Unidade:
|
Reitoria da Universidade de São Paulo |
Modalidade:
|
Difusão |
Tipo:
|
Presencial |
Público Alvo:
|
Pessoas interessadas pelo tema |
Objetivo:
|
Para o cinema internacional, seria justo dizer que a Índia e os Estados Unidos dividem o mundo entre si: não há terceiro. Com uma produção anual de mais de 2.000 filmes por ano, o cinema indiano tem um alcance global extraordinário, amplamente visto na Ásia, África e Oriente Médio, bem como nos enclaves de imigrantes do sul da Ásia na América do Norte, Europa e Austrália. No entanto, para muitos espectadores, o cinema indiano é simplesmente "Bollywood", um termo um tanto pejorativo para o cinema comercial em língua hindi caracterizado por enredos românticos simples e números musicais elaborados; a existência de cinemas alternativos, obra de autores tão poderosos como Satyajit Ray ou Mani Kaul - é pouco vista e raramente discutida no contexto da história do cinema. Esta aula incluirá superproduções populares como MOTHER INDIA de Mehbook Khan, DIL SE de Mani Ratnam e o lendário SHOLAY de Ramesh Sippy, bem como trabalhos mais voltados para o autor, como PATHER PANCHALI de Satyajit Ray, THE CLOUD-CAPPED STAR de Ritwik Ghatak e ANKUR de Shyam Benegal . |
Pré-requisito Graduação:
|
Não |
|
|
Área de Conhecimento:
|
Cinema
|
|
|
|