Atividade

99906 - Ingles para Escrita Academica - curso de ferias remoto

Período da turma: 02/02/2021 a 25/03/2021

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Uma das maiores dificuldades encontradas atualmente por pós-
graduandos é a utilização do inglês para a redação de textos
científicos. Este curso pretende discutir os problemas comuns que
aparecem na redação de textos científicos e apresentar
estratégias para melhorar suas habilidades escritas na língua
inglesa.

Docente Responsável Luciana Carvalho Fonseca
Nº USP 3637340
Ministrante(s) Nivia Marcello, Número USP 1648602
Público- alvo Alunos de pós-graduação e docentes de todos os campi da USP

e alunos de pós-graduação de outras instituições

Carga horária 30h
Modalidade Aulas síncronas, aulas de 90 minutos
Período de oferecimento 1º semestre 2021
Objetivos Gerais Escrever textos acadêmicos e aprimorar o conhecimento de
gramática e vocabulário em inglês relacionado a textos
acadêmicos.

Objetivos Específicos Redigir parágrafos e abstracts; analisar e utilizar as estruturas
linguísticas mais comuns em textos acadêmicos; revisar tópicos
gramaticais e de vocabulário relacionados a textos acadêmicos;
identificar e corrigir os erros linguísticos mais comuns; revisar e
analisar textos acadêmicos próprios e de outros; saber utilizar
diferentes fontes de pesquisa terminológica online; utilizar corpora
como fonte de pesquisa.

Universidade de São Paulo
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Av. Prof. Lineu Prestes nº 159 - CCJ - Sala 05 - CEP: 05508-000
Cidade Universitária – São Paulo-SP
Tel: 3091.2417 – site: www.clinguas.fflch.usp.br

Justificativa O número de publicações de textos acadêmico-científicos
produzidos em diferentes áreas de conhecimento em línguas
estrangeiras é, sem dúvida, bastante significativo. As diversas
unidades da Universidade de São Paulo divulgam seus trabalhos
nessas publicações. É exigida dos alunos de pós-graduação e de
pesquisadores da universidade a redação de abstracts e artigos
em língua inglesa. Para atender a esse público, cujo objetivo é
redigir textos acadêmicos, propomos o curso Inglês para Escrita
Acadêmica, voltado para desenvolver a competência de escrita em
língua inglesa.

Conteúdo Programático

 Redação e revisão de parágrafos e resumos (abstracts)
 Estudo de vocabulário acadêmico
 Tempos verbais variados
 Hedging
 Marcadores discursivos
 Uso de dicionários online
 Uso de corpora
 Colocações e coligações.

Metodologia Curso remoto com aulas síncronas de uma hora e meia por
semana, por meio das ferramentas Google Classroom e Google
Meet.
  

Avaliação

Avaliação continuada por meio de exercícios escritos e trabalhos
individuais.

Critérios para aprovação Realização de ao menos 75% das atividades online, e nota final

mínima 7,0.
Frequência mínima 75%
Oferecimento

terças-feiras e quintas-feiras, encontros síncronos das 12h –
13h30

Número de vagas por turma 30 (número mínimo de alunos para abertura do curso: 10)
Pré-Requisitos

PRÉ-REQUISITOS LINGUÍSTICOS:
O aluno deverá ter o nível de competência linguística
correspondente ao nível B1 do Quadro Comum Europeu:

Universidade de São Paulo
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Av. Prof. Lineu Prestes nº 159 - CCJ - Sala 05 - CEP: 05508-000
Cidade Universitária – São Paulo-SP
Tel: 3091.2417 – site: www.clinguas.fflch.usp.br

É capaz de compreender as questões principais, quando é usada
uma linguagem clara e estandardizada e os assuntos lhe são
familiares (temas abordados no trabalho, na escola e nos
momentos de lazer, etc.). É capaz de lidar com a maioria das
situações encontradas na região onde se fala a língua-alvo. É
capaz de produzir um discurso simples e coerente sobre assuntos
que lhe são familiares ou de interesse pessoal. Pode descrever
experiências e eventos, sonhos, esperanças e ambições, bem
como expor brevemente razões e justificações para uma opinião
ou um projeto.
PRÉ-REQUISITOS TÉCNICOS:
 Acesso à internet suficiente para participar de chamadas de
vídeo;
 Computador com câmera e microfone;
E-mail USP ou Gmail para acesso ao Google Classroom e Google
Meet.

Teste de Nível

Não haverá teste de nível.

Antes do início das matrículas, será feita uma videoconferência
entre a professora do curso e os interessados, em inglês, para
apresentação do curso e esclarecimento de dúvidas. A
participação nessa videoconferência é opcional.
Data para videoconferência: 09 de fevereiro e 16 de março, 9h

Bibliografia Complementar

BAILEY, STEPHEN. Academic Writing: A Handbook for
International Students. New York: Routledge, 2017.
CHAZAL, E. & McCARTER, S. Oxford EAP – a course in English
for academic purposes (B2). Oxford, Oxford University Press,
2012.
CRANKER, KENNETH. Practical English Grammar for Academic
Writers. Waysgoose Press, 2018.
MACCARTHY, M. English Collocations in Use. Cambridge:
Cambridge University Press, 2002.
________. & O’DELL, F. Academic Vocabulary in Use. Cambridge.
Cambridge University Press, 2000.
MARCELLO, Nivia. Perfect Tenses. São Paulo: Disal Editora,
2006.
SCHULSTER, E.; LEVKOWITZ, H.; OLIVEIRA JR. O. Writing
Scientific Papers in English Successfully. São Carlos: Compacta

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 30
 
Ministrantes: Nivia Maria Rodrigues Fernandes Marcello


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP