Cursos e Atividades de Extensão

80402738 - Oficina de Redação - Módulo 2

Unidade:
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Modalidade:
Difusão
Tipo:
à Distância
Público Alvo:
O publico alvo da oficina de redação é a comunidade interna e externa em geral da USP, ou seja, os alunos da graduação da Letras, os professores de Língua Portuguesa em geral e o público em geral.
Objetivo:
A oficina de redação objetiva apresentar uma metodologia diferente da tradicional para o ensino e para a aprendizagem da elaboração de textos dissertativos argumentativos. Dessa forma, a oficina, que está dividida em 5 módulos, inicia com a esquematização de ideias e com a produção textual dos parágrafos de desenvolvimento, com especificação de limites mínimos e máximos de palavras, a fim de se empregarem seis diferentes enfoques argumentativos. Em seguida, adiciona-se a elaboração da introdução e da conclusão. Por fim, estudam-se as formas ideiais de se engendrar uma proposta de intervenção para atenuar o problesa delimitado pela tese da redação. Dessa forma, a oficina também visa a demonstrar, após a leitura de textos específicos sobre cada aspecto da produção textual, divididos em 50 aulas em EaD, como, na prática, por meio da resolução de 50 tarefas escritas e de 8 simulados escritos, materializar a elaboração progressiva em complexidade de texto, desde um parágrafo de período único de 18 a 20 palavras até a produção de uma dissertação argumentativa de 5 parágrafos, com 3 ou 4 períodos por parágrafo, com total de 300 a 325 palavras.Neste módulo 2, após o aprendizado e a exercitação, no módulo 1 (aulas 2 a 10), da elaboração de dois parágrafos com enfoques contrários (positivo e negativo, prós e contras, vantagem e desvantagem do tema) e com o emprego de 7 tipos diferentes de argumentos (autoridade, causa/consequência, exemplificação, comprovação, analogia, consenso, controvérsia), sempre com o emprego de conjunção para ligar as ideias adverbiais do texto, a atividade redacional das Tarefas Escritas 11 a 21 é a de elaborar, de modo sistêmico, o parágrafo com um tópico frasal, a partir da formulação inicial da tese (propositura) e do esquema dissertativo das ideias que podem ser empregadas nos parágrafos de desenvolvimento, a partir de uma reunião de suas próprias ideias. Dessa forma, os tipos de tópico frasal são estudados, e uma técnica prática de formulação de tese é apresentada. Na parte, relacionada ao estudo da norma culta da Língua Portuguesa, é explicado o uso do gerúndio no início da oração, do paralelismo gramatical, da terceira pessoa, da expressão por meio de, da expressão através de, da expressão por parte de, do pronome demonstrativo e do pronome relativo. No Questionário 11a ao Questionário 21a, são avaliados os erros e os acertos no emprego desses oitos tipos de itens gramaticais em textos reais, além da vírgula, a fim de o cursista se familiarizar com a revisão de todos os textos que elabora, quando realiza as Tarefas 14 a 21. Para ajuizar a evolução da técnica de produção textual, o discente resolve os Simulados 3, 4 e 5. Para tal finalidade, utilizam-se os seguintes recusos didáticos: leitura de textos, no próprio ambiente virtual da oficina de redação ou em sites disponibilizados gratuitamente no Youtube sobre cada assunto gramatical ou sobre cada técnica de produção textual apresentada; resolução imediata, em 11 questionários com 10 testes de múltipla escolha, de questões gramaticais estudadas, a fim de acostumar o aluno a realizar a revisão do texto antes passar a limpo sua versão final; resolução sucessiva e com peridiodicidade semanal de tarefa escrita, cujo pré-requisito depende da obtenção de, no mínimo, nota 8,0, com, no máximo, em 3 tentativas; abertura, desde o primeiro dia de aula, de fórum de dúvidas, para que os alunos possam trocar opiniões sobre a metodologia adotada para a produção textual e para que possam sanar dúvidas em geral. Ainda é considerado um recurso didático a obrigatoriedade de entrega semanal da tarefa escrita durante o período da oficina de redação, a fim de criar o hábito de escrita periódica e a fim de possibilitar que o aluno estude constantemente os fundamentos teóricos antes de sua aplicação prática nos exercícios de produção textual. As orientações gerais, o fórum de dúvidas, o controle de avaliação serão realizados no ambiente virtual da oficina de redação, no sistema Apolo da USP. Nele, será indicado um link para acesso ao site www.redacaovitalparatodos.com.br, em que todas as aulas, todos os questionários e todas as tarefas escritas estão configurados em oficina de redação específica para 60 alunos. A oficina está organizada na plataforma de ensino Learnpress, que possui todos os recursos técnicos para a resolução e para a avaliação de todos os tipos de atividades pedagógicas prescritas e, principalmente, para a solução das tarefas escritas, que necessitam de recurso técnico que permita várias reescritas, caso o aluno as solucione de maneira incorreta. Caso o Moodle Extensão do sistema Apolo possibilite a formatação de todas as atividades pedagógicas, com a mesma eficiência do Learnpress, instalado no site www.redacaovitalparatodos.com.br, a oficina de redação será formatada nele e desenvolvida pelos alunos nesse ambiente virtual de ensino a distância da USP.
Pré-requisito Graduação:
Não
   
Área de Conhecimento:
Letras
   

Edição 25001
Número do Oferecimento 1
Período de Realização: de 04/02/2025 até 15/04/2025
Local do curso: Online. Informações em sce.fflch.usp.br
Vagas: 60
 
Inscrição
Presencial: de 29/01/2025 até 30/01/2025
Procedimento de inscrição: SCE.
 
Conteúdos/Disciplinas Oficina de Redação - Módulo 2
 
Responsáveis
Coordenador: Marcelo Módolo
 
Critérios de seleção: O sorteio será realizado pelo sistema Apolo na data definida pela Unidade.
Critérios de aprovação: 75% de frequência obrigatória e média final 8,0.
   
Curso Gratuito
Isenções:
   
Vagas gratuitas
 
Local de inscrição SCE
Telefone: (11)3091-4645
Ramal:
Fax:
Contato: SCE
Site: http://sce.fflch.usp
E-mail:



 
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