99411 - Aprendizagem Baseada em Problemas, Projetos de Intervenção e Discussão de Casos Clínicos |
Período da turma: | 18/03/2022 a 22/03/2023
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Descrição: | Ementa: O módulo de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e Projetos de Intervenção do Curso de Especialização em Álcool e Outras Drogas têm como objetivo proporcionar aos alunos, de acordo com suas competências em saúde, práticas para o desenvolvimento de competências para o trabalho em grupo, integrado, dinâmico, propositivo e aberto no atendimento, reabilitação e encaminhamento de pacientes com problemas devidos ao uso de álcool e outras drogas.
Conteúdo programático da disciplina: Processamento de disparadores do processo de aprendizagem a partir da Aprendizagem Baseada em Problemas Planejamento Estratégico Situacional Discussão de casos clínicos Bibliografia sugerida 1. Alves, R. A Escola com que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir – Campinas, SP: Papirus, 2001. 2. Antunes, C. Aprendendo o que jamais se ensina. Fortaleza: Edições livro técnico, 2005. 3. Artmann, E.; Azevedo C. S. & SÁ, M. C. Possibilidades de aplicação do enfoque estratégico de planejamento no nível local de saúde: análise comparada de duas experiências. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 13(4):723-740, out-dez, 1997. 4. Brasil. Ministério da Saúde. Portaria GM/MS Nº 198/2004, de 13 de Fevereiro de 2004. Institui a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde como estratégia do Sistema Único de 5. Saúde para a formação e o desenvolvimento de trabalhadores para o setor e dá outras providências 6. Ceccim, R.B.; Feuerwerker, L.C.M. O quadrilátero da formação para a área da Saúde: ensino, gestão, atenção e controle social. Phisys: Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro 14 (1): 41 – 54, 2004. 7. Cotta et al. Educação por competências e portfólios reflexivos. Rev Panam Salud Publica 30(5), 2011. 8. Cunha, G.T.; Campos, G.W.S. Método Paidéia Para Co-Gestão De Coletivos Organizados Para O Trabalho. Org & Demo, Marília, v.11, n.1, p. 31-46, jan./jun., 2010. 9. Freire, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 3ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008. 10. Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa; Ministério da Saúde; Conselho Nacional de Secretários de Saúde; Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde; Fundação Dom Cabral. Curso de capacitação em processos educacionais na saúde: com ênfase em facilitação de metodologias ativas de ensino-aprendizagem. São Paulo, 2012. 11. Lima, V.V. Educação médica: a dimensão social no currículo do curso médico da Faculdade de Medicina de Marília em 1998, 1999 e 2000. 2000. Tese (Doutorado) – Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo, São Paulo. 2000. 12. Luckesi, C.C. Avaliação da aprendizagem componente do ato pedagógico – 1. ed. – São Paulo: Cortez, 2011. 13. Mergendoller et al. Pervasive Management of Project Based Learning: Teachers as Guides and Facilitators. In C. M. Evertson & C. S. Weinstein (Eds.), Handbook of classroom Management: Research, practice, and contemporary issues, 2006. 14. Mitre, S.M.; Siqueira-Batista, R.; Girardi-de-Mendonça, J.M.; Morais-Pinto, N.M.; Meirelle, C.A.B.; Porto-Pinto, C. et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Cienc. Saúde Coletiva. 2008;13(2 supl):2133–44. 15. Morin, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2001. 16. Neville, A.J. The problem-based learning tutor: Teacher? Facilitator? Evaluator? Medical Teacher, Vol. 21, No. 4, 1999. 17. Perrenoud, P. Novas Competências para Ensinar. Ed. Artmed, 2000. Rogers, J. Aprendizagem de adultos: fundamentos para educação corporativa. 5ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2011. 18. Silva, R.F.; Sá-Chaves, I. Formação reflexiva: representações dos professores acerca do uso de portfólio reflexivo na formação de médicos e enfermeiros. Comunicação Saúde Educação v.12, n.27, p.721-34, out./dez. 2008. 19. Vygotsky, L. S. Formação social da mente. 3. ed., São Paulo: Martins Fontes, 1989. 20. Walsh, A. The tutor in problem based learning: a novice's guide. McMaster University, 2005. 21. Zanolli, M. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na área clínica. In: Marins J.J.N. et al. (Orgs.). Educação médica em transformação: instrumentos para a construção de novas realidades. Rio de Janeiro/São Paulo: ABEM/Hucitec, 2004. p.40-61. |
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Carga Horária: |
124 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 50 | ||||
Ministrantes: |
Elisabete Ferreira Mângia Helton Alves de Lima Joana Paula Camilo Pagliarini Mariana Verpa Sanches |
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