99936 - Inglês para escrita acadêmica (curso remoto) |
Período da turma: | 20/04/2021 a 27/07/2021
|
||||
|
|||||
Descrição: | Apresentação do Curso
Uma das maiores dificuldades encontradas atualmente por pós-graduandos é a utilização do inglês para a redação de textos científicos. Este curso pretende discutir os problemas comuns que aparecem na redação de textos científicos e apresentar estratégias para melhorar suas habilidades escritas na língua inglesa. Docente Responsável Luciana Carvalho Fonseca Ministrante(s) Nivia Marcello Público- alvo Alunos de pós-graduação e docentes de todos os campi da USP e alunos de pós-graduação de outras instituições Carga horária 30h Modalidade Aulas síncronas, aulas de 90 minutos Período de oferecimento 2º semestre 2020 Objetivos Gerais Escrever textos acadêmicos e aprimorar o conhecimento de gramática e vocabulário em inglês relacionado a textos acadêmicos. Objetivos Específicos Redigir parágrafos e abstracts; analisar e utilizar as estruturas linguísticas mais comuns em textos acadêmicos; revisar tópicos gramaticais e de vocabulário relacionados a textos acadêmicos; identificar e corrigir os erros linguísticos mais comuns; revisar e analisar textos acadêmicos próprios e de outros; saber utilizar diferentes fontes de pesquisa terminológica online; utilizar corpora como fonte de pesquisa. Justificativa O número de publicações de textos acadêmico-científicos produzidos em diferentes áreas de conhecimento em línguas estrangeiras é, sem dúvida, bastante significativo. As diversas unidades da Universidade de São Paulo divulgam seus trabalhos nessas publicações. É exigida dos alunos de pós-graduação e de pesquisadores da universidade a redação de abstracts e artigos em língua inglesa. Para atender a esse público, cujo objetivo é redigir textos acadêmicos, propomos o curso Inglês para Escrita Acadêmica, voltado para desenvolver a competência de escrita em língua inglesa. Conteúdo Programático Redação e revisão de parágrafos e resumos (abstracts) Estudo de vocabulário acadêmico Tempos verbais variados Hedging Marcadores discursivos Uso de dicionários online Uso de corpora Colocações e coligações. Metodologia Curso remoto com aulas síncronas de uma hora e meia por semana, por meio das ferramentas Google Classroom e Google Meet. Avaliação Avaliação continuada por meio de exercícios escritos e trabalhos individuais. Critérios para aprovação Realização de ao menos 75% das atividades online, e nota final mínima 7,0. Frequência mínima 75% Oferecimento terças-feiras, encontros síncronos das 9h – 10h30 Número de vagas por turma 30 (número mínimo de alunos para abertura do curso: 10) Pré-Requisitos PRÉ-REQUISITOS LINGUÍSTICOS: O aluno deverá ter o nível de competência linguística correspondente ao nível B1 do Quadro Comum Europeu: É capaz de compreender as questões principais, quando é usada uma linguagem clara e estandardizada e os assuntos lhe são familiares (temas abordados no trabalho, na escola e nos momentos de lazer, etc.). É capaz de lidar com a maioria das situações encontradas na região onde se fala a língua-alvo. É capaz de produzir um discurso simples e coerente sobre assuntos que lhe são familiares ou de interesse pessoal. Pode descrever experiências e eventos, sonhos, esperanças e ambições, bem como expor brevemente razões e justificações para uma opinião ou um projeto. PRÉ-REQUISITOS TÉCNICOS: Acesso à internet suficiente para participar de chamadas de vídeo; Computador com câmera e microfone; E-mail USP ou Gmail para acesso ao Google Classroom e Google Meet. Teste de Nível Não haverá teste de nível. Antes do início das matrículas, será feita uma videoconferência entre a professora do curso e os interessados, em inglês, para apresentação do curso e esclarecimento de dúvidas. A participação nessa videoconferência é opcional. Data para videoconferência: 25/08, 10h Bibliografia Complementar BAILEY, STEPHEN. Academic Writing: A Handbook for International Students. New York: Routledge, 2017. CHAZAL, E. & McCARTER, S. Oxford EAP – a course in English for academic purposes (B2). Oxford, Oxford University Press, 2012. CRANKER, KENNETH. Practical English Grammar for Academic Writers. Waysgoose Press, 2018. MACCARTHY, M. English Collocations in Use. Cambridge: Cambridge University Press, 2002. ________. & O’DELL, F. Academic Vocabulary in Use. Cambridge. Cambridge University Press, 2000. MARCELLO, Nivia. Perfect Tenses. São Paulo: Disal Editora, 2006. SCHULSTER, E.; LEVKOWITZ, H.; OLIVEIRA JR. O. Writing Scientific Papers in English Successfully. São Carlos: Compacta Editora, 2014. |
||||
Carga Horária: |
30 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 30 | ||||
Ministrantes: |
Nivia Maria Rodrigues Fernandes Marcello |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |