Atividade

99937 - Inglês para escrita acadêmica: tópicos específicos (curso remoto)

Período da turma: 28/04/2021 a 04/08/2021

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Apresentação do Curso
Este curso, essencialmente prático, contribui para o aprimoramento do inglês para escrita acadêmica do aluno de pós-graduação e o habilita a escrever com mais desenvoltura e segurança. O gênero focado é o de artigo científico.

Docente Responsável
Luciana Carvalho Fonseca

Ministrante(s)
Nivia Marcello, Número USP 1648602

Público- alvo
Alunos de pós-graduação e docentes de todos os campi da USP e alunos de pós-graduação de outras instituições

Carga horária
30h

Modalidade
Aulas síncronas, aulas de 90 minutos

Período de oferecimento
2º semestre 2020

Objetivos Gerais
Escrever textos acadêmicos e aprimorar o conhecimento de estruturas gramaticais e de tópicos específicos focado no gênero acadêmico-científico, e suas seções mais típicas: resumo, introdução, método, resultados e discussão/conclusão.

Objetivos Específicos
Analisar e reescrever trechos de textos acadêmicos, realizar prática de escrita com estruturas específicas, redigir e revisar textos.

Justificativa
Os alunos de pós-graduação e os pesquisadores da universidade divulgam o conhecimento científico produzido em periódicos internacionais e a competência da escrita em língua inglesa é primordial. O curso “Inglês para escrita acadêmica – tópicos específicos” proporciona subsídios e orientações para a consolidação do inglês na habilidade escrita.


Conteúdo Programático
Tópicos:
Conjunções em orações coordenadas e subordinadas
Convencionalidade na escrita acadêmica
Emprego de numerais
Estruturas com o sufixo – ING
Extensão da oração
Nominalização
Revisão de textos
Sinais de pontuação
Verbosidade e clareza
Versão de textos

Metodologia
Curso remoto com aulas síncronas de uma hora e meia por semana, por meio das ferramentas Google Classroom e Google Meet.

Avaliação
Avaliação continuada por meio de exercícios escritos e trabalhos individuais.

Critérios para aprovação
Realização de ao menos 75% das atividades online, e nota final mínima 7,0.

Frequência mínima
75%

Oferecimento
quartas-feiras, encontros síncronos das 9h – 10h30

Número de vagas por turma
30 (número mínimo de alunos para abertura do curso: 10)

Pré-Requisitos

PRÉ-REQUISITOS LINGUÍSTICOS:

O aluno deverá ter o nível de competência linguística correspondente ao nível B1 do Quadro Comum Europeu:

É capaz de compreender as questões principais, quando é usada uma linguagem clara e estandardizada e os assuntos lhe são familiares (temas abordados no trabalho, na escola e nos momentos de lazer, etc.). É capaz de lidar com a maioria das situações encontradas na região onde se fala a língua-alvo. É capaz de produzir um discurso simples e coerente sobre assuntos que lhe são familiares ou de interesse pessoal. Pode descrever experiências e eventos, sonhos, esperanças e ambições, bem como expor brevemente razões e justificações para uma opinião ou um projeto.

PRÉ-REQUISITOS TÉCNICOS:
Acesso à internet suficiente para participar de chamadas de vídeo;
Computador com câmera e microfone;
E-mail USP ou Gmail para acesso ao Google Classroom e Google Meet.

Teste de Nível
Não haverá teste de nível.


Antes do início das matrículas, será feita uma videoconferência entre a professora do curso e os interessados, em inglês, para apresentação do curso e esclarecimento de dúvidas. A participação nessa videoconferência é opcional.
Data para videoconferência: 26/08, 10h


Bibliografia Complementar
BAILEY, STEPHEN. Academic Writing: A Handbook for International Students. New York: Routledge, 2017.

CANKER, KENNETH. Practical English Grammar for Academic Writers. Waysgoose Press, 2018.

SCHULSTER, E.; LEVKOWITZ, H.; OLIVEIRA JR. O. Writing Scientific Papers in English Successfully. São Carlos: Compacta Editora, 2014.

WILLIAMS, J.; BIZUP, J. Style; Lessons in Clarity and Grace. New York: Pearson, 2016.

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 30
 
Ministrantes: Nivia Maria Rodrigues Fernandes Marcello


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP