99878 - Produção Escrita em japonês: nível básico (N4) |
Período da turma: | 20/04/2021 a 24/06/2021
|
||||
|
|||||
Descrição: | Título do Curso
Produção Escrita em japonês: nível básico (N4) Apresentação do Curso Pressupondo que o aluno já tenha um conhecimento mínimo de vocabulário, kanji e estruturas gramaticais (até N4), este curso tem como objetivo desenvolver e aperfeiçoar as habilidades de escrita de nível básico, habilidades que podem auxiliar e/ou complementar no aprendizado do idioma. Transmitir uma mensagem em forma de texto escrito requer mais atenção do que na oralidade. Docente Responsável Junko Ota Ministrante(s) Liliana Yurie Masuda Oda Público- alvo - Comunidade USP: alunos de graduação e pós-graduação, funcionários e docentes com conhecimento mínimo das estruturas básicas da língua japonesa; - Público em geral: universitários ou acima de 17 anos com conhecimento mínimo do conteúdo das estruturas básicas da língua japonesa. CONDIÇÃO NECESSÁRIA: conhecimento de vocabulário, kanji e estruturas gramaticais correspondentes ao nível básico, de N5 e N4. Carga horária 30h Modalidade A distância (online, síncrona) Período de oferecimento 1ºsemestre de 2021 Objetivos Gerais - Complementar os cursos do Ciclo Básico de japonês do Centro de Línguas e as disciplinas de língua japonesa da graduação – Letras, relativos à produção escrita desse nível. Objetivos Específicos - Trabalhar com a habilidade de escrita em língua japonesa; - A partir de um tema, apresentar alguns pontos gramaticais e exercitar a construção de frases simples até a elaboração de frases um pouco mais complexas, necessárias para o nível e tema. O aluno aprenderá a trabalhar com concisão, de maneira que consiga transmitir uma ideia em poucas palavras. - Conhecer o cotidiano japonês que está por trás dos textos e estruturas gramaticais, além de visualizar a diferença entre palavras de linguagem escrita e oral. Justificativa Oferecer oportunidade de aprendizagem da língua japonesa à comunidade USP e ao público em geral para que possa aperfeiçoar-se, ainda que em nível básico, no idioma através da produção de textos, aumentando, assim, o vocabulário e conhecimento gramatical. Conteúdo Programático Neste curso, o aluno aprenderá a: Elaborar frases simples, início de qualquer curso básico; Apresentar-se e a sua família (falar de você, do seu dia a dia, de sua cidade/bairro); Dar opiniões, fazer hipóteses. Metodologia - Curso em formato a distância, online, aula chamada pelo Google Meet e atividades apresentadas por meio das ferramentas Google Classroom e/ou Google Forms, com conteúdo síncrono. - Todos os alunos farão exposição de suas produções em aula, através de compartilhamento de tela. - A habilidade em escrita depende muito da lógica de pensamento para organização de ideias e deve ser trabalhada e desenvolvida de maneira adequada para habilitar o aluno a transmitir mensagens e se fazer ser compreendido. Para escrever em japonês, o aluno deve aprender a ver o mundo como o japonês nativo vê, do qual dependem muito a organização das estruturas e o uso do vocabulário. Consequentemente, o aluno irá construir o conhecimento sobre Japão para compreender o comportamento japonês através da escrita, além de familiarizar-se com sinônimos em japonês que serão as ferramentas para aperfeiçoar sua habilidade linguística. Por meio de exercícios de elaboração de frases simples em atividades cronometradas, e explicações gramaticais quando necessárias, espera-se que o aluno desenvolva técnicas para adquirir fluidez no pensamento/raciocínio e sua escrita. Avaliação Provas de produção escrita, mas de forma online, síncrona (Google Forms/Classroom ou Moodle) e participação nas elaborações e exposições dos textos. Critérios para aprovação Média 7,0 (sete) Frequência mínima 75% Oferecimento De 20/abr a 24/jun/2021, às terças e quintas, das 13h às 14h30 Número de vagas por turma 12 Pré-Requisitos - Ser aprovado no Japonês IV-FUYU (em 2019 ou 2020). Teste de Nível Não há Teste de nível, mas será cobrada uma redação no primeiro dia de aula, onde será feita a verificação das habilidades dos inscritos para a continuidade no curso. Bibliografia Material elaborado pela educadora e monitores Bibliografia Complementar - KADOWAKI, Kaoru & NISHIUMA, Kaoru. Yasashii Sakubun [Minna no Nihongo Shokyû]. Tóquio, 3E Network, 2016. - Daigaku/ Daigakuinsei Ryûgakusei no nihongo 2 Sakubun-hen. Tóquio: ALC, 2012. - ISHIGURO, Kei & TSUTSUI, Chie. Ryûgakusei no tame no Koko ga Taisetsu – Bunshô Hyôgen no rûru. Tóquio, 3E Network, 2009. - HOSHINO, Keiko & MATSUMOTO, Setsuko. Jitsuryoku appu! Nihongo Nôryoku Shiken N5 – Yomu (moji/ goi/bunpô). Tóquio, Unicom, 2014. - MATSUMOTO, Setsuko et alii. Jitsuryoku appu! Nihongo Nôryoku Shiken N4 – Yomu (moji/ goi/bunpô/dokkai). Tóquio, Unicom, 2014. - FARACO, Carlos Alberto. Oficina de Texto. Petróplis, RJ: Vozes, 2016. Informação Relevante O candidato interessado pela vaga deve estar ciente - de seu próprio conhecimento para poder acompanhar as aulas; - de que as aulas serão online/síncrona e, para isso, deve ter uma conexão razoável para suportar 1h30 de aula, microfone em bom estado (obrigatório) e câmera (optativo), e um ambiente sem muito ruído, pois em todas as aulas, todos os alunos serão chamados para compartilhar a tela e ler suas produções. |
||||
Carga Horária: |
30 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 12 | ||||
Ministrantes: |
Liliana Yurie Masuda Oda |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |