Unidade:
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Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
Modalidade:
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Difusão |
Tipo:
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à Distância |
Público Alvo:
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Comunidade interna e externa em geral da USP, que deseja aperfeiçoar sua técnica de escrita de textos argumentativos. Nesse sentido, estudantes dos cursos da USP podem melhorar o planejamento e a técnica de produção textual. |
Objetivo:
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A oficina de redação objetiva apresentar uma metodologia diferente da tradicional para o ensino e para a aprendizagem da elaboração de textos dissertativos argumentativos. Dessa forma, a oficina, que está dividida em 5 módulos, inicia com a esquematização de ideias e com a produção textual dos parágrafos de desenvolvimento, com especificação de limites mínimos e máximos de palavras, a fim de se empregarem seis diferentes enfoques argumentativos. Em seguida, adiciona-se a elaboração da introdução e da conclusão. Por fim, estudam-se as formas ideais de se engendrar uma
proposta de intervenção para atenuar o problema delimitado pela tese da redação. Dessa forma, a oficina também visa a demonstrar, após a leitura de textos específicos sobre cada aspecto da produção textual, divididos em 50 aulas em EaD, como, na prática, por meio da resolução de 50 tarefas escritas e de 4 simulados escritos, materializar a elaboração progressiva em complexidade de texto, desde um parágrafo de período único de 18 a 20 palavras até a produção de uma dissertação argumentativa de 5 parágrafos, com 3 períodos por parágrafo, com total de 340 a 360 palavras.
Neste módulo 2, após o aprendizado e a exercitação, no módulo 1 (aulas 2 a 10), da elaboração de dois parágrafos com enfoques contrários (positivo e negativo, prós e contras, vantagem e desvantagem do tema) e com o emprego de 7 tipos diferentes de argumentos (autoridade, causa/consequência, exemplificação, comprovação, analogia, consenso,
controvérsia), sempre com o emprego de conjunção para ligar as ideias adverbiais do texto, a atividade redacional das Tarefas Escritas 11 a 20 é a de elaborar, de modo sistêmico, o parágrafo com um tópico frasal, a partir da formulação inicial da tese (propositura) e do esquema dissertativo das ideias que podem ser empregadas nos parágrafos de desenvolvimento, a partir de uma reunião de suas próprias ideias. Dessa forma, os tipos de tópico frasal são estudados, e uma técnica prática de formulação de tese é apresentada. Na parte, relacionada ao estudo da norma culta da Língua
Portuguesa, é explicado o uso do gerúndio no início da oração, do paralelismo gramatical, da terceira pessoa, da expressão por meio de, da expressão através de, da expressão por parte de, do pronome demonstrativo e do pronome relativo. No Questionário 11a ao Questionário 20a, são avaliados os erros e os acertos no emprego desses oitos tipos de
itens gramaticais em textos reais, além da vírgula, a fim de o cursista se familiarizar com a revisão de todos os textos que elabora, quando realiza as Tarefas 11 a 20. Para ajuizar a evolução da técnica de produção textual, o discente resolve o Simulado 2.
Para tal finalidade, utilizam-se os seguintes recusos didáticos: leitura de textos, no próprio ambiente virtual da oficina de redação ou em sites disponibilizados gratuitamente no Youtube sobre cada assunto gramatical ou sobre cada técnica de produção textual apresentada; resolução imediata, em 10 questionários com 07 testes de múltipla escolha, de
questões gramaticais estudadas, a fim de acostumar o aluno a realizar a revisão do texto antes passar a limpo sua versão final; resolução sucessiva e com periodicidade semanal de tarefa escrita, cujo pré-requisito depende da obtenção de, no mínimo, nota 8,0. Ainda é considerada um recurso didático a "obrigatoriedade" de entrega semanal da tarefa escrita
durante o período da oficina de redação, a fim de criar o hábito de escrita periódica e a fim de possibilitar que o aluno estude constantemente os fundamentos teóricos antes de sua aplicação prática nos exercícios de produção textual.
As orientações gerais e o controle de avaliação serão realizados no ambiente virtual da oficina de redação, no site www.oficinaderedação.com.br , em que todas as aulas, todos os questionários e todas as tarefas escritas estão configurados em oficina de redação específica para 60 alunos. A oficina está organizada na plataforma de ensino Moodle, que possui todos os recursos técnicos para a resolução e para a avaliação de todos os tipos de atividades pedagógicas prescritas e, principalmente, para a solução das tarefas escritas, que necessitam de recurso técnico que permita várias reescritas, caso o aluno as solucione de maneira incorreta. |
Pré-requisito Graduação:
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Não |
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Área de Conhecimento:
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Letras
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