Atividade

99936 - Inglês para escrita acadêmica (curso remoto)

Período da turma: 20/04/2021 a 27/07/2021

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Apresentação do Curso
Uma das maiores dificuldades encontradas atualmente por pós-graduandos é a utilização do inglês para a redação de textos científicos. Este curso pretende discutir os problemas comuns que aparecem na redação de textos científicos e apresentar estratégias para melhorar suas habilidades escritas na língua inglesa.

Docente Responsável
Luciana Carvalho Fonseca

Ministrante(s)
Nivia Marcello

Público- alvo
Alunos de pós-graduação e docentes de todos os campi da USP e alunos de pós-graduação de outras instituições

Carga horária
30h

Modalidade
Aulas síncronas, aulas de 90 minutos

Período de oferecimento
2º semestre 2020

Objetivos Gerais
Escrever textos acadêmicos e aprimorar o conhecimento de gramática e vocabulário em inglês relacionado a textos acadêmicos.

Objetivos Específicos
Redigir parágrafos e abstracts; analisar e utilizar as estruturas linguísticas mais comuns em textos acadêmicos; revisar tópicos gramaticais e de vocabulário relacionados a textos acadêmicos; identificar e corrigir os erros linguísticos mais comuns; revisar e analisar textos acadêmicos próprios e de outros; saber utilizar diferentes fontes de pesquisa terminológica online; utilizar corpora como fonte de pesquisa.

Justificativa
O número de publicações de textos acadêmico-científicos produzidos em diferentes áreas de conhecimento em línguas estrangeiras é, sem dúvida, bastante significativo. As diversas unidades da Universidade de São Paulo divulgam seus trabalhos nessas publicações. É exigida dos alunos de pós-graduação e de pesquisadores da universidade a redação de abstracts e artigos em língua inglesa. Para atender a esse público, cujo objetivo é redigir textos acadêmicos, propomos o curso Inglês para Escrita Acadêmica, voltado para desenvolver a competência de escrita em língua inglesa.

Conteúdo Programático
Redação e revisão de parágrafos e resumos (abstracts)
Estudo de vocabulário acadêmico
Tempos verbais variados
Hedging
Marcadores discursivos
Uso de dicionários online
Uso de corpora
Colocações e coligações.

Metodologia
Curso remoto com aulas síncronas de uma hora e meia por semana, por meio das ferramentas Google Classroom e Google Meet.

Avaliação
Avaliação continuada por meio de exercícios escritos e trabalhos individuais.

Critérios para aprovação
Realização de ao menos 75% das atividades online, e nota final mínima 7,0.

Frequência mínima
75%

Oferecimento
terças-feiras, encontros síncronos das 9h – 10h30

Número de vagas por turma
30 (número mínimo de alunos para abertura do curso: 10)

Pré-Requisitos

PRÉ-REQUISITOS LINGUÍSTICOS:

O aluno deverá ter o nível de competência linguística correspondente ao nível B1 do Quadro Comum Europeu:

É capaz de compreender as questões principais, quando é usada uma linguagem clara e estandardizada e os assuntos lhe são familiares (temas abordados no trabalho, na escola e nos momentos de lazer, etc.). É capaz de lidar com a maioria das situações encontradas na região onde se fala a língua-alvo. É capaz de produzir um discurso simples e coerente sobre assuntos que lhe são familiares ou de interesse pessoal. Pode descrever experiências e eventos, sonhos, esperanças e ambições, bem como expor brevemente razões e justificações para uma opinião ou um projeto.

PRÉ-REQUISITOS TÉCNICOS:
Acesso à internet suficiente para participar de chamadas de vídeo;
Computador com câmera e microfone;
E-mail USP ou Gmail para acesso ao Google Classroom e Google Meet.

Teste de Nível
Não haverá teste de nível.

Antes do início das matrículas, será feita uma videoconferência entre a professora do curso e os interessados, em inglês, para apresentação do curso e esclarecimento de dúvidas. A participação nessa videoconferência é opcional.
Data para videoconferência: 25/08, 10h

Bibliografia Complementar
BAILEY, STEPHEN. Academic Writing: A Handbook for International Students. New York: Routledge, 2017.

CHAZAL, E. & McCARTER, S. Oxford EAP – a course in English for academic purposes (B2). Oxford, Oxford University Press, 2012.

CRANKER, KENNETH. Practical English Grammar for Academic Writers. Waysgoose Press, 2018.

MACCARTHY, M. English Collocations in Use. Cambridge: Cambridge University Press, 2002.

________. & O’DELL, F. Academic Vocabulary in Use. Cambridge. Cambridge University Press, 2000.

MARCELLO, Nivia. Perfect Tenses. São Paulo: Disal Editora, 2006.

SCHULSTER, E.; LEVKOWITZ, H.; OLIVEIRA JR. O. Writing Scientific Papers in English Successfully. São Carlos: Compacta Editora, 2014.

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 30
 
Ministrantes: Nivia Maria Rodrigues Fernandes Marcello


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP