Atividade

99868 - Inglês para Leitura – Nível II (curso remoto)

Período da turma: 20/04/2021 a 10/08/2021

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Apresentação do curso:

Este curso dá continuidade ao nível I, com o aprofundamento da compreensão de elementos argumentativos, descritivos e narrativos de textos acadêmicos e não acadêmicos. Também são abordados o estudo e interpretação das subdivisões de textos acadêmicos.


Docente Responsável:

Profa. Dra. Luciana Carvalho Fonseca


Ministrante(s):

Profa. Ms Ana Sílvia Ciampone Ferreira


Público- alvo:

Público USP do campus da capital e campi do interior (alunos de graduação, pós-graduação, funcionários e docentes). Caso sobrem vagas, público externo. Devem ser alunos que já cursaram o nível Inglês para Leitura de Textos em Inglês, nível 1, até dois anos antes do segundo semestre de 2020.


Carga horária:

26 horas / semestre.


Modalidade:

Ensino remoto.


Objetivos Gerais:

Compreender textos de sua área acadêmica e/ou profissional, selecionando e interpretando informações de acordo com o objetivo proposto (compreensão geral, específica ou detalhada).


Objetivos Específicos:

Revisar os conteúdos abordados no nível anterior (nível I), tais como estratégias de leitura, aspectos linguísticos, percepção crítica do texto, ensino de vocabulário, enfocando, em especial, os textos acadêmicos em nível de complexidade maior.

Selecionar e interpretar conteúdo detalhado em textos acadêmicos, jornalísticos e de divulgação científica.


Justificativa:

Assim como o nível 1, o programa do curso de leitura nível 2 busca atender à demanda que alunos da graduação e pós-graduação têm na vida acadêmica: leitura , resumo e reflexão sobre textos acadêmicos, jornalísticos, revistas internacionais e artigos de divulgação científica.


Conteúdo Programático:

Revisão das principais estratégias de leitura, estudadas no Nível I: antecipação de conteúdo, inferência de termos desconhecidos, identificação de palavras repetidas e palavras-chave, uso do contexto, dicas tipográficas e seleção de elementos importantes na leitura.

Aprofundamento do estudo de palavras de ligação e suas funções retóricas em textos de natureza descritiva, argumentativa e narrativa.

Estudo de estratégias argumentativas para interpretação de teses e argumentos em textos de gêneros acadêmico e jornalístico.

Noções de estrutura organizacional de textos, enfocando, em especial, abstracts e relatos de pesquisa.

Aprofundamento de tempos verbais e palavras de ligação para interpretação de narrativas em gêneros acadêmicos.


Metodologia:

Ensino remoto, com utilização das ferramentas Google Classroom (atividades acessadas no tempo escolhido pelo aluno) e Google Meet (comunicação simultânea entre professora e alunos).


Avaliação:

O aluno será avaliado de forma contínua por meio de:
Trabalhos e provas individuais.


Critérios para aprovação:

Realização de ao menos 75% das atividades online e nota final mínima 7,0.


Oferecimento:

Às 3ª feiras das 12 às 13h30 horas via Google Meet (comunicação simultânea que requer que o aluno esteja disponível em local com computador ou celular e acesso a internet). As atividades extra-classe serão oferecidas por meio do Google Classroom ou enviadas por email. 30 vagas por grupo.


Pré-Requisitos:

Ter cursado o Curso Leitura de Textos em Inglês Nível 1 e obtido média mínima para aprovação (7,0), até dois anos antes do oferecimento do nível 2.
PRÉ-REQUISITOS TÉCNICOS:
Acesso à internet suficiente para participar de chamadas de vídeo;
Computador com câmera e microfone em bom funcionamento;
Público USP deve ter E-mail USP ou Gmail para acesso ao Google Classroom e Google Meet.
Público externo à USP receberá convite da professora para entrar na sala virtual.


Bibliografia:

AMORIM, J. O. & SZABÓ, A. LONGMAN gramática escolar da língua inglesa: com exercícios e resposta/ consultor pedagógico. São Paulo: Longman, 2004.
AZAR, B. S.Understanding and Using English Grammar. Third Edition. New York: Longman, 1999.
CAMBRIDGE Dictionary of American English for speakers of Portuguese. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2005.
MURPHY, Raymond. English Grammar in Use. Cambridge University Press, 1994.
PASSWORD English Dictionary for Speakers of Portuguese.São Paulo, Martins Fontes.
SWAN, Michael. Practical English Usage.Oxford University Press, 1995.

Carga Horária:

26 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 30
 
Ministrantes: Ana Sílvia Ciampone Ferreira


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP