no Módulo 2. Nesta fase, elabora-se o terceiro parágrafo de desenvolvimento, com o estudo das técnicas de refutação de ideias. Na parte, relacionada ao estudo da norma culta da Língua Portuguesa, é explicado o emprego de termos genéricos, da expressão ou seja e isto é, da acentuação gráfica, da expressão em princípio e à princípio, do futuro perifrástico, do sujeito de verbo no infinitivo, do verbo haver impessoal, dos casos de concordância verbal. No Questionário 21a ao Questionário 29a, são avaliados os erros e os acertos no emprego desses 10 tipos de itens gramaticais em textos reais, além dos 9 itens já estudados no Módulo 2, a fim de o cursista se condicionar a revisar todos os textos que elabora, quando realiza as Tarefas 21 a 29. Para analisar a evolução da técnica de produção textual, o discente resolve o Simulado 3.
Para tal finalidade, utilizam-se os seguintes recursos didáticos: leitura de textos, no próprio ambiente virtual da oficina de redação ou em sites disponibilizados gratuitamente no Youtube sobre cada assunto gramatical ou sobre cada técnica de produção textual apresentada; resolução imediata, em 10 questionários com 07 testes de múltipla escolha, de questões gramaticais estudadas, a fim de acostumar o aluno a realizar a revisão do texto antes passar a limpo sua versão final; resolução sucessiva e com periodicidade semanal de tarefa escrita, cujo pré-requisito depende da obtenção de,
no mínimo, nota 8,0. Ainda é considerado um recurso didático a obrigatoriedade de entrega semanal da tarefa escrita durante o período da oficina de redação, a fim de criar o hábito de escrita periódica e a fim de possibilitar que o aluno estude constantemente os fundamentos teóricos antes de sua aplicação prática nos exercícios de produção textual.
As orientações gerais e o controle de avaliação serão realizados site www.oficinaderedação.com.br, em que todas as aulas, todos os questionários e todas as tarefas escritas estão configurados em oficina de redação específica para 60 alunos. A oficina está organizada na plataforma de ensino Moodle, que possui todos os recursos técnicos para a resolução e para a avaliação de todos os tipos de atividades pedagógicas prescritas e, principalmente, para a solução das tarefas escritas, que necessitam de recurso técnico que permita várias reescritas, caso o aluno as solucione de maneira incorreta. Caso o Moodle Extensão do sistema Apolo possibilite a formatação de todas as atividades pedagógicas, a oficina de redação será formatada nele e desenvolvida pelos alunos nesse ambiente virtual de ensino a distância da USP. |
Pré-requisito Graduação:
|
Não |
|
|
Área de Conhecimento:
|
Letras
|
|
|
|