Atividade

99594 - Inventário e Manejo de Povoamentos Florestais

Período da turma: 01/06/2021 a 01/07/2022

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Inventário Florestal: definição e tipos de inventário florestal; Finalidades dos levantamentos de recursos florestais: comercial, planejamento, abastecimento, pesquisa e conservação; Classificação de tipos florestais através de análise por agrupamento; Índice de sítio: usos e modelos; Curvas de crescimento: modelos matemáticos; Tamanho e forma de parcelas de amostragem; Amostragem simples ao acaso: intensidade da amostragem e seleção aleatória; Amostragem simples ao acaso de proporções: determinação do erro e intervalo de confiança; Amostragem sistemática: problemas e soluções; Amostragem estratificada: determinação da intensidade da amostragem; Amostragem por conglomerado: usos e determinação da intensidade da amostragem; Amostragem de populações biológicas: inventário de uso múltiplo e tipos de populações biológicas. Manejo Florestal: conceito, objetivos, avaliação da possibilidade de produção e índice de qualidade de um determinado meio. Uso múltiplo e rendimento sustentado. Planos de manejo. Desrama natural e artificial: fatores que a regulam. Forma da árvore, qualidade da madeira, métodos de desrama artificial, programação e execução. Desbastes - conceitos: objetivos, métodos, efeitos e exeqüibilidade. Intensidade e frequência dos desbastes. Ferramentas, programação, execução e custos dos desbastes. Estagnação do crescimento e determinação da necessidade dos desbastes. Idade do povoamento, dimensões das árvores e qualidade e aplicação da madeira resultante do desbastes. Programação e execução dos desbastes. Aplicação em povoamentos artificiais. Vantagens e desvantagens da rotação culturas florestais em conformidade com a finalidade da cultura. Rotação curta e longa. Exploração: cálculo da possibilidade, ordenamento, planejamento e execução, obedecendo ao princípio de rendimento sustentado. Corte raso: condições para a sua aplicação, época e altura de corte, vantagens e desvantagens. Condução de regeneração natural por brotação de cepas: fatores que afetam, desbrota, adubação, controle da formiga cortadeira. Interplantio. Reforma de povoamentos florestais : decisão econômica, substituição do material genético, preparo do solo, re-alinhamento, retalhonamento, plantio, tratos culturais, reposição da fertilidade. Trabalhos extra-classes de inventário, implantação e manejo florestal de ciclo curto e longo.

BIBLIOGRAFIAS

ALMEIDA,F.S. & RODRIGUES,B.N. Guia de herbicidas. Londrina, IAPAR, 1985. 467p.
ALVES,A.A.M. Técnicas de produção florestal. Lisboa, INIC, 1988. 333p.
BATISTA, J.L.F.; COUTO, H.T.Z.do; SILVA FILHO, D.F.da. Quantificação de Recursos Florestais: Árvores, Arvoredos e Florestas. São Paulo: Oficina de Textos, 2014 (no prelo)
CARVALHO,P.E.R. Espécies florestais brasileiras: recomendações silviculturais e potencialidades e uso da madeira. Colombo, EMBRAPA/CNPF, 1994. 640p.
CLUTTER, J.L.; FORTSON, J.C.; PIENAAR, L.V.; BRISTER, G.H. & BAILEY,R.L. Timber management: a quantitative approach. John Wiley & Sons.1983. 333p.
ELDRIDGE,K. et al. Eucalypt domestication and breeding. Oxford, Clarendon Press, 1994. 288p.
EMBRAPA/CNPF Zoneamento ecológico para plantios florestais no Estado do Paraná. Brasília, EMBRAPA-DDT, 1986. 89p. (EMBRAPA, CNPF, Documentos,17)
EVANS,J. Plantation forestry in the tropics. Oxford, Clarendon Press, 1992. 403p.
FINGER,C.A.G. Fundamentos de biometria florestal. Santa Maria, UFSM, 1992. 269p.
GADANHA Jr,C.D. Máquinas e implementos agrícolas do Brasil. São Paulo, NSI/ CIENTEC/ IPT, 1991. 468p.
GALVÃO, A.P.M. - Dendrometria e Inventário Florestal. Piracicaba,ESALQ-DS, 1969, 120p.
GALVÃO, A.P.M. Reflorestamento de Propriedades Rurais para fins Produtivos e Ambientais. Editora EMBRAPA. Brasília, 2000. 351p.

Carga Horária:

960 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 10
 
Ministrantes: Hilton Thadeu Zarate do Couto


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP