Atividade

99954 - Curso Remoto de Inglês para Prática Comunicativa 4

Período da turma: 20/04/2021 a 22/07/2021

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Apresentação do Curso
O curso tem como objetivo aperfeiçoar a expressão e compreensão oral e escrita de usuários independentes da língua inglesa para que possam interagir em situações usuais e em contextos acadêmico e profissional.

Docente Responsável
Luciana Carvalho Fonseca

Ministrante(s)
Angela Cristina de Oliveira Corte

Público- alvo
Alunos da Graduação, Pós-graduação e Funcionários USP.
(As vagas remanescentes serão destinadas ao público externo).

Carga horária
42 horas (2ªs e 4ªs feiras, das 12:00 às 13:30).

Modalidade
Aulas Remotas

Período de oferecimento
2º semestre 2020

Objetivos Gerais
Aperfeiçoar a competência linguística do inglês, bem como o conhecimento léxico-gramatical e discursivo necessários para que o aluno possa interagir, de forma independente, com falantes da língua em situações cotidianas e em contextos universitários e profissionais.

Objetivos Específicos
a. criar condições para a prática comunicativa da língua inglesa, com o objetivo de aperfeiçoar a expressão e compreensão oral e escrita.
b. favorecer a compreensão de culturas diferentes e o respeito à diversidade.
c. desenvolver a autonomia do aluno enquanto aprendiz de língua, para que assuma responsabilidade e controle de sua própria aprendizagem.

Justificativa
Uma vez que a língua inglesa é de grande relevância para a internacionalização da universidade e para a participação em eventos acadêmicos, este curso tem como objetivo levar os alunos aperfeiçoarem sua competência linguística em nível de usuário independente do inglês (B1/B2).

Conteúdo Programático
O aluno aprenderá neste curso:
Fazer reservas;
Agendar compromissos por telefone, tal como fazer reservas de voos, hotéis, carros, restaurantes etc.;
Comprar passagens, descobrir e dar informações sobre horários, custos etc.;
Conversar ao telefone de forma breve e anotar recados;
Falar sobre comidas e bebidas;
Conversar sobre alimentação e dietas;
Conversar sobre doenças e problemas de saúde;
Dar conselhos sobre saúde;
Fazer reclamações;
Comentar sobre problemas vivenciados em situações cotidianas;
Propor soluções e alternativas aos problemas vivenciados;
Solicitar e dar permissões de forma polida;
Falar sobre situações improváveis;
Comparar e contrastar pessoas, objetos e lugares;
Descrever diferentes paisagens;
Descrever fotos;
Falar sobre planos pessoais e profissionais;
Falar sobre qualificações e experiências;
Falar sobre obrigações pessoais e profissionais;
Dar e pedir opiniões pessoais em uma discussão informal com amigos, concordando e discordando polidamente;
Parafrasear;
Usar mecanismos de ênfase no discurso oral e escrito;
Usar conectivos no discurso oral e escrito;
Inferir palavras desconhecidas a partir do contexto;
Compreender argumentos principais de artigos jornalísticos e resenhas;
Compreender versões simplificadas de contos ou livros;
Escrever um ensaio curto.
Escrever e-mails formais e informais.

Metodologia
O curso será oferecido em formato de aulas remotas, por meio das ferramentas Google Classroom para atividades e tarefas extras, bem como o uso do Google Meet para os encontros semanais às 2ªs e 4ªs feiras, das 12:00 às 13:30.

Avaliação
O aluno será avaliado de forma contínua por meio de atividades e tarefas desenvolvidas ao longo do curso, envolvendo:
a. apresentações orais de trabalho;
b. atividades de compreensão oral;
c. atividades de expressão escrita, desenvolvidas em sala ou como tarefas de casa;
d. leitura de livros ou contos;
e. uma prova escrita.

Critérios para aprovação
Participação de, no mínimo, 75% das aulas remotas e média final mínima 7,0.

Frequência mínima
75% das aulas remotas.

Oferecimento
As aulas serão oferecidas às 2ªs e 4ªs feiras, das 12h00min às 13h30min.

Número de vagas por turma
15

Pré-Requisitos
As aulas serão ministradas em inglês.

Pré-Requisitos Linguísticos:
1) Ter sido aprovado no curso Inglês para a Prática Comunicativa 3, Inglês para Graduandos – Nível 3, ou Inglês em Contexto Acadêmico;
2) Possuir certificados que comprovem o nível linguístico mínimo necessário para acompanhamento das aulas (B1);
3) Ter o nível de conhecimento linguístico intermediário inicial (nível B1 de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas - CEFR) , isto é, ser capaz de compreender as questões principais, quando é usada uma linguagem clara e estandardizada e os assuntos lhe são familiares (temas abordados no trabalho, na escola e nos momentos de lazer, etc.), ser capaz de lidar com a maioria das situações encontradas na região onde se fala a língua-alvo, bem como ser.capaz de produzir um discurso simples e coerente sobre assuntos que lhe são familiares ou de interesse pessoal. Pode descrever experiências e eventos, sonhos, esperanças e ambições, bem como expor brevemente razões e justificações para uma opinião ou um projeto.

Pré-Requisitos Técnicos:
Acesso à internet suficiente para participar de chamadas de vídeo;
Computador com câmera e microfone;
E-mail USP ou Gmail para acesso ao Google Classroom e Google Meet.

Teste de Nível
Não haverá teste de nível.
Ao se matricular no curso, o aluno entende que as aulas serão ministradas em língua inglesa e que ele deve atender aos requisitos linguísticos e técnicos descritos neste programa.

Antes do início das matrículas, será feita uma videoconferência entre a professora do curso e os interessados, em inglês, para apresentação do curso e esclarecimento de dúvidas. A participação nessa videoconferência é opcional, mas recomendada.

Critérios para atribuição de vagas
1) Alunos aprovados no curso Inglês para Prática Comunicativa do Nível 3, curso Inglês para Graduandos Nível 3, ou no curso de Inglês em Contexto Acadêmico;
2) Demais alunos da Graduação, Pós-Graduação e funcionários USP;
3) Comunidade Externa. Neste caso, o aluno deverá ter, no mínimo, o ensino médio completo.

Bibliografia
Apostila elaborada pela professora do curso a partir das necessidades dos alunos e com base na metodologia de ensino de línguas para fins específicos.
Bibliografia Complementar
MCCARTHY Michael & O’DELL, Felicity. English Vocabulary in Use- Advanced with CD Rom and answers. Cambridge University Press, 2010.
MURPHY, Raymond. English Grammar in Use. Cambridge University Press, 1994.
SHOVEL, Martin. Making Sense of Phrasal Verbs. Cassel.
SWAN, Michael e WALTER, Catherine. Oxford English Grammar Course – Advanced. Oxford University Press, 2011.

Informação Relevante
O curso será ministrado em inglês.

Carga Horária:

42 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 16
 
Ministrantes: Angela Cristina de Oliveira Corte


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP