99937 - Inglês para escrita acadêmica: tópicos específicos (curso remoto) |
Período da turma: | 28/04/2021 a 04/08/2021
|
||||
|
|||||
Descrição: | Apresentação do Curso
Este curso, essencialmente prático, contribui para o aprimoramento do inglês para escrita acadêmica do aluno de pós-graduação e o habilita a escrever com mais desenvoltura e segurança. O gênero focado é o de artigo científico. Docente Responsável Luciana Carvalho Fonseca Ministrante(s) Nivia Marcello, Número USP 1648602 Público- alvo Alunos de pós-graduação e docentes de todos os campi da USP e alunos de pós-graduação de outras instituições Carga horária 30h Modalidade Aulas síncronas, aulas de 90 minutos Período de oferecimento 2º semestre 2020 Objetivos Gerais Escrever textos acadêmicos e aprimorar o conhecimento de estruturas gramaticais e de tópicos específicos focado no gênero acadêmico-científico, e suas seções mais típicas: resumo, introdução, método, resultados e discussão/conclusão. Objetivos Específicos Analisar e reescrever trechos de textos acadêmicos, realizar prática de escrita com estruturas específicas, redigir e revisar textos. Justificativa Os alunos de pós-graduação e os pesquisadores da universidade divulgam o conhecimento científico produzido em periódicos internacionais e a competência da escrita em língua inglesa é primordial. O curso “Inglês para escrita acadêmica – tópicos específicos” proporciona subsídios e orientações para a consolidação do inglês na habilidade escrita. Conteúdo Programático Tópicos: Conjunções em orações coordenadas e subordinadas Convencionalidade na escrita acadêmica Emprego de numerais Estruturas com o sufixo – ING Extensão da oração Nominalização Revisão de textos Sinais de pontuação Verbosidade e clareza Versão de textos Metodologia Curso remoto com aulas síncronas de uma hora e meia por semana, por meio das ferramentas Google Classroom e Google Meet. Avaliação Avaliação continuada por meio de exercícios escritos e trabalhos individuais. Critérios para aprovação Realização de ao menos 75% das atividades online, e nota final mínima 7,0. Frequência mínima 75% Oferecimento quartas-feiras, encontros síncronos das 9h – 10h30 Número de vagas por turma 30 (número mínimo de alunos para abertura do curso: 10) Pré-Requisitos PRÉ-REQUISITOS LINGUÍSTICOS: O aluno deverá ter o nível de competência linguística correspondente ao nível B1 do Quadro Comum Europeu: É capaz de compreender as questões principais, quando é usada uma linguagem clara e estandardizada e os assuntos lhe são familiares (temas abordados no trabalho, na escola e nos momentos de lazer, etc.). É capaz de lidar com a maioria das situações encontradas na região onde se fala a língua-alvo. É capaz de produzir um discurso simples e coerente sobre assuntos que lhe são familiares ou de interesse pessoal. Pode descrever experiências e eventos, sonhos, esperanças e ambições, bem como expor brevemente razões e justificações para uma opinião ou um projeto. PRÉ-REQUISITOS TÉCNICOS: Acesso à internet suficiente para participar de chamadas de vídeo; Computador com câmera e microfone; E-mail USP ou Gmail para acesso ao Google Classroom e Google Meet. Teste de Nível Não haverá teste de nível. Antes do início das matrículas, será feita uma videoconferência entre a professora do curso e os interessados, em inglês, para apresentação do curso e esclarecimento de dúvidas. A participação nessa videoconferência é opcional. Data para videoconferência: 26/08, 10h Bibliografia Complementar BAILEY, STEPHEN. Academic Writing: A Handbook for International Students. New York: Routledge, 2017. CANKER, KENNETH. Practical English Grammar for Academic Writers. Waysgoose Press, 2018. SCHULSTER, E.; LEVKOWITZ, H.; OLIVEIRA JR. O. Writing Scientific Papers in English Successfully. São Carlos: Compacta Editora, 2014. WILLIAMS, J.; BIZUP, J. Style; Lessons in Clarity and Grace. New York: Pearson, 2016. |
||||
Carga Horária: |
30 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 30 | ||||
Ministrantes: |
Nivia Maria Rodrigues Fernandes Marcello |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |